segunda-feira, outubro 08, 2012

73,3 mil eleitores não votaram em ninguém em Campos

Com a divulgação da votação do candidato do PDT em Campos, Arnaldo Vianna, de 31.436 votos, passou a ser possível fazer a conta exata do número de votos nulos que foi de 12.649 votos.

Assim, juntando estes votos nulos, com os 6.840 votos brancos, mais as 53.868 abstenções chega-se ao total de 73.357 eleitores que abdicaram de eleger o prefeito de Campos, para o mandato de 2013-2017.

Se os faltosos e os que optaram pelo voto branco e nulo votassem em um dos candidatos da oposição, eles chegariam a 176.751 votos, que significaria 9.136 votos a mais do que os concedidos à primeira colocada Rosinha.

Evidente que esta é um conta hipotética e irreal, porque, não há como se reduzir a abstenção a este nível, até pelos idosos e jovens entre 16 e 18 que usufruem do direito do voto facultativo. Além do mais os percentuais de brancos e nulos historicamente ficam nesta faixa de 2% a 3%.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muitos desses votaram em SJB em busca de bolsas de faculdade e cartões de alimentação. Se na última (2 anos atrás) eleição pouco mais de 20 mil eleitores foram as urnas, o que motivou o número de mais de 27 mil eleitores nos últimos 2 anos terem comparecidos para votar esse ano se não os "benefícios" dados sem qualquer controle pela Prefeitura de SJB. A cidade é rica de um povo pobre e dependente do poder público, se colocarem Lula para disputar com Carla Machado ele irá perder para ela pois a máquina administrativa trabalha em funçaõ de uma pessoa centralizadora e manipuladora. A esperança é a cidade crescer bem e o governante não fazer tanta caridade para os novos habitantes.

Roberto Moraes disse...

O(a) comentarista está equivocado(a),

Este número diz respeito a eleitores inscritos em Campos e que não compareceram, mais, os votos brancos e nulos.

Se eles estão inscritos em Campos, eles não estão em SJB e vice-versa.

É certo que há pessoas que moram aqui e votam lá e vice-versa.

Algumas estão amparadas pela lei porque possuem residências nos dois municípios, outras não, usam endereços de parentes ou algo, assim, estas estão irregulares perante a lei.

Porém, os números da nota se referem aos que já estão inscritos e não votaram em ninguém.

Normalmente os que burlam a lei, assim agem para votar em alguém específico, porque não faria sentido, fazer esta troca para não ir votar.

Sds.