sexta-feira, junho 07, 2013

12 pedidos de novos terminais portuários no Rio de Janeiro

Um total de 123 pedidos de autorização foram protocolados na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) nos últimos meses. Doze destes 123 pedidos de novos terminais são destinados ao litoral fluminense e, entre seus empreendedores, estão Petrobras, Queiroz Galvão e OSX, segundo o diretor geral da Antaq, Pedro Brito.

A maior parte desses requerimentos chegou à agência depois que foi editada a MP dos Portos, convertida na Lei 12.815/2013 na quarta-feira. Segundo a Antaq esses requerimentos poderão começar a ser liberados já em agosto.

Os projetos de novos terminais portuários offshore (no mar) para o atendimento do pré-sal são os maiores, em termos financeiros, Existem 15 projetos com orçamento acima de R$ 1 bilhão, entre eles os que atenderão aos blocos produtores de óleo e gás do pré-sal.

Com estes projetos o estado do Rio de Janeiro que já é chamado de "Estado-Porto" verá seu litoral ainda mais ocupado que atualmente. Há um ano, em maio do ano passado, este blog postou aqui uma breve análise sobre o uso para terminais portuários dos 635 km de litoral fluminense. Vale uma conferir se houver desejo de se aprofundar na temática.

Foto atual - Parte conteneira do Porto do Rio
No Brasil os portos do Rio, Recife e Santos foram os primeiros a ampliar suas atividades, pós- independência e depois República. Em nosso Estado, o Porto do Rio, à margem da Baía de Guanabara, tem formalizada seu início de operação em 1910, com quase 7 mil metros de cais acostáveis, equipado com 217 guindastes e rapidamente se transformou em destaque para as relações comerciais como exportador e importador para todo o Brasil.


Um pouco mais à frente, o Porto de Santos é que acumula esta função. Hoje, o porto do Rio de Janeiro, se transformou num porto de contêneiro e, mais recentemente de apoio às atividades offshore de petróleo.

Parte de apoio offshore do Porto do Rio
Espanta imaginar esta quantidade de projetos de novos portos no país que necessita avançar em sua logística, saindo da matriz rodoviarista. Porém, espanta os impactos gerados nos territórios litorâneos e no deslocamento de comunidades. Já começa a ser esboçado o Movimento dos Atingidos pelos Portos (MAPo), de forma análoga, ao movimento de comunidades atingidas pelas barragens de áreas alagadas de hidrelétricas. Voltaremos ao assunto.
PS.: Atualizado às 09:44: para incluir algumas informações sobre o porto do Rio e também as fotos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Curiosa essa demanda por portos no RJ.

Há demanda mas como se explica então as dificuldades de se implantar o Complexo do Açu?

Edison Correa da Rocha disse...

Há mais de dois anos que se comenta sobre a construção de um terminal portuário no município de São Francisco de Itabapoana.
Um exemplo é essa postagem no blog do Paulo noel, confiram:

(Terminal portuário no litoral sanfranciscano: Blog abordou o assunto em novembro de 2011


O Blog do Paulo Noel já abordava este assunto do terminal portuário para São Francisco de Itabapoana em novembro de 2011
.Uma embarcação de médio porte navegando próximo à costa, entre as praias de Guaxindiba e Lagoa Doce chamava atenção dos moradores.

O Blog apurou que a presença da embarcação em novembro de 2011, no litoral de São Francisco de Itabapoana, entre Guaxindiba e Lagoa Doce, na verdade era um barco de sondagem que desenvolvia um trabalho de batimetria, medição da profundidade dos oceanos.

Segundo fontes do Blog, esse levantamento objetivava a viabilização de um novo porto, de menor porte, que poderia ser instalado em São Francisco de Itabapoana. Esse terminal teria como principal finalidade o fornecimento de água potável para os navios que irão circular pela região. O empreendimento atenderia a demanda futura dos portos em construção, além de poder ser utilizado pela indústria do petróleo e gás.)

Fala-se que, de início, serão necessário, no mínimo 1000 operários. Com tantas demissões no Porto do Açú, não será difícil conseguir esse quantitativo de mão de obra.
www.edisonrocha.blogspot.com