terça-feira, abril 19, 2011

Reclamação contra os critérios do Teatro Trianon

O blog recebeu e transcreve na íntegra abaixo a reclamação do João Paulo Manhães : "Olá professor,
Leio seu blog todos os dias e achei que seria o melhor lugar para relatar esse ocorrido.
No dia 20/04/2011 acontecerá o espetáculo "GALA BOLSHOI" no TEATRO TRIANON. Possuo amigos que fazem dança e são apaixonados pelo Bolshoi e então procuraram a bilheteria do teatro para adquirir o ingresso do espetáculo e lá foram informados que não haviam mais ingressos disponíveis, pois eles foram distribuídos. Não há qualquer informação no site do Trianon sobre a forma de distribuição, quando nem como seria ou o critério utilizado, nem qualquer divulgação, que eu tenha visto, em algum jornal de grande circulação da cidade. Portanto, essa não é a primeira vez que isso acontece. Vários outros espetáculos foram feitas distribuições e reservas indiscriminadas para convidados. Uma vez fui comprar ingresso para um espetáculo no dia em que iniciou a venda, e nas primeiras horas em que a bilheteria foi aberta, chegando lá sem ninguém na fila a funcionária foi me mostrar os lugares disponíveis onde da primeira a quarta fila já estavam todas as poltronas reservadas. Não sei porque eles divulgam esses tipos de espetáculos, já que as apresentações são praticamente particulares com a utilização de dinheiro público, onde são convidados quem eles bem entendem na hora que eles querem sem qualquer critério, pois deveria ser diferente já que se utiliza dinheiro público para a promoção desses espetáculos a distribuição deveria ser feita de forma transparente e com algum critério. O Trianon se tornou um teatro onde só entra os convidados de seus dirigentes. Um total absurdo!!!
Com isso, se o professor puder divulgar algum artigo sobre isso ficaria grato, pois fico indignado com a política provinciana dessa cidade e com a forma com que os políticos fazem o que bem entendem com o dinheiro público e fica por isso mesmo sem qualquer fiscalização.
Se quiser transcrever o que escrevi tudo bem, só peço que faça correções nas pontuações necessárias...rsrsrsrsr
João Paulo."

20 comentários:

Anônimo disse...

A divulgação ocorreu há bastante de tempo,inclusive no Instituto Federal Fluminense, o Trianon tem 800 lugares,no qual um espetáculo gratuito e de excelente nível atrai mto gente,logo quem foi primeiro conseguiu...ah é claro que as autoridades municipais,coordenadores do projeto tem reservas...

Anônimo disse...

Divulgação? planfetos foram distribuidos pela cidade e é só você acessar o site da prefeitura que ficará por dentro de tudo,jornais da cidade divulgam quando já está acontecendo..fique atento,boa sorte da próxima..

Anônimo disse...

Acho que o que precisa na verdade é de um Teatro só para as autoridades.

Anônimo disse...

Isso é "normal" nos espetáculos do Trianon. Já fui a várias peças lá e nas primeiras estava a trupe da família da Lapa completa.
Isso é em todo espetáculo e tudo pago com dinheiro público, ou melhor, eu ainda pago para eles assistirem de graça.
Pior é no final de cada espetáculo ter que aguentar a Auxiliadora agradecer a família Lapal inteira. Ainda tem que ouvir isso. E como eles não perdem uma oportunidade, usam os espetáculos para se promoverem e fazer política.
Só Campos mesmo!!

Campos
Minha cidade, meu horror.

Anônimo disse...

É o grande mal do brasileiro, deixar tudo pra última hora. Por ser um grande espetáculo, e 0800, a procura foi muito grande, e quem foi primeiro conseguiu ingresso. Quem deixou pro final, ficou sem e agora fica aí reclamando!

Anônimo disse...

Só hoje que eu ouvi na Inter Tv falando sobre a reabertura do Teatro Trianon após reformas. O texto do anúncio diz que teremos o Ballet Bolshoi em duas sessões e que as entradas serão gratuitas e que poderemos retirar-las após às 12h - de amanhã o dia do espetáculo. Então como que está tudo esgotado (as duas sessões). Fiquei até animada prá ir, mas agora...

Poliana Martins disse...

O mal das pessoas é falar no achismo e não na realidade dos fatos.
A propaganda do teatro está no site da prefeitura e do trianon, como também no painel de anúncio de espetáculos no pátio do mesmo há mais de uma semana. Portanto como o nº de acesso à platéia é de 800 pessoas o s primeiros à procurarem foram contemplados. Fui lá é consegui, pois procurei logo.
Agora dizer que não consegiu porque foi dado tudo a autoridade é uma inverdade. Não sou autoridade e consegui. Amigos que foram comigo também. Vamos dar à César o que é de César. Dizer que há algumas cortesias para convidados e imprensa, num evento que é grátis e do porte deste é normal. Isto ocorre no mundo inteiro, em qualquer teatro.
Danço balé e corri , pois queria muito assistir.
Seja razoável professor. Os critérios foram de bilheteria, pelo menos em sua grande maioria. Foi lá que conseguimos a cortesia.
Muita gente da minha academia queria ir, mas não pode, pois não teve cortesia para todos, já que o público foi atendido como eu. Fui e consegui já que não consegui pela minha academia.

Camila França disse...

Sou de academia e informo aos interessados que se houvesse outra seção já estaria esgotada também, pois a procura é muito grnde para este balé , portanto quem não correu e se atrasou na informação, que estava no site do Trianon e da prefeitura e não foi à bilheteria logo nada consegiu é só isto.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 1:17 PM

Sim, a informação procede. É verdade que os ingressos poderão ser retirados amanhã depois das 12h. Nada de errado nessa informação.

Só esqueceram de dizer que os mesmos só serão retirados por pessoas autorizadas (lê-se: assessores) de quem já tem reserva (lê-se: convidados).

Ou você pensou que era para o povão?! Pro povão vai ter Campos Folia em breve.

Êta povinho folgado, hein?! Tá pensando pensando que voto vale ouro??!!

Anônimo disse...

Isso é caso para MP, todo show é sempre assim como bem disse o anônimo acima, família Adam-s na primeira filas, secretario e puxa-sacos na segunda, o show é pago com nosso dinheiro e os artistas agardecem ao governante como se o dinheiro fosse dele.

Anônimo disse...

Compareci a bilheteria do Teatro hoje e também fui informado que as entradas estão esgotadas. Informaram que foram distribuídos 50 ingressos para cada proprietário de academia de dança da cidade. Perguntei a uma amiga que é proprietária de academia se ela recebeu os 50 ingressos ela disse que não. Quanta desorganização e falta de respeito com a população campista, pois isso parece que estão querendo fazer a população de palhaço.....

Anônimo disse...

Dá pra vê que é tamanha a vontade de encobrir a forma de distribuição que a primeira notícia informando a forma de distribuição das entradas só foi publicada no dia 18/04/2011 com o seguinte título: "Trianon inaugura primeira etapa de reforma nesta quarta-feira". E olha o que informava sobre a distribuição: "...Ingressos para o Bolshoi - A partir desta sábado (16), serão disponibilizados ingressos para as apresentações do “Gala Bolshoi”, na bilheteria do Trianon, gratuitamente. O teatro possui 800 lugares e os espectadores devem se antecipar, pois a lotação deverá ser atingida rapidamente. Cada espectador poderá retirar um bilhete." Ou seja, a forma de distribuição só foi divulgada 2 dias após o início da distribuição. Diziam que "é só acessar o site da prefeitura que ficará por dentro de tudo".... me parece que não é bem assim.

Roberto Moraes disse...

Cara Poliana Martins,

Se o professor a que refere sou eu, seja razoável e observe que a crítica está bem clara na nota que é do João Paulo Manhães. O blog serviu de meio para que a reclamação fosse de conhecimento público e objeto de discussão sobre os critérios usados pela administração pública.

Bom que se tenha este debate. Há opiniões divergentes sobre o assunto.

Melhor discutir livremente (se é que seja possível) o conteúdo.

Sds.

Anônimo disse...

Aposto que a maioria que defende a prefeitura é o pessoal que está empregado para fazer este trabalho nos blogs. Camila, Poliana, ?????

Joao Paulo disse...

Gostaria de relatar mais um fato. Na notícia publicada hoje (19/04/2011) no site da prefeitura com o título "“Gala Bolshoi” nesta quarta na reabertura do Trianon", informa que os ingressos disponibilizados para a comunidade se esgotaram na tarde desta segunda-feira (18/04/2011). Mais uma contradição, pois tive confirmação que pessoas conseguiram ingressos hoje a tarde (19/04/2011) e pessoas que foram na parte da manhã tiveram a informação na bilheteria do teatro que os ingressos estavam esgotados. Não sei qual é o objetivo dessas informações desconexas. Me parece que é para confundir a população. E mais uma vez me pergunto... qual é o critério utilizado??? E a transparência fica onde??? Por que não divulgar os dias e horários certos para a distribuição???

João Paulo

douglas da mata disse...

Prezado Professor, tive problemas com o outro comentário, mas se ele foi, desconsidere esse.

veja, o título do post está equivocado, em minha rasa opinião, pois não há critério algum, ou ao menos, não que mereça esse nome.

há uma confusão, feita por aqueles que detêm privilégios, e outros agraciados por sorte(?), que misturam conceitos e se esquecem, por ingenuidade, outros por má-fé que a utilização de dinheiro público, ainda que para "dar" ingressos e acesso a bens cutlturais deve obedecer o bom senso, mas antes de tudo: A LEI, como determina a leii 8666.

Ou seja, se há mais gente do que vagas no teatro, e a natureza do espetáculo é gratuita e universal (para todos), o certo é promover um sorteio, com todos os inscritos na bilheteria, em prazo razoável, é claro.

Os que reduzem a questão a sorte(?), ou outro "critério" qualquer se esquecem que o papel do Estado é equilibrar as disputas e os conflitos (nesse caso, a vontade de assistir um espetáculo onde não vagas para todos), e não estimular e acirrrar a disputa e o privilégio de uns sobre outros.

Mas como nesse cidade, o público e privado se misturam, SEMPRE, e perigosamente, não parece acidente que estejamos na situação que estamos.

Ou seja, temos os representantes que são a "cara" do nosso povo.

Um abraço.

Anônimo disse...

Este povo é muito folgado!!
Achar que estudante de dança poderia tirar o ingresso de um culto cargo de confiança não é demais???
Quanto ao dinheiro ser nosso é apenas um detalhe há muito esquecido.
Quanto ao grande interesse dos comissionados da PMCG é realmente comovente. Lembro-me que na primeira bienal acontecida no então CEFET depois de sua fala , Ziraldo abriu um tempo para perguntas e mostrava-se muito satisfeito com o nível das perguntas dos jovens até que decidiu terminar a seção pois enquanto falava duas componentes da mesa falavam ao celular.
Eta povinho educado....
Precisam mostrar um pouco de verniz frequentando espetáculos de arte mesmo que às nossas custas.
Quanto ao agradecimento aos governantes nunca esqueci da Nana Caymi que trocou o pronunciamento combinado por outro bastante correto: agradceu ao público que a prestigiava e que com seus impostos custeavam a apresentação.
De qualquer forma estes questionamentos sevem de alento: nem tudo está perdido nesta terrINHA.

Anônimo disse...

Caro João Paulo, a estrategia é criar confusão para encobrir o mal mair, botando a culpa no povo, é o povo que é desorganizado, não faz as coisas com clareza, e o pior que isso ta dando certo aqui...quando as pessoas não aceitarem mais isso, ai sim a coisa ta mudando, até lá fé no povo...

Claudia Marcia disse...

Sem maldade mas pura verdade, quem deve ter ficado com muito convites , um secretario da prefeitura que foi bailarino nos idos de oitenta advinhe quem é.Uma dica Academia Marcia Lisboa.Soube que tem foto de apresentacao no auxiliadora

Anônimo disse...

Amigos Poliana Martins me parece muitooooo culta, tb. a mamãe é professora de Portugues não pode fazer feio não pode !!!Ela também faz parte do quadro de funcionários do TRIANON? sou da sua academia vê com titia AUXI.. um convite para mim, concordo plenamente que as autoridades tenham direitos mas deixa os pobrezinho ter uma oportunidade de assistir um espetaculo, a prefeita vai ficar triste sabendo que os eletores estão reclamando.....