sábado, outubro 13, 2012

Conexão global

Mais de um terço da população mundial está conectada à internet, indicou um relatório publicado nesta quinta-feira pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência das Nações Unidas. No início de 2012, havia 2,3 bilhões de internautas no mundo, o que representa mais de um terço da população mundial.

A UIT explicou que o número de pessoas com acesso à internet de alta velocidade com dispositivos móveis é o dobro do que os que navegam com uma conexão de alta velocidade com fio. O relatório revela também que cada vez mais pessoas em todo o mundo têm acesso à internet a partir de casa. Entre 2010 e 2011, a percentagem de famílias com acesso à internet aumentou 14%. No final de 2011, um terço (600 milhões) dos 1,8 bilhão de domicílios do planeta tinham acesso ao mundo da internet.
Fonte: Carta Capital.

Comentário do blog: A população do planeta ainda não se dá conta da transformação que está em curso por conta deste fato. Não se deve ter ilusões sobre a ferramenta que estará mais a serviço de quem tem mais dinheiro e poder, embora, haja também mais espaço e um campo de disputa de interesses trazidos pelas oportunidades geradas pelo acesso à informação e pelas possibilidades de organização trazidas pela comunicação instantânea. Acompanhemos as disputas e o encaminhamento de todo este processo.

Nenhum comentário: