quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Reitora do IFF negocia parcerias na França

Depois de inaugurar em Luanda, junto com o presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, o primeiro de cinco Centros Profissionais que o Instituto ajuda a estruturar naquele país africano, a reitora do IFF, professora Cibele Daher Monteiro, atendendo convite da Prefeitura de Quissamã e da direção do Centro de Formação Contínua da Escola de Colmar e da Associação dos Hoteleiros e Proprietários de Restaurantes de Haut-Rhin nos arredores de Paris por lá negocia convênios de cooperação de interesse da região. A idéia da Prefeitura de Quissamã é que o Núcleo Avançado do IFF em Quissamã construído pela municipalidade e operada pelo Instituto Federal Fluminense inclua na sua formação além dos cursos técnicos de eletrônica, segurança do trabalho e Turismo, uma formação ligada a área de Gastronomia que possa alavancar ainda mais, o projeto ligada ao complexo turístico da Fazenda Machadinha unindo o conceito de turismo histórico, cultural e rural ao de gastronomia com uma das principais escolas do setor que estão naquele país europeu. A idéia é ainda, usando o campus Cabo Frio do IFF, ajudar a estabelecer um link com aquele balneário, que já recebe grande fluxo de turistas nacionais e estrangeiros fazendo com que estes turistas estiquem e participem de um novo roteiro turístico mais ao norte do estado. A professora Cibele e a delegação brasileira retorna ao Brasil neste final de semana.
PS.: Primeira foto a reitora do IFF, Professora Ciebel Daher com o Sr. Daniel Furth professor do curso de cozinha da famosa escola de Colmar. Segunda foto a delegação brasileira e a turma de formandos de cozinha da escola de Colmar.
PS.: Atualizado às 13:48: ainda sobre o trabalho da delegação diz a professora Cibele:
"O objetivo da missão é uma visita técnica de forma a compreender como se organiza a área de Hotelaria e Restaurantes (para eles não é gastronomia, pois trata-se de uma formação superior e não uma qualificação técnica) e, também fechar um Protocolo de Intenções com vistas a uma futura parceria que possa oportunizar intercâmbio aos professores destes cursos do IFF, de forma a fortalecer a sua formação. Há também interesse em conseguir ajuda para fomentar o Centro de Línguas, que deverá ter também o Francês entre as suas possibilidades de oferta. Pretendemos ainda organizar um Seminário Internacional, em que possamos unir Angola, Brasil e França e tratar do tema da Educação, Cultura e Ambiente nestes três países".

6 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Gente... olha a França aí... lembrei de "pato com laranja", da festa do blogueiro (gostei do chapéu de mestre cuca... muita idéia legal... mas... vamos ao assunto que INTERESSA: IFF NA FRANÇA! Lembro-me agora( não podemos começar frase com pronome...Que pronome mesmo?).
Bem, iff me lembrou SE... em inglês... If for feita esta parceira com IFF vai ser bom para o IFF ou para a França?
O povo quer saber.

Anônimo disse...

Comentário das 2:04 PM ignorado.

Anônimo disse...

Ignorei o comentário da Jumenta.

Anônimo disse...

Muitas portas abertas de repente não dão conta de uma excelência na Educação. Cuidado. Sei que esse comentário não será postado.Sou amiga da Rosângela e quero ser crítica como ela.

Anônimo disse...

Repudio o comentário da Merijane Lisboa que é amiga da jumentinha Rosângela, portanto, farinha do mesmo saco.

Anônimo disse...

Ignoro o comentário da senhora Rosângela - discípula aprendendo..., quero participar da campanha para o moderador retirar todos os comentários desta senhora. Quando começa a votação?