quarta-feira, maio 06, 2009

Servidor da Educação faz reclamação

O blog recebeu por e-mail do Luiz Carlos Maciel: “Novamente venho utilizar este espaço democrático para questionar alguns pontos que, por si só, merecem esclarecimentos.Sou funcionário da Prefeitura de Campos, concursado e atuando como Auxiliar de Secretária.Tendo sido classificado num dos primeiros lugares para determinada localidade, foi-me imposto (gestão passada) atuar em outra adversa daquela. Aceitei, esperando que fosse algo temporário, ainda que me trouxesse alguns prejuízos. Hoje, volto a deparar-me com outro problema. A Secretaria da Educação, alegando que alguns de nós (aux. secretaria) estamos excedentes no lugar onde atuamos. Acusando a gestão anterior, oferece-nos algumas opções que estão num universo totalmente fora daquele pelo qual fizemos jus no tocante ao concurso do qual saímos como legítimos vencedores. Por que não remanejam de maneira justa, a saber, por ordem de classificação na localidade escolhida? Enquanto isso, alguns que foram chamados bem depois (naturalmente com classificação inferior), são favorecidos com cargos dentro da SMEC. Pessoas que mesmo sem terminar os cursos que seriam requeridos para o trabalho. Sem falar dos contratados para o mesmo fim.Fico a pensar, quais são os critérios para tais favorecimentos em detrimento dos igualmente qualificados. Como é estranha a maneira com a qual, alguns gestores da PMCG se posicionam ao lidar com os estatutários que não fazem parte do consórcio eleitoreiro (ou eleiçoeiro?), que é uma característica marcante nesta cidade. Luiz Carlos Maciel”.

13 comentários:

Anônimo disse...

Pois é meu amigo é assim que funciona, esta é nossa realidade, também sou funcionário estatutário que fiz concurso e pelo que se vê, o atual governo não está nem aí para isso, sinceramente votei no atual governo esperando uma mudança para nós também, mas pelo que já vi nada foi feito por nós, e estou arrependido, no que vejo em minha secretaria é que estão terceirizando o serviço que deveria ser feito por nós funcionários, e estão nos deixando de lado, aliás no atual governo eu vejo muita propaganda e pouca ação. Já notou que as coisas só andam quando vai para imprensa??? É estranho isso não, por que chegar neste ponto??? A verdade é essa . O governo tem que estar atento para as necessidades da população e não a imprensa, em minha secretaria existem pessoas ganhando DAS e Funções gratificadas escolhidas pela Prefeita para isso, ganham bem e não estão cumprindo seu papel, em contra partida nós funcionários honestos estamos sendo desvalorizados e deixados de lado pelo governo pois não há interesse em pessoas como nós, podemos ver que a propaganda do 1º de maio dia do trabalhador está toda em cima da passagem a 1 real, carnaval, etc.. mas cadê o reajuste dos funcionários que a data base é este mês???? Por tanto acostume-se esse é nosso valor, pelo jeito foram 8 anos de desvalorização no passado e mais 4 para o futuro .

Anônimo disse...

Gente isso e muito serio!
Esse concurso foi realizado por localidade e portanto E OBRIGATORIO QUE SE CUMPRA ISSO...
Se voces observarem as notas sao muito distintas nas mais diversas localidades.
Se existe essa situacao o MP precisa ser acionado IMEDIATAMENTE.

Anônimo disse...

Não é nenhuma novidade que o governo da Rosinha/Garotinho vai escurraçar o funcionalismo público.
Eles não dão a mínima para os servidores, pois não dão voto, foi assim na gestão da rosinha no governo estadual. Os servidores estaduais foram tratados como lixo, levando porrada e gás de pimenta na cara em frente ao palácio laranjeiras. Portanto não esperem nenhuma gracinha deste governo com o funcionalismo público, pois todos sabem que eles fazem política populista (passagem a 1 real, comida a 1 real) para angariar votos e se perpetuarem no poder. Infelizmente esta cidade vai se afundar em um mar de lama político , pois teremos longos anos de coronelismo da família Garotinho.
Já tentou pegar seu contra-cheque na prefeitura? Tem que fazer um requerimento.. parece que querem dificultar o acesso a informação.

Bicho possuído

O olho que tudo vê disse...

Amigos do blog:

Ministério público neles, ora!

Há professores que passam pela mesma situação: fizeram concurso para atuar de 5a a 8a série e estão atuando do c.a. ao 5º ano. Quando foram tomar posse, lhes foi falado o seguinte: "assumam o lugar de vocês ou saiam de vez, perdendo a chance!"

Um assombro administrativo, banhado e regado pelo descaso com as leis municipais e com o estatuto do funcionalismo público de nossa cidade.

O SEPE deveria ser mais duro com situações como estas que, todos sabem , não são de hoje, mas parece ser conivente na maioria das vezes com o quadro de imoralidade, afinal de contas, nem todos os servidores da secretaria de educação são filiados ao SEPE, pois sabem que o mesmo é uma "faca de dois gumes".

Além do mais, com a mudança do quadro de diretores de várias escolas, ficou provado que não há mesmo respeito pelas determinações da SMEC concebidas no passado e portanto, vigentes até hoje, além do fato da mudança dos diretores ter revelado que qualificação não é e nunca foi pré requisito para ocupar cargos de direção de escola, pelo menos, em nossa cidade, mas sim, os mesmos devem ser submissos eleitoralmente ao "coxo" eleitoreiro a qual representam pelas indicações de seus padrinhos vereadores. Há até mesmo diretores analfabetos funcionais dirigindo escolas.

O que esperar do futuro da educação municipal, onde a secretária de educação é mais uma marionete nas mãos dos Garotinho?

Tenho dito!

HUMBERTO disse...

INFELIZMENTE ABSURDOS ESTÃO SENDO COMETIDOS COM FUNCIONÁRIOS ESTATUTÁRIOS. MINHA ESPOSA É PROFESSORA DA REDE COM DUAS MATRÍCULAS, UMA DESDE 2003 E A OUTRA DE 2008, ELA TRABALHAVA NA ESCOLA PROFª AÚREA SIMÃO(GUARUS, ONDE DESDE O ANO PASSADO HAVIA UMA CÂRENCIA DE TRÊS PROFESSORES, E ESSE ANO NO DIA 19/02 FOI FEITA AS ESCOLHAS DAS TURMAS NA UNIDADE, E A SURPRESA FOI QDO A SUPERVISORA COLOCOU MINHA ESPOSA COM AS DUAS MATRICULAS E MAIS DUAS PROFESSORAS COMO EXCEDENTES, MANDANDO ELAS PROCURAREM A SMEC PARA REGULARIZAREM SUAS SITUAÇÕES.
AGORA PASMEM, COMO UMA SUPERVISORA COLOCA TRÊS PROFESSORES COMO EXCEDENTES EM UMA ESCOLA QUE TEM CÂRENCIA? RESULTADO A ESCOLA FICOU COM SEIS TURMAS SEM PROFESSORES ATÉ ESSES DIAS. MINHA ESPOSA PROCUROU TODAS AS RESPONSÁVEIS NA SMEC E NINGUEM SE PROPÔS AVALIAR À SITUAÇÃO E SOLUCIONÁ-LA. MINHA ESPOSA SE DIRIGIA TODOS OS DIAS A SMEC SEM SUCESSO, EU LIGAVA P/ O GABINETE DA SECRETÁRIA E ENVIAVA E-MAIL NA TENTATIVA QUE ALGUEM A ATENDESSE E O QUE OBTIVEMOS COMO RESPOSTA: PARA MINHA ESPOSA AGUARDAR QUE ELES ENTRARIAM EM CONTATO PARA AGENDAR O DIA DA ESCOLHA DELA.
CANSADO DESSE CALVÁRIO QUE MINHA ESPOSA ESTAVA PASSANDO, ENVIEI OUTRO E-MAIL À SECRETÁRIA PERGUNTANDO QUAL SERIAM OS CRITÉRIOS QUE A SMEC ESTAVA UTILIZANDO PARA TAIS REMOÇÕES E TRANSFERÊNCIAS, O MOTIVO QUE NÃO FOI ABERTO O CONCURSO DE REMOÇÃO E NADA TINHA SIDO PÚBLICADO EM DIÁRIO OFICIAL, SE O AGENDAMENTO P/ ESCOLHAS ERA POR NúMERO DE MATRICULA OU OUTROS CRITÉRIOS. RECEBI RESPOSTA VIA E-MAIL QUE SERIA POR ANTIGUIDADE, SÓ QUE NÃO ERA O QUE ESTAVA ACONTECENDO POIS QDO MINHA ESPOSA FOI ATENDIDA NÃO TINHAM OS QUANTITATIVOS DE VAGAS E AS UNIDADES, A SMEC POSSUIA UMA LISTAGEM COM UMA DÚZIA DE ESCOLAS.
A SENSAÇÃO É DE HUMILHAÇÃO, ONDE ELES QUERIAM OBRIGAR QUE ELA ACEITASSE O QUE ELES QUERIAM OFERECER. AS TRANSFERENCIAS DE PROFESSORES QUE NÃO ESTAVAM COMO EXCEDENTES, OU SEJA, DAQUELES QUE OPTARAM POR MUDAR DE UNIDADE, ACONTECIAM A TODO MOMENTO, ENQUANTO OS PROFESSORES CARACTERIZADOS COMO EXCEDENTES AGUARDAVAM, AGUARDAVAM E AGUARDAVAM. ATÉ ESSA ALTURA DO CAMPEONATO AINDA EXISTEM ESCOLAS COM VAGAS REAIS. NO DIA 23/03 FOI FEITA A REMOÇÃO DE MINHA ESPOSA, CADA MATRÍCULA EM UMA ESCOLA. NO DIA 26/03 QUE DESCOBRIRAM QUE ELA NÃO ERA EXCEDENTE E QUE PRINCIPALMENTE A MATRÍCULA DO CONCURSO DE 2008 NÃO PODERIA TER SIDO TRANSFERIDA DA UNIDADE POR NO MÍNIMO TRÊS ANOS.
E O PROFESSOR FICA SENDO JOGADO COMO UM LIVRO DE UMA ESTANTE PARA OUTRA.ENQUANTO OS PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE SE ENCONTRAM NESSA SITUAÇÃO NÃO EXIGIREM RESPEITO, ELES VÃO CONTINUAR ATUANDO DESSA FORMA NADA TRANSPARENTE!!!

fernando torres disse...

Roberto, Luis Carlos deve procurar a justiça, a fim de que consiga uma liminar para que ocupe o cargo pelo qual está qualificado para laborar, conseguido através de CONCURSO!!!
Fernando Torres.

Anônimo disse...

"Arrependimento", essa é a palavra que mais se houve no município de Campos nos últimos tempos. O que a Prefeita vem fazendo e que parece que todos já estão percebendo, é encher as secretarias de terceirizados e DAS. Quanto aos concursados eles não estão nem aí. E quanto a novos concursos... Isso nem se fala. Isso é uma vergonha! Onde está o governo da mudança? No PROCON por exemplo, a equipe foi desfeita por essa secretária que não entende nada sobre Direito do Consumidor, para colocar as pessoas que trabalharam na campanha do marido dela, o Sr Ito Tavares. E agora o PROCON está daquele forma com os consumidores insatisfeitos com o atendimento e com o serviço mal prestado pelo órgão.

Indio Goytacá disse...

Meu caro Luiz Carlos, é no mínimo triste o seu relato. Retrato fiel do que é a politicagem que reina em Campos. E quem avisa amigo é: tratem de fazer valer seus direitos, todos os que se sentem injustiçados e podem provar isso. Entrem no Ministério Público contra essa avalanche de desmandos, enquanto o mestre Garotinho não decide
candidato a que quer ser, e faça da Smec e de toda a rede municipal de ensino, seu maior "palanque" e cá pra nós, a profa. Auxiliadora já tem "doutorado" em campanhas para o referido senhor né mesmo?
Saibam que a rede municipal de ensino, abriga mais de 50.000 alunos, sem contar professores, funcionários e pais de alunos que compõem um eleitorado de respeito.
Portanto, fazer da SMEC, curral eleitoral é prática bem antiga e
que deixa bem claro, que lamentavelmente não houve e nem haverão mudanças, pois a vaca continua indo para o brejo !!!

O olho que tudo vê disse...

Amigos do blog:

A situação mostrada pelo autor da matéria ratifica uma das causas das arbitrariedades e perseguições que ocorrem nas unidades escolares de nossa cidade, retratando uma realidade cruel e verídica, fácil de ser comprovada:

Os professores e servidores da educação que colocam-se contrários a qualquer determinação "esdrúxula" por parte da direção das escolas é colocado de "escanteio" nas unidades escolares. Isto mesmo: são colocados à disposição, posteriormente, por estarem contrários às práticas "administrativas" impostas nas unidades escolares pelos diretores "vereadormente indicados".

Colocar-se contra a "caixinha escolar"; projetos que servem somente à "pompa e circunstância" na SMEC; posicionar-se contra assumir turmas de alunos que estão sem professor por causa de falta a trabalho de colegas; posicionar-se contrariamente ao "governo" municipal vigente; posicionar-se contra a falta de material didático e infraestrutura nas unidades escolares; posicionar-se contrários ao desfile de 07 de setembro, etc.

Estes são os motivos pelos quais vários professores e servidores estatutários da SMEC são rechaçados em suas unidades escolares, pura e simplesmente para satisfação do "ego" dos "diretores" que sabendo que tais servidores não podem ser demitidos, simplesmente, terão suas vidas "atrapalhadas" pela perseguição barata e anti-didática daqueles que dizem-se engajados nas causas educacionais.

Tenho dito!

Absurdos da Educação disse...

Fico muito triste em ler isso.
Também sou Auxiliar de Secretaria, também fiquei muito bem colocado no concurso para a localidade que fiz o concurso e também fui chamado na Secretaria de Educação para ser remanejado. Simplesmente porque a diretora-cabo-eleitoral não quer mais que eu fique na escola. Assim ela fez com mais 4 professores e 1 ASG. Ela não quer que fiquem lá e pronto, tira todo mundo, independente de concurso ou de colocação. Parece que quem entrou pela janela fomos nós e não eles, os DAS. E o pior é que na SMEC são todos coniventes e não temos a quem recorrer.

Anônimo disse...

Espera o que de uma secrataria de educação, que foi humilhada pelo ex governador Garotinho, ele fala e os secretarios a baixam a cabeça e faz.

Triste Campos

Anônimo disse...

Parece que o Sr Garotinho se decidiu que será candidato a Governador do Rio pelo PR, e está em Brasilia acertando sua saída do PMDB. Bom, basta agora o povo de Campos e do restante do Estado do Rio, cometer mais um grande erro...

Anônimo disse...

Também sou Auxiliar de Secretaria, na época fui 1º lugar para a localidade que escolhi, queriam me remanejar mas depois esqueceram de mim ... (vai se entender!). Quanto ao SEPE digo que nos, Auxiliares de Secretaria, NÃO SOMOS representados por tal sindicato que ao se referir aos profissionais da educação não faz menção ao nosso cargo. O melhor que podemos fazer é montar um sindicato do setor administrativo, ja que nem SEPE nem SMEC nos vê como profissionais da educação. apesar de eu ja ter ensinado a muita professora "macaca velha" ...