terça-feira, outubro 23, 2012

Pesquisa sobre as eleições em São Gonçalo

Pesquisa realizada pelo Instituto GPP, encomendada pela Fundação Universo/O SÃO GONÇALO, indicou a vitória de Adolfo Konder (PDT) com 48,2%, contra 36% de Neilton Mulim (PR), na disputa do 2º turno para as eleições a prefeito de São Gonçalo, na intenção de votos estimulada.

A diferença foi 12,2 % a favor de Adolfo Konder. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. A pesquisa indica ainda que 16,4% dos eleitores que pretendem votar em Neiltom Mulim ainda podem mudar de voto, contra 11,5% dos que declararam voto em Adolfo Konder.

A pesquisa foi registrada no TRE, no dia 17 de outubro, com o número RJ-00250/2012, e foi realizada entre os dias 20 e 21 de outubro, quando foram entevistados 600 eleitores em bairros dos cinco distritos da cidade (São Gonçalo, Ipíba, Monjolos, Neves e Sete Pontes).

9 comentários:

Edison Correa da Rocha disse...

Professor, tu não achas meio estranho uma pesquisa ser realizada com apenas 600 entrevistados em um Município com mais de 1 milhão de habitantes? Morei 25 anos em São Gonçalo e pelo que li faltou o Maior bairro da América Latina, que é o Jardim Catarina onde o Garotinho realizou grandes obras, também a região do Alcântara, onde o comércio é muito maior que o próprio centro da cidade.No meu entender, essa pesquisa não é nem meia boca, no máximo 1/4 de boca. Só um outro exemplo, grande parte do "Ipiiba", ainda tem grandes áreas inabitadas, ou seja, com características rurais. Espero ter ajudado um pouquinho a esclarecer esta pesquisa, pois conheço bem todo São Gonçalo. Assim como esse ano rodei cada cantinho de São Francisco de Itabapoana na campanha de M.G.e P.C., em 2010 trabalhei na campanha do deputado Dr. Dilsom Drumond e rodei cada cantinho de São Gonçalo.Um abraço.
At. www.edisonrocha.blogspot.com.

Anônimo disse...

É garotinho e seu grupo político, tomando, mais um pau, pelos municipios do Rio de Janeiro. e olhem que garotinho, teria ido, aquele municpio, com alguns dos vereadores, da sua base aliada e certamente com os cabos eleitorais. Porém não está surtindo efeito algum.

Roberto Moraes disse...

Caro Edson,

Eu considero sim esta amostragem muito pequena, assim como, o Ibope fez em Campos por 3 vezes tb com 600 entrevistados.

Vejo também, pelo seu cometário, que você é um profissional de eleição trabalhando em diferentes campanhas o que também indica conhecimento do processo, mas, certamente, também reproduz interesses.

Abs.

Anônimo disse...

Sr Blogueiro ´posta a noticia de São Gonçalo hj. Será Garotinho mandou a policia federal
realizar a operação lá tambem?

Roberto Moraes disse...

Do O Globo Online: O blog foi conferir a informação a partir do comentário do leitor e viu que a diligência foi da Justiça Eleitoral e não da Polícia Federal. Veja abaixo como noticiou o assunto o Globo Online:

“Justiça Eleitoral faz operação na prefeitura de São Gonçalo”
“Fiscais apuram denúncia de que funcionários estariam sendo obrigados a fazer campanha para Adolfo Konder”
GUSTAVO SCHMITT
Publicado:24/10/12 - 12h43
Atualizado:24/10/12 - 14h49
“RIO - Fiscais da Justiça Eleitoral estiveram nesta quarta-feira na prefeitura de São Gonçalo para averiguar denúncia de que funcionários da administração municipal estariam sendo obrigados a trabalhar na campanha do segundo turno do candidato Adolfo Konder (PDT), apoiado pela prefeita Aparecida Panisset. Os fiscais também foram ao comitê de campanha de Konder, no bairro do Mutondo, e identificou todos os funcionários que trabalhavam no local para averiguar se são funcionários da prefeitura. Cerca de 100 pessoas estavam no comitê.
Na segunda-feira, o procurador regional eleitoral no Rio, Mauricio da Rocha Ribeiro, pediu à promotoria a abertura de uma investigação sobre o uso da máquina pública em São Gonçalo. De acordo com o procurador, a denúncia de que funcionários são obrigados a fazer campanha para Konder é baseada numa reportagem da TV Bandeirantes, que mostra o momento em que funcionários do município vão ao comitê central da campanha do candidato e assinam uma lista de presença, onde consta o número da matrícula e a secretaria em que trabalham. De lá, eles vão para diversos pontos da cidade fazer panfletagem para o pedetista.
O candidato a vice da chapa de Konder, Miguel Moraes, admite que funcionários trabalham na campanha, mas somente fora fo horário do expediente. E atribuiu as denúncias à perseguição política.”

Anônimo disse...

Professor tudo que os funcionários contratados de Campos faziam, ate o ponto era batido nos eventos. Francisco

Eduardo disse...

Roberto,

A Prefeitura de São Gonçalo disponibilizou no primeiro turno vários veículos para campanha de Adolfo Konder e alguns vereadores do PDT, não foram poucos veículos, e nem de forma escondida. Os carros pequenos usavam adesivos e bandeiras. Os caminhões carregados de placas e com funcionários da prefeitura colocavam as placas nas ruas pela manhã e no final da tarde recolhiam. E estão fazendo isto também no segundo turno. Você precisa ver a quantidade de veículos da prefeitura era utilizado quando o governador Sérgio Cabral vinha a cidade fazer campanha para Adolfo Konder. E tudo de forma explicita, não faziam questão de esconder.
Então eu te pergunto:
Porque estão fazendo estas denuncias, prisões, investigações, só agora, na reta final do segundo turno ???? Será que a atenção estava voltada para campanha da cidade do Rio de Janeiro??? O que você acha???
E pergunta mais importante:
Se todas as denuncias forem comprovadas, o que vai acontecer???

Um Abraço

E obrigado pela oportunidade de participar.

Anônimo disse...

Anônimo: Que péssimo testemunho está dando o Sr.Neilton Mulim pelo fato de ser um "EVANGÉLICO" e Professor.Eu até votei no 22 no 1º turno, porque eu não queria desGRAÇA na minha são gonçalo querida e agora com essas alianças, porque não fechou com o CAPETA que daria no mesmo.Pelo visto vc vai virar Neilton Mulinha e vai pastar no INFERNO com garotinho,rosinha, malafaia e outros falsos cristãos.

Anônimo disse...

Anônimo: Que péssimo testemunho está dando o Sr.Neilton Mulim pelo fato de ser um "EVANGÉLICO" e Professor.Eu até votei no 22 no 1º turno, porque eu não queria desGRAÇA na minha são gonçalo querida e agora com essas alianças, porque não fechou com o CAPETA que daria no mesmo.Pelo visto vc vai virar Neilton Mulinha e vai pastar no INFERNO com garotinho,rosinha, malafaia e outros falsos cristãos.