quinta-feira, junho 14, 2012

Eike diz que a população de SJB é que escolherá o nome para a “Cidade X”

O empresário Eike Batista, ontem, no encerramento do seminário sobre Sustentabilidade e GIT (Gestão Integrada do Território) na sede do grupo EBX no Rio mostrou a maquete eletrônica do “bairro” planejado pelo arquiteto Jaime Lerner e garantiu que a população de São João da Barra é que escolherá o nome deste bairro, afastando, a hipótese da nomenclatura até aqui divulgado de Cidade X. O empresário só não se manifestou sobre a forma da escolha desta nova denominação se por concurso ou algum outro instrumento.

A decisão é fruto da resistência e do temor de que no futuro, de que com este nome, o mesmo venha a se constituir numa cidade da empresa. Além da retirada da referência a uma cidade com a troca para a denominação de bairro, a retirada da letra X que caracteriza as empresas do grupo EBX reforçaria a compreensão de que quem controla o território é a gestão pública e não a empresa.

O grupo EBX voltou a prometer sustentabilidade e diversidade na ocupação do espaço deste novo “bairro”, evitando a indesejável segregação dos trabalhadores mais qualificados, em nível de gerência, dos empreendimentos do Complexo do Açu. 

A localização do novo bairro, até então chamado de Cidade X, está definido para a Fazenda Pontinhas, cuja área total é de 1.141* hectares e que foi adquirida formalmente, pela empresa Rex, de negócios imobiliários, da holding EBX,  em março do ano passado, pela quantia de R$ 12 milhões. 

A Fazenda Pontinhas fica à esquerda da estrada que liga a BR-356, na altura da localidade de Caetá, às instalações do porto e da Vila da Barra do Açu. A conferir!
PS.: Atualizado às 23:16: O blog agradece ao Rafael por identificar o erro de digitação. O tamanho das quatro áreas da Fazenda Pontinhas é de 1.141 hectarese não 1,41 como estava digitado antes.

8 comentários:

denis disse...

O engraçado é que a fazenda Pontinhas é onde foram reassentados os então sem terras que estavam na Fazenda Saco D'antas (atual porto), tem alguns que eles recompraram, mas há muitos lá que não querem vender, o que faram com esses?

Anônimo disse...

"Eike diz que a população de SJB é que escolherá o nome para a 'Cidade X' ”


Já temos na região "Barra do Furado", então eis a minha sugestão: EI Ke Furado.


Ninguém é otário de não perceber que o senhor Eike Batista é apenas e tão somente o testa de ferro de uma organização estruturada para bombear as riquezas minerais e os recursos do Brasil para o estrangeiro, RECURSOS ESTES QUE PERTENCEM AO POVO BRASILEIRO!

Anônimo disse...

O nome da cidade deveria se CIDADE DOS FORASTEIROS,importados pela prefeita carla machado.

Anônimo disse...

O local ñ é o mais apropriado para se construir um bairro ou uma cidade, já q no período de chuva fica alagado. vai ter q gastar muito com aterro, más isso ñ é problema para o sr.X!

raphael disse...

CARO ROBERTO O TAMANHO DA FAZENDA É SÓ ISSO?
1.42 HE EQUIVALE A 14.OOOM² SÓ.

Roberto Moraes disse...

O blog agradece ao Rafael pelo seu comentário que ajudou a identificar o erro de digitação na nota já corrigida.

Abs.

Anônimo disse...

City Manhattan AçuX????? Açu da nome ao Porto e o Sr. X gosta de comparar o tamanho de Manhattan com o do empreendimento, acho q seria uma boa, em português não fica legal, mas quem sabe em inglês?! Vai ter finaciamento da Caixa Econônica (Minha casa, minha vida X)? Se não for caro o condomínio quero uma casa lá. Será que a prefeita Carla que até hoje não fez 1 casa vai dar casas para a população lá? Muitas perguntas, pouca resposta.

Anônimo disse...

Sugestão:
New Acu.

Assim mesmo. Com a grafia trocando o "Ç" por "C" uma vez que os estrangeiros tem dificuldade com este caractere.
O som em português não fica lá muito bom, mas isso tem pouca importância.