sexta-feira, maio 01, 2009

O 1° de Maio é do trabalhador e não do trabalho

Pode parecer uma questão apenas semântica, mas não é. A homenagem foi criada a partir de uma já conhecida história de luta de trabalhadoras americanas e por conta disso, a data passou a ser símbolo da necessidade de se reverenciar e reforçar as lutas daqueles que produzem. No Jornal Nacional de hoje pude perceber que a linha editorial do mesmo, fez questão, por diversas vezes, de se referir à data como sendo do Dia do Trabalho. Fisicamente, o trabalho até existe sem o trabalhador, mas esta tão trabalhada (sic) categoria de análise na academia é abstrata sem o elemento que transforma coisas e até pessoas. Sendo assim, mesmo sabendo existir um debate, para lá de semântico, que inclui o ideológico e o acadêmico, o blog faz esta sua simples defesa: 1° de Maio é Dia do Trabalhador!

2 comentários:

Anônimo disse...

mestre neste primeiro de março ganhou as ruas uma experiência do governo local que se der certo vai permitir mudar a cara do sistema de transportes urbanos de campos. Começou bem, mas vamos esperar o desenrolar dos meses e o compórtamento do empresariado pra botar mais ônibus novos nas linhas.

Anônimo disse...

E como presente nossa cidade tão sofrida ganhou do Estado o Centro de Referencia do Trabalhador. Espero de todo coraçao que dê certo e que diminuam os acidentes de trabalho da regiao. Parabens...