sexta-feira, novembro 09, 2012

Alterações na ocupação do território no Açu

A evolução mais rápida da implantação do estaleiro da OSX, do que do porto da LLX, vem alterando a ocupação naquela região e no entorno do empreendimento do Complexo Logístico Industrial do Porto do Açu. 

O início da construção do porto, mais próximo a Grussaí, gerava ocupações ali e no acesso via Cajueiro e Caetá, a partir da rodovia BR-356.

Agora, com a obra do estaleiro a todo vapor, com a chegada da empresa de montagens industriais ICEC, com a vinda da Mendes Jr. por acordo (contrato) com a OSX para construção e montagens de plataformas para as plataformas P-67 e P-70, que deverá acontecer num prazo de 5 anos, a partir de fevereiro de 2013, gerando cerca de 3 mil empregos, está transferindo o núcleo de maior movimentação em direção à localidade da Vila do Açu ou Barra do Açu.

Outra empresa que está substituindo uma parte das atividades da ARG é a espanhola Acciona. Ela adquiriu uma área colada ao estaleiro, terraplanou e construiu um grande alojamento, que fica na área urbanizada de Barra do Açu. A Acciona atua na construção dos quebra-mares e diques do TX-2 e estaleiro da OSX. 

Outras empresas estão adquirindo áreas naquela localidade. As primeiras informações dão conta de que a Mendes Jr. se instalará nos extremos da localização do estaleiro da OSX, para aproveitar suas instalações e o dique seco.

A consequência desta alteração nos movimentos industriais explica porque o município de Campos é cada vez mais a polo desta nova realidade.

A comunidade da localidade de Barra do Açu tem historicamente mais relação com o município de Campos do que com a sede do município de São João da Barra. Só recentemente, é que foi instalada, assim mesmo, apenas duas vezes por dia, a ligação com linhas de ônibus entre Barra do Açu e o centro de SJB.

Outra questão relacionada ao assunto que está gerando inquietação na comunidade de Barra do Açu diz respeito ao projeto de urbanização que estaria previsto para a Lagoa (chamada por alguns de canal) do Veiga.

Veiga é a lagoa que foi interrompida para a construção do canal de 300 metros de largura, 18 metros de profundidade e cerca de 3 quilômetros de comprimento.  

Veiga está hoje muito assoreado e foi sendo paulatinamente aterrado na parte mais próxima à zona de residência na localidade de Barra do Açu.

A empresa OSX, junto com a prefeitura, e parece que de acordo com a proposta do novo Plano Diretor de SJB, prevê uma urbanização desta lagoa, já como canal, ligando-o ao canal do Açu, ou à lagoa do Açu.

 Há duas semanas a OSX convidou alguns moradores cujas residências se situam, nas margens e sobre o canal para falar sobre a urbanização e sentirem suas percepções sobre estas mudanças.

Há especulações sobre as desapropriações que seriam feitas de diversas casas da Vila do Açu para a execução deste projeto de urbanização. A população indagou isto dos representantes da empresa, mas, esta nega que haja decisões sobre o assunto.

Políticos ligados ao poder local teriam confirmado estas intenções, mesmo que garantindo que o resultado tende a ser positivo para estes moradores que temem a situação já conhecida, da desapropriação para a instalação do Distrito Industrial de São João da Barra (Codin/LLX) dos pequenos proprietários rurais em toda aquela região.

A verdade é que a proximidade do empreendimento com a área urbana de Vila do Açu, sem a prevista zona de amortecimento, tende a trazer diversos problemas para aquela comunidade.

É oportuno relembrar que a localidade de Barra do Açu fica hoje espremida entre o estaleiro da OSX e a Lagoa do Açu, onde foi definido em decreto, a instalação da unidade de conservação, Parque Lagoa do Açu. A terceira de suas quatros laterais é o litoral (mar).

Assim, a localidade de Barra do Açu, só terá acesso pelo lado voltado para a Baixada Campista, em direção a Mato Estcuro, Sabonete, Baixa Grande, com saída via a Campos-Farol e Água Preta e Caetá para acesso à Campos, via a BR-356.

O blog tratou deste assunto em extenso documento postado aqui em 20 de dezembro de 2011. Se desejar leia também aqui outro texto em que o blog analisa esta ocupação que foi postado em 12 de setembro de 2012: “A mudança de paisagem e a ocupação do Território a Partir do Açu”.

Enfim, o que há de real é que a localidade de Barra do Açu se torna assim, a bola da vez, com o acelerado processo de instalação do estaleiro da OSX.

OS gerentes do estaleiro informam que no final do primeiro semestre do ano que vem (portanto, daqui a cerca de oito meses) já estariam movimentando e trabalhando nas chapas de aço, das primeiras embarcações a serem montadas no estaleiro do Açu. A conferir!

Nenhum comentário: