domingo, abril 03, 2011

Lixo coletado de forma subterrânea em Barcelona

Por e-mail o blog recebeu do Frederico A. Pereira, a sugestão de também conhecer o sistema de coleta seletiva de lixo de forma subterrânea através de tubos. Vale conhecer estes sistemas que tenderão a ficar mais acessíveis a outras cidades do mundo:

5 comentários:

Anônimo disse...

Uma bela idéia dos catalães, mas notem que é um processo a longo prazo. Não adianta uma administração começar e a outra não dar continuidade.
Roberto, você que possui mais conhecimento na área, se esse projeto fosse colocado em prática na nossa cidade, precisaríamos de duas estações de triagem do lixo, uma vez que o município é cortado pelo Rio Paraíba?
Repito: acho um excelente projeto, extremamente necessário para nossa cidade!
Basta que os "administradores" municipais deixem suas picuinhas de lado e pensem num projeto que possibilite uma melhor qualidade de vida da população, sem prejudicar o nosso tão maltratado meio-ambiente.

Anônimo disse...

Será que um dia chegaremos lá?

Cristiano disse...

Eu acho que é uma mundança muito drástica de cultura principalmente aqui.
O que deveria ser feito, seria antes de mais nada implantar a coleta seletiva de lixo, implantar as estações de triagem, promover a cultura da separação do lixo e só depois de alguns anos implantar um sistema assim. Pelo que percebi as próprias pessoas fazem uma pré-triagem separando o lixo, e posteriormente vão pra outra triagem nas estações.

denis disse...

Um sonho ainda muito distante da realidade brasileira, tecnologia que se duvidar não chega aqui no próximo século...

Josemar Bosi disse...

Parece que só lá fora as coisas funcionam...
Não acredito que aqui, o custo de manutenção de quatro tubulações, que não permitam infiltração de água, seria menor do que uma coleta seletiva normal de lixo através de caminhões.
Isso sem falar que para se implantar o sistema, seria preciso cortar novamente as ruas asfaltadas, já repletas de canos, fios, tubulações de esgoto, manilhas pluviais, etc... (O Projeto Águas Limpas está fazendo isso aqui na Grande Vitória – ES)
Enfrentamos também a medonha cultura do brasileiro de jogar lixo na rua e em terrenos baldios, mesmo que haja um local apropriado.
Porém, creio que dentro de poucos anos, dado à escassez, haverá uma disputa enorme por todas as embalagens e materiais recicláveis. Assim, os próprios estabelecimentos fornecedores se prontificarão a recolhê-los sem custo algum.
Por hora, seria providencial, que as prefeituras (de todo o Brasil) instalassem a coleta seletiva - para o povo ir se acostumando - e criassem cooperativas para separar e vender esses materiais.