terça-feira, outubro 16, 2012

Mais trabalhadores terceirizados da PMCG querem saber dos seus direitos

O blog recebeu no comentário abaixo o questionamento que repassa a quem possa ajudar. Cá com minhas reflexões fico pensando na relação de tudo isto com o processo eleitoral e o fisiologismo. Qual a diferença desta relação com as administrações anteriores? Enquanto você reflete sobre isto veja a questão do(a) leitor(a):

"Venho pedir ajuda sua para tirar duvidas de questões que vem ocorrendo em vários órgãos municipais de Campos dos Goytacazes. Vou te explicar.

1º - A Empresa RUFOLO, depois de denúncias no FANTASTICO da R. GLOBO, A Prefeitura de Campos resolveu encerrar o contrato dela no dia 31/03/2012 conforme nota já divulgada pela prefeitura na midia. Entre o dia da denúncia e o término do contrato, quase todos funcionários da empresa citada, ficaram apreensivos porque não saberem o que iriam fazer. Muito foi divulgado na radio local e na própria radio peão (fofoca), que a empresa RUFOLO tava dando aviso prévio aos seus colaboradores.

Mas, minha esposa que presta serviços a esta empresa acima, não sabia nada de concreto, a não ser o que foi divulgado na mídia local.

2º - No dia 26/04/2012 minha esposa foi chamada, assim como outras colaboradoras da RUFOLO para comparecer em determinado horário no escritório da empresa, para estarem assinando o aviso prévio. Chegando lá, no dia marcado, ela e outras colaboradoras, foram induzidas a assinarem o aviso prévio trabalhado de 30 dias com data do dia 04/04/2012, sendo que deveria trabalhar 23 dias em horário normal e no restante cumprir em casa até o dia 04/05/2012, conforme na CLT e aviso prévio. 

Gostaria de saber, aviso prévio RETROATIVO É VALIDO?

3º - Como minha esposa trabalha em regime de plantão, no dia 27/04/2012 era plantão dela, e teve que trabalhar porque a gerente do local municipal aonde ela presta serviço, comunicou que se elas ( minha esposa e colegas) faltarem podem perder a vaga no serviço, e que elas poderias estar trabalhando normalmente.

Agora te pergunto, se todos os colaboradores da RUFOLO .(quase 700) que foram e estão sendo demitidos e ainda estão trabalhando, quem arcará com suas despesas trabalhistas.
Isso pra mim é trabalho escravo, uma pessoa trabalhar sem registro trabalhista. Isso é muito grave.

Se você quiser tirar duvidas é só comparecer nos órgãos que a RUFOLO prestava serviços (recepção) e perguntar aos colaboradores que lá estão. (Hosp. Ferreira Machado, Hosp. Saldanha Marinho e Hosp. São José, Hosp. G. de Guarus entre outros órgãos, Postos de saúdes).

Aguardamos respostas em seu blog, pois confiamos em seu trabalho.

Sds."


Outro comentário:

"Amigo Roberto, o que faço?

"Trabalhei na RUFOLO por 1 ano, prestando serviços a PMCG e em abril de 2012 recebi aviso previo trabalhado até maio 2012. em Maio 2012 a RUFOLO terminou o contrato com a PMCG. Depois do termino do aviso previo, até os dias de hoje trabalho no mesmo local mas agora sem registro em CTPS e nenhum tipo de contrato. Recebo todo dia 05 do mes via ordem de pagamento no Banco Santander e não me fornecem recibo algum. A RUFOLO até hoje não acertou minhia rescisão trabalhista e nem depositou o FGTS e Multa de 40% na caixa, durante esse 1 ano de trabalho foi depositado apenas 4 meses de FGTS e depois nunca mais.

O que faço? pois minha carteira esta em aberta, não posso pagar o INSS como autonomo, pois não foi dado baixa pela RUFOLO junto ao INSS. Não posso conseguir empregos fora, porque ninguem quer assinar uma carteira em aberto. Um advogado ja me falou, que se eu entrar na justiça, a PMCG entra como co-autora e corro o risco de perder meu emprego, pois esse povo em AFINAL, QUEM É QUEM NESTA ZORRA TOTAL?"

Mais um comentário:
roberto
Baoa tarde

"JÁ SE PASSARAM MAIS DE UM 5 MESES DESDE QUE A RUFOLO ENCERROU O CONTRATO COM A PREFEITURA DE CAMPOS. OS EX COLABORADORES DA RUFOLO AINDA CONTINUAM TRABALHANDO NOS ORGÃOS PUBLICOS MUNICIPAL SEM NENHUM TIPO DE REGISTRO CONFORME A CLT REGE. ISS PARA MIM É TRABALHO ESCRAVO, CERTO?

UMA COISA DA PARA DEIXAR CLARO, ESSA SEMANA A PREFEITURA DE CAMPOS PAGOU O SALARIO DE MAIO/2012 OS MAIS DE 700 TERCEIRIZADOS ATRAVÉS DE ORDEM DE PAGAMENTO NO BANCO SANTANDER. GOSTARIA DE SABER COMO ELA VAI PRESTAR CONTA DESSE DINHEIRO?

OUTRA COISA, A RUFOLO AINDA NÃO QUITOU OS DIREITOS TRABALHISTAS COM SEUS EX -COLABORADORES, SENDO QUE DE ACORDO COM A CLT, OS VALORES REFERENTES A RECISÃO DEVEM SER PAGOS NO 1º DIA UTIL APÓS O TERMINO DO AVISO PREVIO TRABALHADO OU 10 DIAS APÓS O TERMINO DO AVISO PREVIO INDENIZADO. NÃO TO INVENTANDO ESTA LÁ NA CLT.

MEU AVISO PREVIO TRABALHADO TERMINOU DIA 04/05/2012 E ATÉ HOJE NADA, NEM O FGTS E MULTA DE 40% FOI DEPOSITADO NA CAIXA, SERÁ QUE VÃO DAR O MESMO GOLPE DA PELUCIO?

CADÊ O MINISTERIO PUBLICO DO TRABALHO?"

17 comentários:

George AFG disse...

Nossa...
1º Não existe aviso prévio "retroativo" na verdade essa prática abusiva vai contra a própria natureza do instituto, qualquer coisa procure um advogado da área;
2º Alô Alô Ministério Público do Trabalho, olho neles!!! Essa situação quase me lembra a da José Pelucio, diga-se.
3º Alô Alô Ministério Público Estadual olho neles!!

Anônimo disse...


JA FIZ VARIAS DENUNCIAS AO MINISTERIO PUBLICO DO TRABALHO PESSOALMENTE, JA LIGUEI VARIAS VEZES, JA MANDEI EMAIL E A UNICA RESPOSTA É QUE ESTAMOS VERIFICANDO..........5 MESES PARA VERIFICAR?

JA VENHO A VARIAS VEZES DENUNCIANDO EM BLOGS, MAS COMO JÁ FALEI, NÃO ME IDENTIFICO PORQUE A TURMA DO GOVERNO ROSA, SÃO RANCOROSO, PERSEGUEM E PUNEM.............

TRABALHEI QUASE 4 ANOS NA PREFEITURA NO GOVERNO DO MOCAIBER, AI QUANDO SAIU ELEIÇÕES EM QUE A DONA ROSA E DR. ARNALDO CONCORRERAM, NOS OBRIGARAM A FAZER CAMPANHA PARA DONA ROSA, EM PREFERI FICAR NULO, SEM FAZER CAMPANHA PARA NINGUEM, AI O QUE DEU, O CHEFE DO MEU SETOR, ERA BRAÇO DIREITO DA DONA ROSA, QUANDO ELA ASSUMIU O GOVERNO E OS TERCEIRIZADOS FORAM DEMITIRDOS, AI VEIO UM TAC E TODOS VOLTARAM, EU FIQUEI DE FORA.............

SOMENTE EM 2011 QUE VOLTEI A TRABALHAR, PELA RUFOLO...........

FALAM EM CONCURSOS, FIZ DO PSF E ATÉ HOJE E NADA, FIZ DA PREFEITURA E ATÉ HOJE NADA..........

É FACIL FALAR QUEM TA DE FORA, TO SEM RECEBER MEUS DIREITOS TRABALHISTAS JA FAZ MAIS DE 3 MESES E NINGUEM FAZ NADA PARA AJUDAR................

Anônimo disse...

o grande problema é que tem muitos trabalhadores que já sofreram acidentes de trabalho, e não tiveram respaldo dessas empreiteiras.
Foram demitidos sem dó nem piedade e jamais irão ver a cor de um benefício ou qualquer valor monetário por danos físicos e morais.
As empreiteiras não assinam a CTPS, pagam os trabalhadores em dinheiro vivo, e dão esse dinheiro na mão do trabalhador, sem que este assine um documento qualquer.
O Ministério do Trabalho está omisso.
Por que a BANDALHEIRA é enorme.

Anônimo disse...

É a ESCRAVIDÃO BRANCA acontecendo em Campos!
E olha que falava dos usineiros que exploravam ¨minha amiga dona de casa , meu irmão trabalhador¨e hoje pratica a mesma coisa:terceirizados são ESCRAVOS , prisioneiros de um esquema sórdido como única forma de um governo midiático e inconsistente, ao menos tentar, permanecer no poder .Para tanto, nossos , hoje, BILIONÁRIOS recursos que foram esperados anos e anos,sejam dados para empresas de fora do município, DAS de outras cidades...
É uma FARRA !

Anônimo disse...

Professor, lendo os comentários da pra perceber que todos conhecem a CLT e se expressam com muita riqueza de detalhes acerca do que esta acontecendo agora, o mesmo que já aconteceu no governo de Mocaiber e outros governos anteriores, com certeza conhecem a decisão do Juiz em suspender alguns contratos e salários da REDA, talvez este casos da Rufolo seja outras exceção como muitas dentro deste governo. Um inclusive faz uma pergunta interessante, como a Prefeitura vai justificar em seus gastos contábil estes salários que estão sendo pagos por fora no Santander? Salários sem recibo isto é coisa de outro mundo. A pergunta é a seguinte se este dinheiro vai para o bolso dos empregados ou contratados ou sei la o que, quem é que banca? de onde vem este dinheiro e como se justifica este gasto.Gente sera que o Ministério do Trabalho através de sua delegacia em Campos não lê Blogs ou mesmo algum órgão de imprensa onde isto e manchete quase que diária? e o MPF que fez questão de meter o dedo nesta ferida nos governos anteriores e agora? Me desculpe os comentários ou quem o escreveu, pois minha opinião é que quando se entra numa furada como esta, se entra através de um padrinho ou indicação de alguém e serviço publico vamos ser sinceros só com concurso, o resto é aquela historia de vamos jogar o barro e ver ate onde ele suporta o peso deste tremendo fisiologismo eleitoral de nossa planície.Francisco

Anônimo disse...

Caros, isso tudo já foi bastante debatido pelos tecnicos e todas as propostas administrativas para que o grupo fosse acolhido por outra empresa apresentado de forma clara e transparente. a culpa é da ANA BOYNARD, que , sabidona com é, quer saber mais do que a procuradoria do municipio. o pior que ela esta falando para quem quiser ouvir que em dezembro encerra as atividades dela. como nós servidores da SEPLAG vamos responder por esses atos insanos no proximo ano, já que ela não mais estará entre nós?
servidores da seplag

Joao Clarindo disse...

A Polícia Federal precisa de mais o que para iniciar a investigação?
Aliás, investigar apenas não basta.
CHEGA DE IMPUNIDADE!

PEDRO HENRIQUE - PQ LEOPOLDINA disse...

gostaria de saber aonde esta o MINISTERIO PUBLICO DO TRABALHO, A DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO, OS FISCAIS........da na cara que isso é errado, muito errado.........a CLT (consolidação das leis trabalhistas) é clara quanto a indenização da RESCISÃO DO TRABALHO, pagamento em até 10 dias uteis após o termino do aviso previo trabalhado ou no 1º dia util após o termino do aviso indenizado.........

gostaria de falar que ja denunciei junto ao site do MINISTERIO PUBLICO DO TRABALHO e nada...........

Aonde e como a prefeitura comprova os gastos com a folha salarial dos Ex - funcionarios da RUFOLO???? falai ai ROBERTO? vc sabe?

Margareth - Tocos disse...

ATENÇÃO, FUNCIONARIOS DA ANGELS ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO............

Anônimo disse...

Uma das razões pelas quais empresas estrangeiras não querem investir no Brasil é pelo seu ALTO ÍNDICE DE CORRUPÇÃO!
Estranho...muito estranho Campos....RUFOLO...EMEC...ANGELS...
DINHEIRAMA EM ESPÉCIE...
A chamos E$TRANHO, MUUIITOO E$TRANHO ...será que o MP TAMBEM acha!?

Marcelo disse...

o que adianta passar em concurso, passei para o PSF e nunca fui chamado, pior, quase ninguem foi chamado.........

passei no 1º prova do ultimo concurso de 2012, mas como foi cancelado, tive que refazer, ai na 2ª não passei, a prova foi totalmente diferente..........

Não adianta concurso........é a mesma coisa, sei de pessoas que não passaram, mas estão lá dentro por causa dos "PEIXES". Sei de terceirizados outras pessoas que fizeram o concurso já com "CARTAS MARCADAS".

Esse concurso foi uma piada, igual ao do PSF.

Anônimo disse...

Emprego público deveria ser ocupado apenas através de concurso público. Isto é que confere legitimidade e protege os trabalhadores.

Quem entra nessa roubada sabe os riscos. É como uma mesa de poker.

George AFG disse...

Pra galera q tá pedindo a atuação da PF e do MPF só queria lembrar-lher q a priori não foi informado o uso de verbas federais no pagamento "às escuras" dos terceirizados, ENTÃO AMBOS não teriam atribuição.

Anônimo disse...


Galera...é simples... Vá ao Ministério do Trabalho na Rua Kirk, perto da antiga rodoviária e façam uma reclamação trabalhista. Leve os documentos q vc tem e basta. TOME UMA ATITUDE A SEU FAVOR! (e para de reclamar...). Mas lembre-se, você só tem dois anos de prazo (em princípio) da demissão para poder reclamar seus direito trabalhistas E isto é prá todos. JOSEGERALDO44.

Anônimo disse...

A situação é preocupante. A justiça precisa ser provocada e punir os responsáveis, garantido os direitos trabalhistas.
Mas, no todo, me fica uma dúvida: quando isso tudo começou? Em que momento alguem aceitou um emprego oferecido por alguem, cujas condições eram meio, anhnn digamos... estranhas?
Algo cochichado do tipo: "shhhh... fica na moita que vou te arrumar um emprego na prefeitura! Mas tem que votar em fulano ok? É ele(a) que esta viabilizando a parada."

Não condeno quem aceitou, mas o risco de aceitar algo desta natureza é exatamente este. Embora o direito exista independente de como foi o acerto, é da natureza deste tipo de "contrato" estas surpresas.
Tomara que minhas suposições estejam erradas e todas as contratações sejam legítimas.
Em qualquer situação, desejo boa sorte aos contratados.

Anônimo disse...

Essa turma agora vem contar o seu sofrimento, chorar suas mágoas, mas não pensaram nisso quando votaram nesse casal de "inhos". Acho muito bem feito! Tinham de ter pensado antes do dia 7 de outubro, agora aguenta mais 4 anos desse maravilhoso governo rosa, ou roxo, ou roxo-paixão... ah! sei lá que cor...

Anônimo disse...

e os "amigos da escola" assim ficou denominado os contratados do reda para que se alguem perguntasse. O caso e muito mais grave gente. Como um banco abre conta para contratados do reda e o proprietario do cpf nao pode escolher sua conta seja conta salario sao obrigados a ser conta corrente e sao informados que e o contrato que a prefeitura tem com o banco. Se a conta e pessoal como pode uma prefeitura interferir? Muitas coisas obscuras estao acontecendo em campos. E o nao e deputado do inferno. Graças a Deus pro governo do Estado vc nao consegue mais.