domingo, outubro 14, 2012

"Os tucanos, do começo ao fim"

O artigo abaixo é do Emir Sader e foi publicado ontem, em seu blog, no portal Carta Maior. Sader é sociólogo, mestre em filosofia política e doutor em ciência política pela USP. No texto Emir Sader descreve o caminho do partido político que a seu juízo joga na eleição da capital paulista a sua sobrevivência:

"Os tucanos, do começo ao fim"
"Os tucanos nasceram de forma contingente na política brasileira, apontaram para um potencial forte, tiveram sucesso por via que não se esperava, decaíram com grande rapidez e agora chegam a seu final.

Os tucanos nasceram de setores descontentes do PMDB, basicamente de São Paulo, com o domínio de Orestes Quercia sobre a secção paulista do partido. Tentaram a eleição de Antonio Ermirio de Morais, em 1986, pelo PTB, mas Quércia os derrotou.

Se articularam então para sair do PMDB e formar um novo partido que, apesar de contar com um democrata–cristão histórico, Franco Montoro, optou pela sigla da social democracia e escolheu o símbolo do tucano, para tentar dar-lhe um caráter brasileiro.

O agrupamento foi assim centralmente paulista, incorporando a alguns dirigentes nacionais vinculados a esse grupo, como Tasso Jereisatti, Alvaro Dias, Artur Virgilio, entre outros. Mas o núcleo central sempre foi paulista – Mario Covas, Franco Montoro, FHC .

A canditadura de Covas à presidência foi sua primeira aparição pública nacional. Escondido atrás do perfil de candidatos como Collor, Lula, Brizola, Uysses Guimaraes, Covas tentou encontrar seu nicho com um lema que já apontava para o que terminariam sendo os tucanos – Por um choque de capitalismo.

O segundo capítulo da sua definição ideológica veio no namoro com o governo Collor, que se concretizou na entrada de alguns tucanos no governo - Celso Lafer, Sergio Rouanet. Se revelava a atração que a “modernização neoliberal” tinha sobre os tucanos. O veto de Mario Covas impediu que os tucanos fizessem o segundo movimento, de ingresso formal no governo Collor - o que os teria feito naufragar com o impeachment e talvez tivesse fechado seu posterior caminho para a presidência.

Mas o modelo que definitivamente eles seguiram veio da Europa, da conversão ideológica e política dos socialistas franceses no governo de Mitterrand e no governo de Felipe Gonzalez na Espanha. A social democracia, como corrente, optava por uma adesão à corrente neoliberal, lançada pela direita tradicional, à que ela aderia, inicialmente na Europa, até chegar à América Latina.

No continente se deu um fenômeno similar: introduzido por Pinochet sob ditadura militar, o modelo foi recebendo adesões de correntes originariamente nacionalistas - o MNR da Bolívia, o PRI do México, o peronismo da Argentina – e de correntes social democratas – Partido Socialista do Chile, Ação Democrática da Venezuela, Apra do Peru, PSDB do Brasil.

Como outros governantes das correntes aderidas ao neoliberalismo – como Menem, Carlos Andres Peres, Ricardo Lagos, Salinas de Gortari -, no Brasil os tucanos puderam chegar à presidência, quando a América Latina se transformava na região do mundo com mais governos neoliberais e em suas modalidades mais radicais.

O programa do FHC era apenas uma pobre adaptação do mesmo programa que o FMI mandou para todos os países da periferia, em particular para a América Latina. Ao adotá-lo, o FHC reciclava definitivamente seu partido para ocupar o lugar de centro do bloco de direita no Brasil, quando os partidos de origem na ditadura – PFL, PP – tinham se esgotado. (Quando o Collor foi derrubado, Roberto Marinho disse que a direita já não elegeria mais um candidato seu, dando a entender que teriam que buscar alguém fora de suas filas, o que se deu com FHC.)

O governo teve o sucesso espetacular que os governos neoliberais tiveram em toda a América Latina no seu primeiro mandato: privatizações, corte de recursos públicos, abertura acelerada do mercado interno, flexibilização laboral, desregulamentações. Contava com 3/5 do Congresso e com o apoio em coro da mídia. Como outros governos também, mudou a Constituição para ter um segundo mandato.

Da mesma forma que outros, conseguiu ser reeleger, já com dificuldades, porque seu governo havia projetado a economia numa profunda e prolongada recessão. Negociou de novo com o FMI, foi se desgastando cada vez mais conforme a estabilidade monetária não levou à retomada do crescimento econômico, nem à melhoria da situação da massa da população e acabou enxotado, com apoio mínimo e com seu candidato derrotado.

Aí os tucanos já tinham vivido e desperdiçado seu momento de glória. Estavam condenados a derrotas e à decadência. Se apegaram a São Paulo, seu núcleo original, desde onde fizeram oposição, muito menos como partido – debilitado e sem filiados – e mais como apêndice pautado e conduzido pela mídia privada.

Derrotado três vezes sucessivas para a presidência e perdendo cada vez mais espaços nos estados, o PSDB chega a esta eleição aferrado à prefeitura de São Paulo, onde as brigas internas levaram à eleição de um aliado, que teve péssimo desempenho.

Os tucanos chegam a esta eleição jogando sua sobrevivência em São Paulo, com riscos graves de, perdendo, rumarem para a desaparição politica. Ninguém acredita em Aécio como candidato com possibilidade reais de vencer a eleição para a presidência, menos ainda o Alckmin. Vai terminando a geração que deu à luz aos tucanos como partido e protagonizaram seu auge – o governo FHC – que, pela forma que assumiu, teve sucesso efêmero e condenou – pelo seu fracasso e a imagem desgastada do FHC e do seu governo – à desaparição politica.

6 comentários:

Blog Católico do Leniéverson disse...

Carta Maior, Carta Capital, Blog do Mello, Blog do Miro, Viomundo tem tanta credibilidade quanto o bandido de alta periculosidade.Só rindo mesmo.Quando tiverem a mesma quantidade de leitores que a Revista Veja, até vou acreditar em alguma coisa que o Emir Sader, diz. Fora isso, nada feito.

Anônimo disse...

Assim eu gosto. Defendendo a Veja e todo o PIG.

Sem os seu assinantes, mas com 17 milhões de votos.

OTÁVIO JARDIM ÂNGELO disse...

Roberto Moraes, quando vou ver você falando do mensalão?

Francamente, bate tanto na Veja e Globo, chama de PIG. Mas confia na Carta Capital e cia.
Que contradição professor!!

Roberto Moraes disse...

Otávio com quem você fica e apoia já explica sua ideologia.

As minhas ideias estão aqui defendidas.

Sobre o STF o Leonardo Boff já disse tudo.

O que reclama nos outros, você junto com os seus fizeram em Itaperuna.

Você merece a Veja e a Globo, rs,rs...

Anônimo disse...

O livro do Amaury Júnior "A PRIVATARIA TUCANA" retrata de maneira irretocável a ideologia neoliberal que servia de pano de fundo patra a instalação do "estado Mínimo"que os artífices comandados por FHC tentavam implantar no país tendo o deus mercado como seu timoneiro.
O que se viu foi o navio tucano naufragando no iceberg da como dizia Dr. Ulisses, sua excelencia o voto.

Anônimo disse...

Desculpem a propaganda, mas “A Priavataria Tucana” está em oferta na Saraiva, por razoáveis R$ 19,90!!!! Meu salário de professora do PSDB de São Paulo – onde mais? – só me permitiu comprá-lo em promoção!