terça-feira, fevereiro 17, 2009

Além dos terceirizados, os substitutos

Fala-se muitos nos terceirizados, sem dúvida os maiores problemas no servicço público municipal em Campos, através dos contratos com as Fundações José Pelúcio, Cruz Vermelha, etc. Porém, na Prefeitura de Campos há uma figura jurídica pela qual se faz contratação de pessoal, diretamente, sem intermediação de fundação, onde há questões estranhas que precisam ser melhor explicadas: a substituição. Aparentemente, para um leigo trata-se de contratação temporária para período pequeno com objetivo de repor mão-se-obra em férias, licença ou algo do tipo, mas parece que não é assim que funciona por aqui. Segundo informações há gente nesa situação há cerca de uma década. Outra fonte, também muito bem informada diz que, nesta situação haveira mais de mil casos. Hoje, uma destas contratadas, num programa de rádio local, que atua na área de saúde, disse estar nesta situação há vinte anos e estava reclamando que teria tido seu pagamento suspenso e pedia que a prefeita olhasse com carinho para este caso. O blog confessa que até então não tinha dado importância para a fonte, mas agora passa o caso para nossos bem informados leitores que devem ter novidade sobre o assunto: o caso dos substitutos na Prefeitura de Campos. Será que o MPE está informado sobre o assunto? Nosso advogado-blogueiro Cleber Tinoco também poderia ajudar. Os blogs servem também para investigar e aprofundar o conhecimento sobre determinada situação.

15 comentários:

Anônimo disse...

Na área da saúde é comum e enorme a tal da folha de substituição. Também ainda existe a tal "folha de linha", uma outra vergonha e sobre a qual, pelo que sei, não há nenhum tipo de controle. Ou seja, para moralizar essa prefeitura, é preciso que a implodam.

Clube de Leitura Alexander Seggie disse...

Roberto, os substitos existem e pelo que eu sei estão todos lotados na área da saúde. Quanto a mais de 20 anos, acho exagero, pois estaríamos em 1988, antes portanto da obrigatoriedade de se fazer concursos públicos. Se essa substituta tem realmente mais de 20 anos, deveria ser estatutária.

Anônimo disse...

Soube que a Secretaria de Saúde já encaminhou listas de substitutos ao MPF, por força de requisição.

Anônimo disse...

Faço substituição na saúde, não tivrmos direito a 13º, não recebemos o mes de janeiro e o pior é que não sabemos se vamos receber fevereiro. Foi pedido para não saírmos da saúde, e aí quem vai nos pagar?

Anônimo disse...

Roberto modo de contratação, com o fito de maquiar a prestação de serviços junto ao ente Público, através de contratações temporárias e intermináveis, muitas vezes por firmas ou pelo próprio ente Público, somente prejudica o trabalhador - hoje fui informado or uma senhora que prestou serviços para o Município por mais de doze meses, e, o INSS informou que não teria direito a benefício, tendo vista enfermidade, vez que empresa que a contratou não recolheu a cota previdenciária.
Fernando Torres.

Anônimo disse...

bom ja vi em varios assuntos separados deste ou não sobre os substitutos...
Vão mudar sim todo mundo...e vão entrar quem trabalhou em campanha...
isso é uma vergonha, mas a vergonha não é mais motivo de desistir de seus interesses...
A vergonha agora só é estampada em quem tem ela na cara...
ou seja vergonha na cara...
saber ser ético é raridade e vale ouro...
e infelizmente esse governo entra sem esse detalhe de riqueza e nobreza...
pena que esse detalhe seja tão fundamental, para crescimento de uma cidade. Pena que esse sentimento de impunidade esteja diante de nós.
LEI DOS MAIS CAROS, LEI DOS CHACAIS, LEI DOS QUEM TEM MAIS....
LEIS QUE VALEM RENDA POR 4 ANOS E NADA A MAIS...
nada a mais com a cidade, nada a mais com a população, nada a mais com nada...a não ser para que trabalhou "ARDUAMENTE " na campanha e merece receber as glorias por 4 anos com beneficios e juros e correções monetarias...
to envergonhado de estar aqui nessa cidade...que pena...

Anônimo disse...

anônima das 12:31, devemos bus car e preparar uma terceira via comprometida realmente com mudanças, aí sim teremos uma nova Campos,não podemos esquecer todos eram um grupo só não podia ser diferente, 4 anos passa rapido.

Anônimo disse...

O que mais lastimável em toda essa situação, se é que isso é possivel, é que eu não sei bem a quem esse pessoal da saúde atende, pois eu e toda minha família (com dificuldade) e a maioria das pessoas com que me relaciono, pagamos plano de saúde. As pessoas de menos poder aquisitivo que conheço, nunca conseguem vaga, exames, etc. Tem que pagar o tal da consulta social e tb. para fazer exames é o mesmo problema.
Ai então fica a pergunta, quem são as pessoas que estes milhares de trabalhadores da saúde atendem?
O palpiteiro disse no rádio que tem 9 alunos para cada professor e quantos funcionários da saúde para cada usuário?
E o saco de farinha já está quase estourando...

Anônimo disse...

É impressionante o grau de corrupção e descaso com o funcionalismo em Campos. Gostaria imensamente de ouvir a expressão "apurar responsabilidades" porque se as situações existem é porque pessoas agiram ativamente ou se omitiram.
Acredito que se fizessem um ranking de corrupção nas prefeituras do país, o honroso primeiro lugar ficaria conosco. É um mar de fraudes, ilegalidades, golpes milionários, escândalos em licitações, a podridão da máquina administrativa supera as piores expectativas. O que será de nós? Teremos que continuar a conviver com a impunidade? Os responsáveis devem resarcir o erário e ser PRESOS, só assim será possível melhorar a nossa imagem dentro e fora do município.

Cleber Tinoco disse...

Roberto,

Não sabia da existência desta nova categoria de servidores. Soube por um amigo que os servidores efetivos, quando se ausentavam por algum motivo, eram substituídos por prestadores de serviço. A contratação do serviço específico, sujeita às disposições da Lei de Licitações (Lei 8666/93), eternizou-se. Trata-se, na minha opinião, de mais uma burla ao princípio constitucional do concurso público.

Anônimo disse...

NA ÉPOCA QUE A COORDENADORA JOILSA ATUAVA, NAS FIRMAS DO ESTADO ACONTECIA MUITO ISSO,PRINCIPALMENTE COLOCANDO PARENTES DELA!NA PREFEITURA NÃO VAI SER DIFERNTE COM ROSINHA GOVERNANDO!ALIÁS A EX-COORDENADORA JÁ SUBSTITUIU ALGUNS ONDE ELA ESTA ATUANDO.......

Anônimo disse...

tambem faço substituição estou indo p/o trabalho a pé pq não recebemos o mes de janeiro e a ordem foi p/irmos trabalhar é verdade que não temos direito a férias, décimo terceiro etc.enfim a situação é bem pior do que a dos tercerizados nem saqbemos que realmente vamos receber!!!ha e tem mais EU TRABALHO NÃO SOU FANTASMA NÃO ASSIM COMO CONHEÇO MUITOS QUE ESTA NA MESMA SITUAÇÃO QUE EU QUETAMBEM TRABALHAM TODOS OS DIAS E QUE TAMBEM NÃO RECEBERAM.

Anônimo disse...

Tb sou substituiçao e é um absurdo estamos janeiro sem receber e nem sabe se vamos receber. A cada dia que passa so vai piorando a nossa situaçao pq as contas nao esperam. E vamos no departamento responsavel pela enfermagem e ninguem sabe nos dizer nada apenas falam que não tem previsao. Como nao tem previsao? Trabalhamos todo dia, tem que responder isso para quem náo trabalha. Estamos lá dando nosso sangue para que a saúde não pare, para que a população não morra por falta de atendimento. Será que se nós pararmos de trabalhar eles irão fazer o nosso serviço? Fica no ar essa pergunta.

Anônimo disse...

concordo com o cidadão acima tambem sou substituição trabalho todos os dias,amo minha profissão,mas p/não faltar ao trabalho tive que pedir dinheiro emprestado para pagar passagens estou com minhas contas atrasadas e passando necessidades estou sem receber desde janeiro e preciso desse trabalho p/sobreviver por isso me submeto a ir todos os dias trabalhar sem saber se vou receber;é verdade que a ordem é continuar trabalhando,mas até agora pagamento NADA!!!

Anônimo disse...

concordo com o cidadão acima tambem sou substituição trabalho todos os dias,amo minha profissão,mas p/não faltar ao trabalho tive que pedir dinheiro emprestado para pagar passagens estou com minhas contas atrasadas e passando necessidades estou sem receber desde janeiro e preciso desse trabalho p/sobreviver por isso me submeto a ir todos os dias trabalhar sem saber se vou receber;é verdade que a ordem é continuar trabalhando,mas até agora pagamento NADA!!!