sexta-feira, junho 21, 2013

Direita e Esquerda: A Globo e os Protestos

O clip abaixo é da dupla "Maspoxavida" (um deles, me informa meus filhos, é o PC Siqueira que foi da MTV) que faz grande sucesso na internet, mais especificamente em um canal do YouTube.

O vídeo tem apenas seis minutos e interpreta de forma didática, simples e certamente com clara posição política, muito do que temos visto nos últimos dias. Confira:

8 comentários:

Anônimo disse...

A Globo não aprende, será que a população esqueceu-se do "evento bolinha de papel" na campanha presidencial? Em pouco tempo a globo mudara o discurso e esse apoio a baderna nacional virara contra os seus armadores...

Alexandre Ribeiro.

Anônimo disse...

os dois MTVistas misturaram tudo, alhos e bugalhos, e rotularam de ESQUERDA e DIREITA.

Você, roberto, concorda com essa definição, essa simplificação?

Roberto Moraes disse...

É evidente que por demais simplificada, mas, traz elementos para análise que julguei interessantes.

Os rótulos são indesejáveis, mas, convenhamos, que a direita que quase sempre, foge dos seus e tentar se passar de neutra. E isto não é de hoje.

Gustavo Alejandro disse...

Acho que qualquer um que tiver mais de 35 anos tem maturidade suficiente para entender que 'direita' não é sinônimo de 'ruim', assim como'esquerda' não necessariamente significa 'bom'.

Roberto Moraes disse...

Caro Gustavo,

Pode ter muito menos que isto.

Porém, querer inventar novas categorias para entender como a sociedade tem se movido, refutando teorias que se mostram ainda bastante atuais também não necessita ter maturidade e sim consciência.

A neutralidade não existe.

Anônimo disse...

Roberto,

Interessante o vídeo, mas como foi feito por militantes de esquerda é parcial.

Muitas pessoas de Direita também aderiram às manifestações, isso porque as manifestações já transcendem a pauta da redução de passagens. Muita gente se manifesta contra a corrupção, esse combate não é de esquerda ou de direita, é uma luta de cidadãos éticos.

Além disso, achar que ir contra o aumento de passagem é por essência uma atitude de esquerda é um argumento simplório, ao meu ver.

Ora, um cidadão de direita pode também achar que o aumento é abusivo, que está caro demais e que deve ser reduzido. O subsídio em si, realmente é uma prática que tende a se enquadrar no campo da esquerda, por ser uma intervenção estatal. Mas boa parte das correntes de direita admitem em alguns casos a intervenção estatal, afinal estado mínimo não é estado inexistente. A exemplo temos muitos casos de subsídios como os agrícolas nos EUA.



Roberto Moraes disse...

O vídeo evidentemente é parcial. É de opinião. Qual o problema?

Acreditam em imparcialidade onde?

Percebam que voltamos sempre ao ponto de partida.

É uma visão diferente do que tem visto e lido, especialmente, mas não exclusivamente na mídia corporativa que te vende um visão de imparcialidade.

Concordo que a reclamação contra o aumento das passagens não é de direita e nem de esquerda. Reclamações deste tipo, em alguns, não do atual momento, pode ser de direita.

Passagens mais caras para quem pode pagar mais e de graça ou de menor custo para quem pode pagar menos ou não pagar, isto sim é ser de direita ou esquerda.

Simples assim.

A sociedade se organiza por interesses. Cabe a mediação da política, através dos governos, mediar este processo, onde naturalmente, que tem mais, pode mais pressiona mais, obtém mais, ameaça mais e até rompe o que consideramos como democracia para garantir suas vantagens se apropriando do Estado.

Daí surgem concessões que podem complementar o Estado, sendo regulado por este, ou se apropriar dele sem regulação para obtenção dos lucros sempre maiores.

Defender isto é ser de direita. Defender o direito de quem tem menos é ser de esquerda.

O debate é amplo, mas, engraçado, você não vai vê-lo nunca nas mídias que se dizem imparciais e neutras.

Será por que?

A postagem do vídeo cumpre assim, seu papel, mas, deve servir mais que para um deleite interpretativo, deve servir para efetuar as mudanças que necessitamos.

Claudio Kezen disse...

O vídeo é interessante sim, parcial, mas traz boas reflexões. Eu acho que o comentário do Gustavo é importante, lúcido e muito pertinente.