sábado, julho 27, 2013

Sobre o acidente ferroviário na Espanha

1) O sindicato dos maquinistas informou que naquele trecho da ferrovia, a estatal espanhola Renfe, não instalou o sistema que controla automaticamente a velocidade, freando o trem se ele estiver acima do limite.

Obs.: O fato de dizer que não existe naquele ponto, induz a pensar que o sistema existe para outros trechos, o que torna, o trabalho do maquinista, vulnerável, conforme diversos outros fatores possíveis e que acabam por contribuir para aumentar o risco. Apesar disto, o maquinista, antes mesmo das investigações serem concluídas está sendo acusado de homicídio por imprudência.

2)  Com o acidente, a espanhola Renfe, interessada em participar do projeto trem-bala no Brasil será excluída da concorrência, caso o projeto seja levado adiante, porque o edital barra operadoras responsáveis por acidentes fatais nos últimos cinco anos. No caso do acidente em Santiago de Compostela, o acidente matou 78 passageiros do trem de alta-velocidade.

3) A Renfe é uma estatal de transporte ferroviário, como foi a nossa Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Aliás, na Espanha, muitas empresas estatais funcionam na área de transportes, de ferrovias e também de rodovias com autovias (auto-estradas) de grande porte e circulação.

Veja abaixo o vídeo do instante do acidente:

Um comentário:

Anônimo disse...

Impressionante a imagem desse acidente, total negligência do maquinista, mas deveria haver algum dispositivo eletrônico para evitar essa "falha" humana.