quinta-feira, novembro 29, 2012

Acciona admite condições precárias de seus trabalhadores no Açu

Como foi comentado aqui em nota ontem, a empresa espanhola Acciona, subcontratou uma empresa de Goiás, a "Hispabras" para a realização de obras no estaleiro da OSX e no porto da LLX no Açu.

A divulgação do problema permite identificar o fluxo migratório já em curso de trabalhadores semi-qualificados, para trabalhos mais pesados nas obras de construção do Porto do Açu e do estaleiro da OSX, junto ao terminal TX-2 do Porto.

Em 12 de setembro, este blog publicou aqui um texto que relata a mudança de paisagem no Açu, a ocupação do solo, a construção de alojamentos em toda a região do entorno do empreendimento.

Além da Acciona que constrói um enorme estaleiro na localidade de Barra do Açu, a ICEC que trabalha com montagens industriais nos galpões do estaleiro da OSX construiu um alojamento para trabalhadores em Água Preta. Diversas imóveis estão alugados nos balneários de Atafona, Grussaí, em Mato Escuro e Açu para hospedar os trabalhadores que chegam em grande quantidade de outras regiões do país.

Veja abaixo matéria sobre o assunto que o Valor Online publicou há minutos atrás:

Construtora admite condições precárias de 


trabalho em obras da OSX

Por Diogo Martins | Valor
RIO - A Acciona, empresa espanhola contratada para a construção do estaleiro da OSX, empresa do grupo EBX, no Porto Açu, Norte do Estado do Rio, confirmou as denúncias feitas pelo Ministério do Trabalho de que cerca de 200 funcionários que trabalham na construção do empreendimento viviam em condições subumanas em um alojamento oferecido na praia de Grussaí.
As denúncias foram feitas pelo “RJ TV 2ª edição", da Rede Globo, na quarta-feira. Os trabalhadores viviam em situação de insalubridade e chegaram a batizar o alojamento, uma pousada alugada, de “Carandiru”.
Segundo Olivier Ricard, responsável pela área de comunicação da Acciona, a empresa contratou a construtora Hispabras, com sede em Goiás, para a realização das obras e cabia a esta fornecer um alojamento “adequado” aos trabalhadores.
Questionado se a Acciona fiscalizava o andamento das obras e as condições do alojamento dos trabalhadores, ele respondeu: “Fiscalizávamos, mas não com a devida periodicidade. Houve um erro de comunicação”, admitiu Ricard.
O porta-voz da Acciona isentou a OSX de qualquer responsabilidade sobre as denúncias. O Valor tentou contato com a Hispabras, por meio dos dois telefones informados pela companhia em sua página na internet, mas um não existe e o outro está desligado.
Ricard disse que os 200 funcionários da obra foram contratados gradativamente e que só na quarta-feira é que a Acciona tomou conhecimento dos problemas no alojamento.
“Já resolvemos os problemas com água e comida que os trabalhadores tinham. Estamos trabalhando para providenciar melhores condições de alojamento”, afirmou.
De acordo com ele, o alojamento que está sendo construído para os funcionários só ficará pronto em fevereiro e ainda depende de licenças do governo. O porta-voz da Acciona afirmou ainda que avalia o acordo de terceirização das obras com a Hispabras.
“Estamos em um momento conturbado, de urgência, e avaliando as coisas. Tudo pode ocorrer”, disse ele, descartando que possa haver atraso no cronograma das obras do estaleiro. “A obra não ficará paralisada”, garantiu."

PS.: Atualizado às 19:22: O Valor Online divulga nota da OSX que critica contratada:

OSX cobra resposta de terceirizada sobre 


situação de trabalhadores

Por Rafael Rosas | Valor
RIO - A OSX, empresa de construção naval do Grupo EBX, afirmou que solicitou “imediata resposta” da construtora Acciona com relação às condições dos alojamentos de trabalhadores envolvidos na construção do estaleiro da empresa na área do Porto do Açu, no Norte do Estado do Rio de Janeiro.
Ontem, reportagem do “RJ TV 2ª Edição”, da Rede Globo, mostrou que cerca de 200 trabalhadores vivem em situação precária nos alojamentos, que foram batizados de “Carandiru”.
A OSX ressaltou que “repudia qualquer prática ou atitude contrária aos rigorosos padrões de sustentabilidade do Grupo EBX e exige as medidas cabíveis para a regularização da situação”.
“A OSX oferece condições dignas de trabalho, alimentação e alojamento aos seus colaboradores e exige que seus fornecedores adotem a mesma postura. Os padrões de saúde e segurança adotados pela OSX asseguraram que os funcionários da obra da OSX tenham conquistado a marca de 4.000.000 de horas-homem sem acidente com afastamento”, diz a nota divulgada pela OSX.

9 comentários:

douglas da mata disse...

Canalhas, cretinos.

Tudo pode acontecer? Como assim? Acontece com o gerente, com a assessora gostosa do diretor?

Com os escalões superiores?

Esta é a visão da "modernidade" para quem festeja este tipo de empreendimento como "redenção" para a comunidade local e região!

A pena para estes crimes tinha que ser imediata: colocar os responsáveis para se "alojarem" nas instalações interditadas no lugar dos operários enquanto durar a obra.

Aposto que na próxima obra tudo seria diferente!

Anônimo disse...

É inadmissível isso, essas empresas chegam, alugam as casas, em sua maioria para piões que não gastam quase nada na cidade, pois a maior parte do dinheiro é remetido para suas cidades de origens e ainda atrapalham o verão, pois as pessoas que vinham passar os verões em nossas praias agora não vem mais, pq os aluguéis estão muito caros, e há pouca ofertas de aluguéis! A prefeitura que deveria ser reguladora nada faz.A empresa só se posicionou por conta da pressão da mídia, até então disse que era responsabilidade da empresa contratada e eles nada tem com isso! Isso que é crescimento com responsabilidade? A resposta não precisa nem dizer né!!!!!!

Anônimo disse...

Essas horas sem acidente são uma piada né?! Tudo maquiagem das empresas. Eles colocam as pessoas que sofrem acidentes para receber parados em casa, para não passar pelo INSS. Isso não é forma de maquiagem? O trabalhador que aceita isso corre o risco de ser prejudicado depois.

Anônimo disse...

É inadmissível que uma empresa faça isso com seus funcionários? Sim, é É inadmissível. Mas veja só, acusam de cretinos, dizem que a "assessora gostosa do diretor" nunca passaria por isso, etc, etc, como se isso nunca tivesse acontecido em Campos e região antes da vinda do empreendimento...parece até que todos os problemas (ambientais, sociais) surgiram na pobre região norte fluminense com a vinda do empreendimento...isso é no mínimo demagodia, ou os antigos usineiros dessa terra respeitavam os seus funcionários?

Essa visão de que a modernidade não causa a redenção é tão frágil que nem mereceria comentários..isso é coisa de quem vive apegado ao passado e tem medo que o futuro mude seu modelo de vida. A modernidade é o que salvará a humanidade, a cada descoberta da medicina, ou a cada novo smartphone inventado temos um passo em direção a um mundo moderno e que mesmo sendo um beneficio indireto (afinal, a empresa que descobre um avanço tecnologico busca o lucro) torna a vida melhor para a maioria da população.

Nesse pensamento, pergunto ao comentarista raivoso: quantos empregos voce gera, e quantos empregos eram gerados em São Joao da Barra antes do inicios dessas obras? Aproveitando: tem ideia do que significa para a mão de obra que antes se formava em nossos CEFET, UENF, UFF, onde o caminho natural era sair da cidade? Caso voce não saiba, uma das empresas que fará uma fabrica no Açu, ja treina mais de 100 alunos do CEFET recem formados...isso é ruim? São subempregos? Voce preferia ver essa mão de obra qualificada vivendo de favores dos politicos locais?

Ninguem aqui está defendendo as condições precarias, obviamente devem ser combatidas e as empresas punidas. O que estou questionando é a capacidade de apenas falar mal de algo que possivelmente consolidará Campos e São João da Barra como capitais da industria offshore a longo prazo, pois Macaé a tempos está saturada. Será que isso realmente é ruim? Ou o bom é ficar como está, vivendo de royalties de petróleo e bolsas famílias?

Anônimo disse...

velho nao e so essa empresa nao tem muita ai q vivi de aparencia. minhas coisas estava dentro de armario na varanda em uma casa paga pela gata milplam engenharia q fazemos a montagem do mineralduto no porto junto com a anglo america. fui reclamar com a engenheira claudia q roubaram nosas coisas ela falou vai na policia e da parte e um abuso btaram um cara pra tomar conta das casas. tem um coroa q fica levando coisas das casas alugadas pela gata milplam ai depois fica falando q e nos. nossa roupa diz q tem lavanderia e nossa roupa vamos trabalhar todo sujo falta agua de beber copo plastico. nao pagam luz ai cortam a luz e um coroazinho numa uno fica fazendo gambiarra na luz chega a noite pega fogo no fio botando nosas vidas em risco. ai tem um maluco q alugou as casas para gata mil plam fica dando em cima das meninas q trabalha nas casas hoje faltei vi ele beijando uma moreninha dentro da casa ficou todo sem geito quando vi um de oculos q aluga a as casas. ta uma bagunsa somos trabalhadores so queremos nosos direitos por favor empresa q fiscalisa nos nos ajude CRA E ANGLO AMERICA se nao tiver geito vamos parar tudo.

Anônimo disse...

Tenho duas casas alugadas pela Milplan só sei que estão levando tudo de dentro da minha casa, não falo nada. Quando devolver a casa vou querer tudo. Tenho fotos tiradas. Temos que parar de alugar casas para essas empresas. Lugar de alojamento é próximo as obras, e não em nossa querida Grussaí que está acabada de tanto peão. Nao saio nem mais nas ruas.

Anônimo disse...

isso mesmo tudo verdadev aconteceu o mesmo comigo roubaram meu notebook no meu armario e paula me mandou embora a pedido de claudia agora quero saber quem vai pagar meu note. quando era o cristiano que tomava cota nao tinha esses problemas no minimo essas duas paula e claudia tão levando dinheiro por fora marcelo e arnaldo tinha que fiscalizar. pois os alugueis em grussai e barato e a milplan paga uma fortuna e nao temos um pouco de liberdade para dormir nem festa podemos fazer so o administraticov agora estpou em outra empresa bem melhor esse povo da milplan temque fazer e greve.

Anônimo disse...

por cauza diso que perderu obra pra montcalme eles acha que sabe adiminsitra agora vom pasta. o tempo de paula e claudia ficare bejando na boca e viagando tavam resolvendu nosso probremas. tao robando tudo pra caza.

Anônimo disse...

O ministério publico tem que vir pra itaborai e região ver onde as empresas estão colocando seus funcionários aqui na obra COMPERJ. Vergonha. MPE. GRANTEL. E outras e um verdadeiro Carandiru como já apelidaram os locais. E cheio de pousadas vazias na região. Vergonha pra Petrobras. Vergonha pro Rio de Janeiro. Onde esta o sindicato. Tão com o bolso cheio e vira as costas para os operários. Gambada de ladroes. E nos aqui precisando trabalhar e temos que suportar essas condições. Com alojamentos muito bons nas cidades vazios e nos aqui nesse descaso. Ministério Publico cade vocês. Sindicatos. Governantes. VERGONHA