segunda-feira, julho 01, 2013

Moradores de Goitacases reclamam da fuligem gerada pela Coagro

A reclamação do Alexandre email chegou ao blog via email. Lamentamos que o problema permaneça:

"Caro Professor Roberto,
Todo ano a sujeira se repete, é só iniciar a moagem para começar também as doenças respiratórias em crianças e adultos, principalmente em Goitacazes onde a COAGRO opera.

O discurso é sempre o mesmo: o carvão que invade os lares, comércios e nossos pulmões não são da chaminé, são das queimadas, ai vão duas mentiras, a cana queimada vai para a COAGRO, e a fuligem que sai das chaminés tiveram o seu tamanho reduzido porém qualquer pessoa de boa fé que passe pelo imediações da COAGRO poderá constatar a olho nu, várias partículas invadindo nossos olhos e pulmões elas estão disfarçadas porem muito agressivas e "invisíveis".

Não existe uma casa em Goitacazes que nesta época não tenha um dos seus moradores com gripe, infecção respiratória e alergias etc.. a quantidade de cana queimada na região está insuportável, diariamente milhares de fuligens e poeiras estão contaminando a localidade de Goitacazes e região, até quando teremos que suportar essa covardia e sofrimento? É justo beneficiar uma minoria que precisa sobreviver cortando cana e queimando a mesma devido a palha e sacrificar a toda população que está ao redor? É justo isso?

Estamos cansados dessa covardia, nós moradores vamos organizar um protesto para que os nossos governantes e a direção da COAGRO parem com essa covardia em nome de uma minoria e pare de uma vez por todas de prejudicar diariamente a saúde da maioria da população principalmente as crianças e os idosos, vamos dar um basta nisso, já...

É fácil verificar o desrespeito da COAGRO com a população, basta passar pela RJ 216 e verificar a tonelada de poeira que está na entrada da usina, eles não tem coragem de minimizar molhando o acesso dos caminhões a usina, o faz somente quando o vento está jogando para o lado da COAGRO é o fim...

Professor, conto com seu apoio para estar nos ajudando na divulgação, e nos dando a oportunidade de expressar nossa indignação em seu Blog.

Desde já agradeço,
Alexandre Ribeiro."

12 comentários:

Anônimo disse...

Já fui morador de goicacases é sei o sofrimento dos moradores devido a covardia da COAGRO, todo movimento para combate a poluição tem meu apoio, isso é uma covardia...

Se eu não estiver viajando, vou levar O MEU APOIO!

Ricardo.

Anônimo disse...

OS MAIORES CULPADOS NISSO SAO OS NOSSOS POLITICOS QUE PRORROGRARAM O FINAL DAS QUEIMADAS NO ESTADO DO RJ, ESSES EMPRESARIOS LOCAIS (COAGRO) ESTÃO LIGADOS A ADMINITRAÇÃO DOS GAROTINHOS, SÓ TOMAM ATITUDES QUANDO A POPULAÇÃO SE REVOLTA. TENHO VISTO DIARIAEMNTE PELA CIDADE DE CAMPOS CAMINHOES MOLHANDO OS JARDINS DA PREFEITA, PORQUE NÃO DISPONIBLIZAM UM PARA MOLHAR DIARIAMENTE AS MARGENS DA 216 QUE DE DONANA ATÉ GOITACASES É UM INFERNO DE BURACOS E POEIRA EM TODO TRECHO DE ACOSTAMENTO, ONDE NA ENTRADA DA COAGRO SE TORNA UMA COVARDIA PELA QUANTIDADE DE POEIRA DOS CAMINHOES QUE ACESSAM A USINA

paulo.

Roberto Moraes disse...

Paulo,

Você está certo na cobrança.

É o mínimo que se pode exigir, na cooperativa financiada com recursos públicos do município.

douglas da mata disse...

Paulo, a (nova)lei(aberração)estadual que atropelou a legislação federal (ainda em vigor, e que se impõe sobre as leis estaduais, pelo princípio da hierarquia) foi de iniciativa do deputado roberto henriques em articulação como atual governador, cabral.

O pessoal da lapa tem um zilhão de problemas, mas neste caso, não são eles os "pais da criança".

Em nome de uma atividade econômica falida e que rejeita a modernizar-se, e cumprir a lei, respiramos todos esta porcaria de fuligem.

É só lembrar disto na hora de votar...

Anônimo disse...

DOUGLAS,

PODEM NÃO SER ELES OS PAIS DA CRIANÇA, MAS COM CERTEZA FAZEM VISTAS GROSSA EM RELAÇAO AO PROBLEMA, A FILHA DO CASAL (CLARISSA) FOI UMA DAS QUE ACEITARAM ESSA PRORROGAÇÃO DAS QUEIMADAS NO ESTADO DO RJ, NAO É POSSIVEL QUE O PODER PUBLICO MUNICIPAL ACEITE UMA EMPRESA AUMENTAR ESTUPIDAMENTE OS GASTOS DO MUNICIPIO COM A SAUDE PUBLICA NA EPOCA DA MOAGEM E ALARMANTE OS CASO DE PROBLEMAS RESPIRATORIOS NESSA EPOCA DO ANO.

O ROBERTO HENRIQUE FOI TAMBÉM UM DOS DEFENSORES DA PRORROGAÇÃO.

NOTICIAS VEICULADAS NA MIDIA EM 2011 BLOG DA CLARISSA:

Ciente disto, a Deputada Clarissa Garotinho ajudou a aprovar a lei estadual 5.990, de 21 de junho de 2.011, que determina a redução gradativa da queima da cana. “O meio ambiente tem que ser preservado, porém não podemos permitir que mais de 10 mil pessoas sejam desempregadas de uma hora para outra”, defende Clarissa, que também citou como exemplo o Estado de São Paulo que vai mecanizar o processo de forma gradativa, com o prazo para o ano de 2017.

paulo.

Anônimo disse...

DOUGLAS,

NAO PODEMOS LEMBRAR SOMENTE NA HORA DO VOTO, SÓ CONSEGUIREMOS MUDAR O QUE ESTA ERRADO RECLAMANDO E PROTESTANDO HOJE, NAO HÁ CABIMENTO TAMANHA SUJEIRA PELA CIDADE NESTA EPOCA DO ANO, NAO É JUSTO PAGARMOS TANTOS IMPOSTOS E TERMOS NOSSOS FILHOS SENDO CRIADOS EM MEIO A TANTA FULIGEM.

paulo.

douglas da mata disse...

Paulo, em relação aos seus outros dois comentários, concordo contigo...

mas é bom lembrar que o oportunismo da garotinha não retira o peso da responsabilidade de quem propôs a lei, e do governador que tem ampla maioria da ALERJ.

Anônimo disse...

Além de toda poluição por fuligem e poeira citada no texto, recentemente o cheiro de vinhoto em Goitacazes está insurpotavel principalmente durante a noite, será que em Campos não existe lei que obrigue as USINAS a respeitarem a sociedade? Cade o ministerio publico para defender a sociedade? Cade os vereadores e nossa dignissima prefeita? Sr. presidente da COAGRO, respeite a sociedade a sua volta pois nossa paciência chegou ao limite...


Fellippi.

Anônimo disse...

Insuportável essa situação, uma vergonha em pleno século 21, até quando meu Deus, acho que deveríamos mesmo protestar, as pessoas aceitam passivamente tudo isso em Campos. Vamos pra rua. Já vi o número de mortalidade infantil nessas áreas próximas? É alarmante, e ninguém faz nada.

Ricardo disse...

Também sou morador de Goitacazes e também estou nesta luta, realmente é fatidico esta fuligem maldita da Coagro. A solução é começar a multar a empresa, mas como sabemos que nossa Goyta City é, sempre foi e sempre será abandonada pelo poder público, Dna Garotinha e Seu Coronel Bolinha estão literalmente
ca... e and... para nosso querido bairro, o que vale agora para eles
e seu bando são as próximas eleições...! Parabéns professor pelo espaço dado e grande abraço aos meus eternos amigos Celinho e Bagueira. Ricardo Costa.

Anônimo disse...

Caro Ricardo,

Quem poderia também nos ajudar nesta empreitada é a midia televisiva, porém ao ver diariamente que o Sr. Frederico Paes é cortejado por toda imprensa campista fica dificil mostrar a realidade e cobrar uma atuação energica do poder publico, não somos contra os empregos gerados pela COAGRO, o que não dá mais para aceitar são eles sempre usarem a desculpa de que a fuligem não sai das chaminés, o que facilmente pode ser mostrado como uma grande mentira, a fuligem somente reduziu de tamanho, e permanece lá principalmente nos finais de semana.
A nossa dignissima prefeita nunca olhou por Goitacases, exemplo disso é que em todos os cantos da cidade existem obras prontas (Bairro legal) e no nosso bairro ainda nem começou, e lá se vão 05 anos de mandato.

Alexandre Ribeiro.

Ricardo disse...

E nem vai começar caro Alexandre, sabe porquê ? Porque a votação deles ( Garotinhos ) se fecha praticamente nos eixos Guarus ( toda ), Ururaí, Jockey e alguns pontos da baixada. Em Goytacazes essa eleição que eles ganharam ( passada ) é porque na verdade foi eleição de um(a) candidato(a) só, o abandono de nosso bairro na verdade, não é só nesta questão da fuligem é em varios outros âmbitos. Espero que pelo menos a obra do Hospital termine... Vamos a luta! Avante Goyta city!