quarta-feira, outubro 24, 2012

ANTT aplicou 553 multas, só este ano, contra a 1001

O infeliz acidente com o ônibus da Autoviação 1001, que provocou a morte até aqui de 15 pessoas, está trazendo à tona uma série de problemas que há tempo vimos tratando aqui neste blog.

Uma delas, talvez, uma das mais importantes, é de que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), só este ano, já multou a Empresa 1001 com 553 multas. Repito 553 multas. Isto dá uma média de duas multas por dia por infrações cometidas pela empresa.

Sobre o assunto a Defensoria Pública da União informou que também vai investigar o acidente. Bom que as investigações sejam aprofundadas. Veja abaixo a informação veiculada há pouco pelo Globo Online:

"Defensoria Pública da União vai investigar acidente com ônibus da 1001"
"RIO - A Defensoria Pública da União abriu procedimento apuratório para identificar responsabilidades no acidente com o ônibus da Viação 1001 na Serra de Teresópolis que causou a morte de 15 pessoas e ferimentos em outras 18, na segunda-feira. A investigação é iniciativa do defensor público federal Daniel Macedo, do 2º Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva no Rio de Janeiro e foi aberta na tarde desta quarta-feira.
Para ele, “embora seja cedo para apontar as causas que levaram ao acidente, é necessário averiguar a responsabilidade da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no evento. Por meio de nota, o defensor disse que “o procedimento foi aberto por se tratar de uma autarquia federal que, segundo a legislação de regência, tem a incumbência de fiscalizar o transporte estadual e interestadual. As notícias veiculadas até o momento dão conta de que a Empresa 1001 acumula 553 multas apenas neste ano. O próprio veículo envolvido no acidente, segundo informações colhidas, foi alvo de fiscalização pela ANTT, momentos antes. A ANTT não pode se limitar a fazer uma fiscalização superficial. No transporte de vidas humanas, segurança é uma exigência inegociável e deve ser enfrentada com critérios técnicos que impeçam ou minimizem o acidente.”

O Defensor informou ainda que vai notificar a ANTT para saber quais os itens que foram fiscalizados no veículo envolvido no acidente, a periodicidade da fiscalização e a relação dos ônibus fiscalizados no último mês e os que foram autuados.

Daniel Macedo ressaltou que a população precisa se conscientizar sobre a importância do uso do cinto de segurança."

PS.: Atualizado às 19:30: Segundo o portal de Notícias Último Segundo, do iG, "a Viação 1001 tem 700 veículos e recebeu 553 multas este ano muitas vezes por falta de inspeção anual; total de infrações corresponde a 79% da frota".

Nenhum comentário: