quarta-feira, outubro 17, 2012

Casas abaixo na Pelinca em Campos

Mesmo estando muito tempo fora de Campos, ultimamente, eu não perdi o hábito de observar e tentar entender as transformações que vão ocorrendo na área urbana da cidade.

Pois bem, nos últimos quinze dias, em dois pequenos quarteirões contíguos, um total de seis casas vieram abaixo, num espaço de distância de pouco mais de cem metros entre as ruas Voluntários da Pátria, Dr. Siqueira e Manoel Teodoro na região da Pelinca.

Nesta mesma redondeza, pela aspecto de abandono, outras seis a dez casas deverão ter o mesmo destino até o início do ano que vem. É certo que o Plano Diretor do município permite este avanço da construção predial vertical na região, mesmo que a infraestrutura de ruas e saneamento possa não dar conta.

Uns defendem o direito à livre iniciativa e o que chamam de "progresso natural", mesmo que limitações devessem ser estabelecidas para o bem viver de todos os que procuram a região seja pelo comércio e serviços , seja para a moradia.

Regular e evitar a precarização dos bairros desta região deveria ser papel do poder público. Os que especulam com o setor imobiliário, pouco se importam que o atrativo de hoje, servirá como objeto de referência para outras opções quando a degradação se ampliar.

Os atrativos hoje para a circulação de mais de 100 pessoas (veja aqui dados sobre a Pelinca divulgado pelo blog em 31 de agosto de 2012), acontece em função de seu comércio crescente, pelos hospitais, restaurantes e seus serviços, já que edifícios de escritórios e consultórios são cada vez em número maior. As ruas estreitas são as mesmas. Os estacionamentos insuficientes fazem com que as ruas fiquem cheias e o trânsito tumultuado.

Enfim, continuemos acompanhando e alertando, mesmo, que as construtoras e imobiliárias reclamem, assim como os aproveitadores que lhe seguem, colocando o lucro acima de tudo e todos.

Veja abaixo as duas fotos feitas ontem que mostram as demolições citadas no início desta postagem. Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas:



3 comentários:

CARLOS RIBEIRO disse...

Inter TV, noticiou hoje pela manhã, entrfevista, sobre GREVE DE RODOVIARIOS DE CAMPOS,especificamente Empresa Tamandaré, atingindo as linhas da Baixada Campista.
Os entrevistados, funcionários da citada empresa, reclamam de SALÁRIOS ATRASADOS. Segundo uma funcionária, entrevistada, disse que,a Empresa Tamandaré, alegou que o motivo principal do atraso do pagamento dos funcionários, teria origem, na FALTA DE REPASSE DO SUBSIDIO DA PASSAGEM R$1,00, pela , PREFEITURA DE CAMPOS, aquela empresa.
Enfim, "quem paga o pato", é a população,carente, que depende de tal meio de transporte.Porém, infelizmente grande parte dessas pesoas votaram nessa mulher(rosinha)e agora vão ter que aturá-la.

Anônimo disse...

OU ASSUNTO talvez urgente

O STF ESTÁ EXAMINANDO AGORA SE RECEBE DENUNCIA CONTRA PUDIM E GAROTINHO POR COMPRA DE VOTOS EM 2004

George AFG disse...

Infelizmente tal tema (zoneamento e ocupação em geral) passou longe do cerne do debate eleitoral...