quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Professor da rede estadual reclama “simulação da presença de alunos”

O blog recebeu de um professor da rede estadual a seguinte reclamação: “Ao chegar ontem (09/02/2009) na escola estadual em que leciono, fomos informados pela diretora da mesma sobre o os procedimentos a serem tomados por nós, professores, com relação ao início do ano letivo na rede estadual de ensino. Pasmem: Fomos orientados a estarmos presentes na escola 03 vezes esta semana e 03 vezes na próxima semana para cumprirmos nosso horário e posteriormente, assinarmos o ponto para confirmação de nossa presença na mesma. Segundo a diretora, os alunos retornarão na próxima semana, a partir de 16/02/2009 e nós professores, deveremos, mesmo na existência de uma presença reduzida por parte dos alunos, registrar em nossos diários como se os mesmos estivessem presentes na escola, contando-se retroativamente à partir de 09/02/2009. É certo eticamente proceder desta forma? Visto que esta prática na "educação" é encontrada e mantida por muito tempo na rede educacional do Estado, comprometendo a meu ver, o estabelecimento da verdade, uma vez onde a "educação", com esta prática é fundamentada em mentiras, praticadas "licitamente" por parte dos professores através de ordem expressa de sua direção. Questiona-se tal prática, até mesmo para efeitos legais, onde uma vez, dando-se presença a um referido aluno, o mesmo pode até ser absolvido e considerado inocente se estiver participado de algum ilícito, visto a sua suposta presença nos bancos escolares naquela referida data. Que "Educação" é essa?”

14 comentários:

Anônimo disse...

Acho que essa diretora deve ser um pouco inexperiente. Com a chegada da chamada eletrônica, já em uso em algumas escolas no Rio, a artimanha para manter os números de alunos elevados e, por conseqüência, garantir uma maior verba da merenda, é abarrotar as turmas no início do ano letivo. Há escolas em que todas as turmas estão começando com 65 alunos em média.

Anônimo disse...

Há alguns anos atrás, eu vivi essa situação, mas eu coloquei todas as faltas ,fui verdadeira.A diretora veio falar comigo, que caso eu não tirasse as faltas, teria que pagar no sábado.
Eu disse :
- Tudo bem!
Os anos se passaram e eu estou aguardando até hoje para repor essas aulas.
Meu apelido é Cri-Cri, pois dizem que crio muito caso.
Realmente o certo hoje é o errado, e o que é errado é tido como certo.
Infelizmente,a pressão em todos os setores é tão grande que muitos se cansam de ser honestos, preferem agir como a maioria ,erradamente.

Anônimo disse...

O correto ao meu ver, é lançar as faltas, pois o professor compareceu e sem essa de professor ter q repor aula. Se o estado quiser pagar hora extra (o q duvido muito)ai sim reposição.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Não. Nâo é certo éticamente não.
É ERRADO. É CORRUPÇÃO SIM.
VAMOS ACABAR COM ESTA MANIPULAÇÃO ENQUANTO É TEMPO!
Se Campos mudou vamos ver agora! Acabou a brincadeira.

Perdi dois empregos no Estado justamente por causa disso.
Acumulava duas matriculas, coordenava uma escola particular e minha avó veio ficar comigo para tratamento médico. Pedi licença sem vencimentos. Teria que aguardar em exercício. Ora, se eu estava precisando da licença naquele tempo, esperar o quê? Bem, tá na hora da corrupção atuar. Afinal burrocracia srve a corrupção: Ou Rosângela empurrava com a barriga, ou daria um atestado de doente(ora, eu que pela Graça de Jesus não fiquei doente a esse ponto, ia sujar meu currículo de saúde linda que Jesus sempre me deu?)
Bem, falei a verdade. E perdi duas matriculas no Estado.
Mas durmo tranquila e posso estar aqui como jumenta e minha ficha limpa!

Agora, amos avaliar isto aí...( que está errado sim... e tem que concertar... mas que seja tudo com verdade, integridade e humildade. Bom senso em primeiro lugar. Sentar e resolver à luz do dia.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Quanto a amada Luciana Marques dizer que ela é tida como cricri.... Ah, minha filha, e eu que sempre fui tida por pessoa "complicada", que quer "trazer confusão"!!!
Ou os blogueiros pensam que eu estou aqui por acaso ou caí de para quedas??? Teria muito o que fazer para estar perdendo tempo, não?

Amada Luciana, você não gostaria de aderir ao grupo das jumentinhas para ver esta Campos linda? Nada a ver com religião opressora, hein? inclusive nenhuma instituição me quer e muito menos, eu. E olha, nem precisamos nos encontrar e nem nos reunir para nada. ABAIXO "RUIN IÃO" ARCOS IRIS DE NADA A LUGAR NENHUM!!!
HEHEHEHE

vamu que vamu... que agora vão começar as denúncias... tenho material para muitos anos....
e vou me vestir de jumenta sim,pois não quero morrer agora.
Vamu que vamu.

Rosinha, Auxiliadora, bota ordem nesta casa. Chega de professor ganhar sem trabalhar! Que negócio é esse? È isso ai: VERDADE! INTEGRIDADE! HUMILDADE! e sai da frente que vem pedra........kkkkkkkkk

Anônimo disse...

É como digo: fingem que ensinam, fingem que aprendem e fingem que remuneram...
Uma vergonha total.
Jumenta vc. está ofendendo o quadrúpede que não pode ser comparado a vc. e também a nós por achar que Rosinha e Auxiliadora são capazes de resolver algo!
Olha o gás de pimenta aí gente!
Aproveitando este espaço do desabafo, gostaria que a prefeita e todos seus familiares, bem como todos os demais políticos da cidade se por ventura necessitassem de ir ao banheiro público da rodoviária Roberto Silveira como eu fiz hoje de manhã... Sem comentários, vcs. podem imaginar como é aquilo lá?
E somos a capital do petróleo...
O saco (único) esta ficando cada vez mais cheio, de farinha, é lógico!

Anônimo disse...

Jumenta, o texto diz: Professor da rede estadual. O que Auxiliadora e Rosinha tem haver com isso?
Jumenta = Eterna puxa-saco.

Anônimo disse...

Cara, essa tal de Rosângela é um "saco". Ela anda poluindo todos os blogs com comentários, bestas, a maioria sem sentido e quando há algum sentido é para "puxar o saco" dos Garotinhos. Já passou da hora dos blogueiros boicotarem essa jumenta...Ahrggggg....Ô porre!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Prof. Roberto Moraes e amigos do blog:

Esta prática imoral relatada acima e que ocorre em algumas escolas estaduais são um convite ao ócio e ao descompromisso com os pressupostos educacionais, principalmnente, no tocante à falta do cumprimento com a verdade.

Eu, como professor, coloco falta mesmo e acho que todos tem que ser comprometidos com a verdade, principalmente, quando estamos falando e vivendo a educação de nosso País.

Hoje, o Estado fala em informatização das salas de aula e controle de presença via sistema informatizado, mas há na maioria das escolas grandes distorções estruturais na relação Estado-professor, as quais colocam a necessidade de modernização em segundo plano, pois o que a classe profissional tanto necessita é de valorização através de uma política administrativa capaz de reformar os desgastes entre Estado e docentes tão acumulados ao longo dos anos: (pagamento da nova-escola; plano de cargos e salários a serem revistos).

Informatização do sistema educacional sim, principalmente com relação às bases de sustentabilidade que a informatização necessita, tal como o preparo das condições físicas das unidades escolares para tanto. Poderiam tornar realidade também, a implantação e utilização do "diário eletrônico" como forma de simplificar o trabalho docente, além de fazer com que assim, haja mais tempo disponível para outros afazeres que a classe desempenha no cotidiano escolar.

Sou professor e apesar dos pormenores encontrados, amo o que faço e faço o que amo, pois sei que estou contribuindo para a melhoria do meu País através de meu trabalho.

Abraços e obrigado.

Anônimo disse...

Roberto, boicote aos quadrúpedes, já!

Anônimo disse...

O Professora, denuncia a seus superiores. Não de presença. Bata de frente com sua diretora. Mas, ao mesmo tempo, não falte as aulas e não desfrute de ponto facultativo e procure comprovar-se se o conteúdo des seus ensinamentos estão sendo assimilados. Não seja hipócrita, em momento nenhum.

Falo com a autoridade de viver e conviver com o ensino público estadual há 25 anos. HIPOCRISIA NÃO!

Douglas Azeredo disse...

Um amigo, professor de uma escola localizada na cidade do Rio de Janeiro onde já foi instalado o sistema de chamadas informatizado me relatou o seguinte:
A secretária estadual de educação esteve na escola para apresentar o sistema, onde o aluno entra na escola e passa o cartão no leitor, assim sua presença fica registrada, entretanto os professores e funcionários da escola, terão que vigiar o aluno para que ele realmente entre na sala de aula, ou seja, vigiar durante a aula, durante o intervalo. Essa é a função do professor, do pessoal do apoio, da merendeira?
Este meu amigo questionou a secretária estadual de educação perante todos os colegas de profissão e autoridades presentes, se professor agora teria que vigiar piru e perereca (desculpe o termo, mas o usado foi pior) de aluno, a secretária fingiu não entender, ele perguntou novamente, se professor agora teria que vigiar alunos dentro de banheiro.
A secretária disse que não é assim que se educa, o professor respondeu que educação se trás de casa e cadê a verba para os quadros brancos, para a manutenção dos computadores que estão com as salas fechadas, entre outros questionamentos. A secretária estadual de educação respondeu dizendo que não estava ali para se ofendida. O assunto rendeu...

Caro Roberto, peço desculpas pelos termos chulos utilizados, mas isto é um fato verídico, que bem informado que você é, talvez já saiba e retrata como a educação é tratada no estado do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Ninguém merece mais esta tal de Rosângela " discípula sempre aprendendo". É cabeça dura! Não aprendeu ainda? Não aprenderá!
Chega de tanta besteira. Ela passa o dia postando bobagem nos Blogs, que para mim, já estão perdendo a confiabilidade das informações.
Confude Professor da rede oficial (Estadual) com o município. Para!
precisa ler mais, se informar mais e escrever melhor. Quem é que não sabe quem você é?

Prof. Lucas de Paula Almeida Gracyahn.

Anônimo disse...

Prof. Roberto Moraes:

A colocação feita pelo colega "DouG", reforça muitos questionamentos que estão sendo feitos no momento entre os professores da rede estadual de ensino.

Há escolas que não conseguem sequer controlar quem entra pelos portões das mesmas, sem falar que é quase que impossível, pelos moldes atuais, o controle e permanência do aluno dentro da sala de aula.

Mais uma vez concordando com o "Doug", educação é uma questão de "berço" e deve ser ministrada amorosamente pelos pais que preocupam-se com o futuro de seus filhos.

Há ainda o problema da delegação de competências dentro das escolas, pois professor, a meu entender deve cumprir sua obrigação profissional em promover a educação através do despertar de interesses e valores à classe discente, não cabendo única e exclusivamente a função de "educar" no sentido relacionado à função familiar, tão degradada e tão negligente com seus próprios filhos.

Sigamos em frente em nossa tarefa e apesar dos pesares, não devemos desanimar, mas sim, trabalhar, buscando equacionar as distorções educacionais em nosso País.

Abraços e obrigado.