quinta-feira, novembro 15, 2012

Planos de saúde estão descontando valores de exames de médicos que "extrapolam" cotas

Há pela cidade reclamações que começam a se ampliar, sobre o fato de que alguns planos de saúde a quais os médicos são vinculados como prestadores de serviço, estariam fazendo uma avaliação (a posteriori) dos pedidos de exame feitos por médicos, para diagnóstico dos seus pacientes e descontando a parcela "extra-cota" abatida dos pagamentos obtidos pelos seus trabalhos realizados.

A ideia de uma cota atinge uma questão subjetiva e delicada, porque tende a gerar inibições e, quem sabe prejudicar, adiar, ou impedir o diagnóstico de doenças, com prejuízo para os pacientes (e não clientes) usuários dos planos.

Pensando sobre o assunto, mesmo não sendo da área de saúde como profissional, apenas como paciente (quase sempre impaciente) quando necessário, é possível deduzir ou induzir algumas questões:

1) É admissível que possa haver um exagero aqui outro acolá, e até direcionamentos destes, mas daí a limitar as condições para uma avaliação diagnóstica mais precisa do médico, é algo que deveria preocupar e muito a todos nós pacientes.

2) Do lado dos usuários dos planos é possível supor também, que muitas vezes, numa visão equivocada, a ideia do usuário, em usar o máximo do plano, por ser um direito adquirido junto do contrato assinado com os gestores do plano. Essa seria uma ideia pequena e desvirtuada de usar o máximo do plano, para compensar os valores pagos mensalmente, esquecendo dos gastos enormes de quando há internação hospitalar, cirurgias,etc. e que são obtidos com a poupança coletiva dos usuários dos planos.

Tirando estes dois exageros e retornando às informações que chegaram ao blog, sobre os descontos dos valores de exames, o assunto é preocupante e muito provavelmente, deverá ser motivo de denúncia à Agência Nacional de Saúde Complementar. Muito provavelmente, motivo também para alguns contenciosos na Justiça.

Enfim, na defesa dos interesses da população, que deve estar acima do julgamento do que é ou não de bom senso, sempre ligado a avaliações subjetivas, espera-se que a regulação que cabe ao Estado seja efetivamente exercida e de forma objetiva, afastando esta ideia de cotas para exames.

Como o blog não está de posse de provas, mas, informado por mais de uma fonte destas ocorrências, não está sendo aqui citado nem planos e nem profissionais, apenas, o caso do desconto do que seria "excesso" de exames.

Com esta nota, o blog abre espaço para que pacientes, usuários dos planos, profissionais da área de saúde, etc. possam se manifestar sobre o assunto, evitando identificações, a não ser que existam provas e identificação dos remetentes. Ainda assim, melhor será informar e debater o caso em si.

4 comentários:

Anônimo disse...

Prof. como usuário de plano, eu observo uma máfia entre os médicos. Muitos médicos exploram irregularmente o plano, como por exemplo, o paciente fez uma consulta rápida de 5 minutos e na prática ele teria uma revisão gratuita, só que os médicos na próxima consulta passam novamente a carteirinha no sistema só para observarem o resultado do exame, algo que demora 2 minutos. A maioria age de má fé, buscando enriquecer em cima de pilantragem.

Na UNIODONTO, plano de saúde odontológico, tem um dentista que você aguarda quase 1 hora pra ser atendido, mas quando é atendido ele faz apenas um dente em apenas 5 minutos e ja libera o paciente. Claramente da pra prceber que ele esta enrolando pra ter mais consultas e lucrar mais, pois no minimo elep oderia fazer dois dentes por consulta que duram apenas 5 minutos. Tem muito médico trambiqueiro!

Leo Santos disse...

Lamento pela visão do anônimo das 9:14 AM,pois se o paciente vem com menos de 30 dias ao consultório médico,o próprio sistema do convênio bloqueia aquele atendimento,mesmo que o paciente tenha assinado.Como médico que sou,acho que todos somos vítimas.O que a grande maioria da população não sabe,é que um dos maiores planos de Saúde de Campos autoriza o exame,o médico faz o exame(com todos os custos) e não paga este valor ao médico.Isto está acontecendo em mais de 50% das solicitações hà 1 ano,e após várias reuniões e promessas,ainda esperamos que a justiça seja feita.O anônimo deve conhecer a palavra honestidade,como eu,e deve procurar primeiro se informar com os 2 lados(pacientes e médicos) para que suas reclamações se tornem ferramentas para a melhora desta relação.

Anônimo disse...

O caso do retorno é fato . Todos os planos impedem cobrança com menos de 30 dias . Porém , observe os profissionais que pedem exames sem necessidade .Com intuito de fazer dinheiro . Muitos pacientes ficam como bobos realizando vários exames em algumas clínicas . Abra seus olhos . Foi a causa do corte pelos convênios .

.

Anônimo disse...

"Os planos de saúde pertencem aos bancos, nós , brasileiros, sabemos muito bem como os bancos nos tratam. Além de exames desnecessários receitam remédios caríssimos para receberem blindes de laboratórios. Os Médicos também nos tratam mal, além do mais costumam ter emprego em várias prefeituras da região, se não me engano só é legal até dois. Entre bancos e Médicos, ainda fico com os médicos, por enquanto, e esquecendo os Médicos que se enfiaram em política."