quarta-feira, fevereiro 25, 2009

O cometa Lulin

Assim o Marcelo Esqueff remeteu a informação e as fotos do registro da passagem do Cometa Lulin. Ele já havia informado aos leitores deste blog que o Lulin esteve em sua aproximação máxima à Terra (60 milhões de quilômetros da Terra) ontem, 24/02/2009. Ainda segundo Macelo, o cometa Lulin poderá ser visto ainda, com facilidade, até a próxima sexta-feira, 27/02/2009: "Profº Roberto Moraes, apesar das dificuldades tais como poluição atmosférica e luminosa, aí estão as fotos que lhe prometi. Participaram desta tarefa Isaac Esqueff, José Esqueff, Jorge Esqueff e Marcelo Esqueff, todos astrônomos amadores, porém teimosos e persistentes. As fotos são de livre utilização, e me sinto honrado em presenteá-lo, reconhecendo sua contribuição pelo sucesso do blog, cujo objetivo principal, a meu ver é expandir conhecimento, aprendizado e cidadania. Abraços, Marcelo Esqueff". O blog agradece pelas referências e pela contribuição. PS.: Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas.

17 comentários:

Anônimo disse...

Interessante como existem pessoas que divulgam conhecimento e informação sem nada exigir para tal. Os jornais e TV's pouco ou nada comentaram sobre o cometa, ao contrário do resto do mundo civilizado. É um belo registro para os campistas que gostam de observar o céu. Parabéns pelo trabalho fotográfico e pela sua divulgação para todo o mundo.

Márcio Antunes

Anônimo disse...

Cometas, viajantes do cosmos.
Atraves de estudos eles ajudam a desvendar os mistérios do início do universo.

Bom post.
parabens a todos .

Anônimo disse...

Realmente produzir este material fotográfico com um equipamento amador, sem telescópios e lentes super potentes é uma tarefa que merece aplausos. Muito bom. Todos da família adoraram esta iniciativa, tanto da equipe produtora em criar este belo trabalho, quanto do blog em publicar o fato.

Carlos Alberto

Anônimo disse...

Informação ao blog:

Para localização do referido Cometa, foi usado o software freeware "stellarium", que pode ser baixado no baixaki.com.br; binóculos 10x50 (Bushmaster e Zenit) e um telescópio Refletor de 150mm, f5.0

Para registro fotográfico, utilizamos uma Sony Cybershot H-09, tripé fotográfico e muita, muita paciência para a façanha feita em plena Campos dos Goytacazes, com toda a poluição luminosa e atmosférica possível.

Fica aí o registro e os créditos aos "observadores".

Anônimo disse...

Bem colocado pelo anonimo das 12:34.
A mídia quase nada comentou sobre o fato, apesar desse cometa(verde) ser importante em termos astronomicos, ajudando a juntar as peças do quebra cabeça da existência .
---------------------------------
Aproveitando a oportunidade...cometas, estrelas, galaxias, buracos negros...!
Existem dois buracos negros enormes no asfalto na avenida felipe uebe.
Um deles( o maior) foi sinalizado com galhos de árvores para os motoristas.
O impressionante é que já se passaram uns 10 dias e nada foi feito pelas autoridades, que vivem a fazer propaganda sobre " tapação de buracos" na nossa cidade.
Com certeza somos os tetra campeões do Brasil em matéria de buracos nas vias públicas.
Parece um castigo tipo " nós merecemos isso ".
Será que custa tão caro gerenciar esse tipo de problema na nossa cidade ?!
Um representante de amortecedores confirmou que Campos, é uma das cidades onde mais se "gasta amortecedor" no Brasil !!!!
É uma vergonha nacional !
...stress, risco de vida, prejuízos...são algumas das consequencias desse "deixe pra lá".
Mas uma certeza nós temos:
O PREJUÍZO POLÍTICO É BEM CONTABILIZADO !

P.S. será que eles não percebem isso ?!

hunf

Anônimo disse...

Ao anônimo das 1:05 PM:

Procure utilizar o espaço da referida postagem "O cometa Lulin", apenas para comentar sobre o referido assunto.

Comentários divergentes e incongruentes à referida postagem de nada servem para enaltecer o esforço e a dedicação dos "envolvidos" no referido feito.

Se queres mesmo contribuir para que os buracos de Campos sejam tapados, entre em contato com a ouvidoria da prefeitura de Campos no site da mesma.

Obrigado.

Anônimo disse...

Tudo vira Garotinho e Arnaldo esta dificil debater neste blog aconteceu isso tembem com o tema "Uma edição duas capas".

Mas vamos ao assunto que importa, parabens pelo feito! Acho muito importante ser divulgado, não tinha encontrado na internet nada sobre o assunto.

Parabens ao blogueiro pela divulgação!

Gostaria de saber se tem algum grupo em Campos sobre o assunto, me falaram sobre o CEFET mas não tenho conhecimento.

Abs

Anônimo disse...

Sou o anonimo das 01:05.
Grande engano o segundo comentário do prof. Issac Esqueff.
Se observar bem vai perceber que meu comentário se divide em duas partes bem claras e objetivas.
A primeira, conforme o professor cita serviu " para enaltecer o esforço e a dedicação dos "envolvidos" no referido feito".
--------------------------------
Na segunda parte é feito um comentário procedente e verdadeiro sobre buracos(negros)na nossa cidade.
Lembrando que olhar para as estrelas é observar a grandeza maior do criador.
Entretanto esse "olhar" anda de maos dadas com qualidade de vida do cidadão.
Todas as atividades de qualquer comunidade refletem diretamente o modo de vida do cidadão.
Com certeza, se nossa cidade fosse menos "stressante" mais pessoas olhariam para o céu !
...como podemos olhar para cima sem a certeza do chão para caminhar ?!
...apenas usei objetos do primeiro post para encadear o segundo comentário !


hunf

Anônimo disse...

sobre seu infeliz comentário.

Se achas tão importante assim falar sobre os problemas estruturais do pavimento asfáltico de nossa cidade, acho que o anônimo deve encaminhar ao Prof. Roberto Moraes as considerações sobre o fato e assim, se o administrador do blog achar relevante, poderá abrir espaço para a discussão do problema em postagem específica e condizente com o assunto tratado em sua dúbia observação.

Acho que as postagens devem ser respeitadas assim como com relação às observações das mesmas nos comentários pertinentes aos assuntos propostos.

Resumindo: "Nâo confunda cú com bunda".

Abraços.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 1:05 e 6:03 PM:


Sei distinguir perfeitamente as partes de um diálogo e aproveito para ratificar minha posição sobre seu infeliz comentário.

Se achas tão importante assim falar sobre os problemas estruturais do pavimento asfáltico de nossa cidade, acho que o anônimo deve encaminhar ao Prof. Roberto Moraes as considerações sobre o fato e assim, se o administrador do blog achar relevante, poderá abrir espaço para a discussão do problema em postagem específica e condizente com o assunto tratado em sua dúbia observação.

Acho que as postagens devem ser respeitadas assim como com relação às observações das mesmas nos comentários pertinentes aos assuntos propostos.

Resumindo: "Nâo confunda cú com bunda".

Abraços.

Anônimo disse...

O cara acima confundiu não cú com bunda, mas fezes com papel.

Mas o senhor deve confundir caneta com martelo.

Fiz um comentário acima não fui respondido.

Vejo que o feito, não é nada.

Educação é tudo como diz minha mãe fale uma merda, mas fale com educação.

Abs[.]

Anônimo disse...

Fraterno Du R. :

Não tive a intenção de confundir como você sabiamente citou: "martelo com papel", visto que em sua postagem feita em 2:09 PM, sua pergunta não foi dirigida diretamente à mim, por isso, eu não havia lhe respondido.

Mas agora, percebendo que há interesse em saber da existência de um grupo de Campos voltado à astronomia amadora, posso responder-lhe que há sim.

Há no antigo CEFET Campos, hoje IFF Campos, o Clube de Astronomia Louis Cruls e acredito que maiores informações sobre o mesmo podem ser obtidas no próprio CEFET ou no blog do referido grupo: http://calc.zip.net/arch2009-02-15_2009-02-21.html e também no e-mail do referido grupo: calc@bol.com.br

Agora, você mencionou: "Vejo que o feito, não é nada". Nós, teimosos astrônomos amadores, compreendemos que as opiniões divergem com relação à natureza das pessoas. Assim sendo, com relação a sua afirmação a nosso feito, afirmo que "loucura é uma questão de ponto de vista".

Espero ter ajudado e aproveito para concordar contigo com relação a sua citação: "Tudo vira Garotinho e Arnaldo esta difícil debater neste blog..."

Abraços

Anônimo disse...

Acho que usar metáforas é fora de tom, para um blog que deixa espaço para um livre debate.

Agradeço pelas informações!

Anônimo disse...

QUESTÃO DE PRIORIDADE ?!
Nestes últimos meses tenho ido com grande frequencia a Lagoa de Cima, principalmente do lado de Ibitioca. Mesmo nos dias de semana, assim que a localidade começou a sofrer com as cheias, tenho estado lá com minhas crianças conversando com um ou outro morador. Nestas minhas idas e vindas fiz inúmeras amizades com moradores do distrito e pude sentir de perto o sofrimento em que estão passando aquela gente neste momento dificil.


Como se não bastasse as perdas materias decorrentes das cheias, o povo trabalhador que vive da pesca enfrenta a época do defeso. E não é raro as reclamações, sobretudo, do Poder Público quanto ao atraso e, mesmo, do não recebimento do subsídio governamental que lhes permitem a sobrevivência neste período. Mais ainda: reclamam da ausência de representantes da municipalidade no local, para prestarem ao menos um pouco de solidariedade.


Neste fim de semana conversei com vários moradores de Pernambuca, Lagoa de Cima e Ibitioca e perguntei-lhes se algum secretário tem ido lá saber dos seus problemas e das necessidades dos respectivos locais. A resposta unânime foi de que sentiam-se abandonados pelos setores responsáveis da municipalidade. Diziam-se que, de certo modo, estavam um pouco decepcionados com determinados secretários e políticos. Alguns chegaram a afirmar que o secretário que deveria lhes prestar mais assistência não gostava de pobres, que o negócio dele é atender aos ricos. Em todo momento da conversa ouvi os moradores (humildes trabalhadores) de forma absolutamente calada. Deixei-lhes desabafarem.


E olhem só o fato que motivou-me a escrever esta postagem: hoje pela manhã ao sintonizar no programa da Rádio Educativa, apresentado pelos jornalistas Gianinno Sossai e Jorge Luís, ouvi uma entrevista feita ao provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Sr. Benedito Marques. Logo no início da sabatina dos jornalistas, o provedor comentou sobre um convênio do Hospital de Apoio Manoel Cartucho, que também é administrado pela Santa Casa e que atente a pacientes de mais idade e de internação longa. Disse, entre outras coisas, que havia feito um convênio com a Secretaria de Meio Ambiente, no sentido de se fazer um bosque dentro da grande área que abriga o referido hospital de apoio.


Fiquei então a pensar "com meus botões": A Secretaria Municipal de Meio Ambiente não deveria estar priorizando ações junto a uma das Regiões mais sofrida e necessitada da cidade nos últimos meses (Lagoa de Cima)? Não deveria agilizar a questão dos que tem direito ao subisídio do defeso e ainda não receberam? Não deveria, neste momento em que águas dos rios e da Lagoa baixaram, para viabilizar melhorias nos acessos dos moradores a suas residências? Não deveria estar com ações voltadas para preservação de um dos mais ricos e belos eco-sistema do País, cobrando, por exemplo, da Águas do Paraíba uma ETE no local para evitar o despejo de esgoto na Lagoa?


Da mesma forma fiquei a pensar: será que o hospital Manoel Cartucho não precisaria de mais leitos, de mais recursos materiais? A construção de um bosque seria uma prioridade?


Lamentavelmente conclui que, infezlimente, na administração pública as ações nem sempre são uma questão de prioridades. Sem querer fazer absolutamente qualquer afirmação, fica-me parecendo que no serviço público existe trocas de favores e, até mesmo, de interesses, com tamanha falta de prioridades no meu particular juízo de valor. Mas, recuso-me a crer nessa hipótese! Vitor LOngo

Anônimo disse...

Para ser transparente não precisa de tempo
O atual Governo pregou a transparência na campanha, contudo observo que falta publicidade de alguns contratos administrativos. O princípio constitucional da publicidade rege a atividade administrativa, portanto é uma imposição, não uma faculdade do Poder Público. Nao estou aqui a cobrar a implantação do Portal da Transparência, mas, sim, a publicação em Diário Oficial dos atos e contratos administrativos. A população tem o direito de saber imediatamente quem executou e quanto custou o serviço de tapa-buracos das vias públicas, bem assim os valores pagos nas campanhas publicitárias em prol do verão na praia de Farol de São Thomé. Para ser transparente não precisa de tempo.

Anônimo disse...

A coisa tá ficando nebulosa:

Começaram a falar de cometa;

Falta de interesse da mídia no assunto;

Astrofotografia;

Problemas no asfalto da cidade = comentário indevido para o conteúdo da postagem);

Esclarecimentos sobre clube de astronomia amadora;

Necessidades de Lagoa de Cima e hospital Manoel Cartucho = comentário indevido para o conteúdo da postagem;

Em resumo: O assunto se perdeu astronomicamente e está meteoricamente sem rumo.

Abraços a todos.

Anônimo disse...

Prof. Roberto Moraes, por favor:

Faça algo com relação a comentários indevidos para as postagens, pois está virando balbúrdia.

Percebo que estão querendo pegar carona na calda do cometa.

Abraços.