sábado, fevereiro 21, 2009

Situação de emergência pelas cheias foi adiada por mais 90 dias em Campos

O Diário Oficial (D.O.) do município de Campos trouxe ontem, o decreto 36/2009 prorrogando a vigência da situação de emergência no município de Campos dos Goytacazes, por outros noventa dias. A situação de emergência anterior tinha sido decretada em 28 de novembro de 2008. Algumas indagações? Seria mesmo necessária a prorrogação desta situação? O que ela traz efetivamente de retorno para o cidadão? O que ela viabiliza de supressão de exigências de controle e de facilidades para a gestão pública municipal? Não creio que o executivo esteja interessado em expedientes mais “soltos” em termos de legislação. Porém, é como disse ontem, o deputado Miro Teixeira em um artigo ontem, em mídia nacional: “no que eu creio só importa para mim. A transparência é exigência constitucional e assim deve ser praticada por todos”.

11 comentários:

Anônimo disse...

Para eles é ótimo, pois todos sabemos que nos períodos de "Emergência", tudo é comprado sem licitação. Tudo mesmo!

Uma vergonha!

Haja óleo de peroba!

Anônimo disse...

Amigos do Blog:

Afinal de contas, e as escolas Municipais?

Ainda ficarão a mercê das indicações para diretora das mesmas sem qualquer critério?

Chamam isso de moralidade?

É uma pena que o coronelismo ainda hoje seja realidade em nossa triste e desigual cidade.

Ainda por cima, numa cidade onde a prefeita Diz que governa, mas todos sabem que quem governará e fará o que quiser é o "bolinha" arrogante e prepotente.

Um assombro para a política nacional.

Mas venhamos e convenhamos: Campos jamais deu bons exemplos de moralidade, e porque haveria de dar agora neste momento?

Anônimo disse...

Essa situação é cômoda e conveniente demais.

Parece que os prefeitos eleitos de nossa cidade não incomodam-se diante do sofrimento alheio, principalmente depois de terem alcançado os seus objetivos eleitoreiros.

Poderiam começar a pensar em melhorar os desníveis encontrados em nossa cidade, principalmente por bons exemplos, que na verdade custam a aparecer e quando aparecem, são suprimidos.

As cheias locais são uma constante no calendário municipal e o que deveria ser feito, urgentemente, seria a construção de abrigos municipais que poderiam ser usados como abrigos nas épocas de emergência e como escolas e até mesmo como uma "avenida do Samba" para o carnaval de nossa cidade sofrida.

Parece que falta boa vontade política, principalmente por parte daqueles que tem condições de proporcionar melhores condições de vida àqueles que servem e que são lembrados somente nas horas das eleições.

A miséria em nossa terra é uma constante e parece ser mantida por conveniência, pois os malditos Royalties adubam os nababescos cofres públicos municipais, atraindo a atenção daqueles que querem chegar ao poder não para promover o bem estar comum, mas somente para promover o bem estar de sua parentela, de sua prole e dos bajuladores de carteirinha e até mesmo dos bajuladores anônimos, embusteiros e pseudosábios.

A miséria humana parce ser a condição mais favorável aos regimes políticos de nossa terra, pois desde os primórdios da exploração canavieira, a mesma é mantida e disseminada como força geradora do trabalho barato aos detentores da terra.

O próprio Bezerra de Menezes, numa de suas falas na Assembléia Legislativa afirmou ser Campos dos Goytacazes dotada de políticos que estavam macumunados com os interesses do grupo explorador do sofrimento escravo em detrimento do acúmulo de riqueza dos senhores usineiros.

Assim sendo, é por essa e por outras que a nossa cidade custa a desvencilhar-se dos grilhões exploradores que assolam os lares dos desaventurados chefes de família que são explorados e arruinados mesmo nos dias de hoje, principalmente pela classe política que finge fazer algo, mas que na verdade, usa e abusa desta situação para acumular bens e posses.

Por isso, a psicosfera de nossa cidade é pesada, pois a mesma foi criada pelo fruto da exploração do índio e do negro através do derrame de sangue e este clima, perdurará por grande período, pois estamos colhendo os frutos da invigilância e da falta de compromisso do passado.

Cabe aos homens de boa vontade, comprometidos com a verdade e com a impessoalidade administrativa, serem ousados e tornarem a nossa cidade mais fértil de ações que promovam o bem estar comum.

Na verdade, "a cada um é dado segundo suas obras", óntem, hoje e sempre.

Tenho dito!

Anônimo disse...

Perguntinha que não quer calar:

Fazer greve de fome é atitude adulta ou é atitude de "garotinho" ?

Aguardo respostas, ok.

Anônimo disse...

Perfeita a última postagem de "o olho que tudo vê"... Os grandes bolsões de miséria em constante expansão no município é providencial. A falta de perspectivas, de sonhos, de trabalho dígno e, por conseguinte, a falta de comida na mesa, que às vezes, nem mesa tem, serve apenas aos oportunistas de plantão, que se fartam dessa miséria!
Recebí um email falando dos "donos" da Bahia (sarneis), do
Maranhão (magalhães)... Breve, espero que não, teremos garotinhos, que não quer só um município ou um estado. Ele "quer" ser dono do país!!!

Enquanto o mercado do voto não acabar,e chamo atenção para os "miseráveis" que não fazem parte dos citados acima mas aqueles desprovidos de consciência política e social,que também vendem seu voto, teremos politiqueiros donos. Infelizmente!!

Anônimo disse...

Parabéns Roberto!!!
Seu blogue tem mais audiência que a "Globo". Estou a mais de uma hora lendo textos blogados e comentários. Não do conta de ler tudo. É impressionante como o povo, será que são apenas alguns, os mesmos? Não importa, como eles demonstram indignação diante dos temas e das provocações que você faz. Gostaria que você publicasse alguma coisa sobre a concessionária que faz a manutenção e cobra pedágio na BR-101 aqui em Campos. Talvez com um debate fervoroso como os que tenho visto aqui no seu blog,consigamos uma solução para os moradores de Campos que moram ou trabalham nos distritos além Guandu. Não são tão poucos, talvez nem acessem o seu blog, mas nós que acessamos podemos incomodar. Você aceita o desafio?

Anônimo disse...

Quem disse que a Sra. Prefeita está com o mesmo discurso da eleição, com a preocupação de ver a cidade com suas melhorias e, principalmente, com o cuidado que deveria ter com a situação emergencial? Ah, minha gente sofrida, as autoridades se esquecem que o povo anda triste. As reflexões tão aplaudidas na época da eleição e constadas na publicação: MEU COMPROMISSO COM CAMPOS, de Rosinha andam esquecidas nas prateleiras empoeiradas.Assim ela começa: " Ser prefeita é uma missão".

Anônimo disse...

Tem um lugarzinho por ai que está castigando os motoristas de ambulância, é que se a ambulância quebrar durante o seu dia de trabalho, ele é obrigado a pagar o concerto. Gostei muito dessa idéia, pois muitos deles acabam com as mesmas para ficar sem trabalhar. Infelizmente o ser humano está longe de pensar no seu próximo!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Roberto, o Prefeito prorrogou por mais noventa dias - mas certamente o numerário que será gasto para solucionar os problemas emergenciais, será demonstrado no portal do Município, para que os Campistas possam avaliar o que foi gasto, pago a qual ou quais empreiteiras.
Será - Veremos.
Fernando Torres

Anônimo disse...

Creio eu que deve haver uma base legal para prorrogar por mais noventa dias a emergência. Se há necessidade dessa prorrogação aí são, como se diz no popular, "outros quinhentos". O fato é que estou esperando com ansiedade o tal "Portal da Transparência" que na minha opinião já existe: é o próprio site da prefeitura, no ar há alguns anos, não havendo pois nenhum motivo para as informações importantes para os cidadãos não serem nele colocadas, não havendo necessidade de nenhum projeto específico. A prefeitura tem um órgão, o CIDAC, com todas as condições técnicas de, se a prefeita quiser, colocar essas informações em menos de uma semana, no ar, em tempo real, on line. O resto é pura perolação, conversa mole para boi dormir.