terça-feira, novembro 20, 2012

Presidenta Dilma insiste nos royalties para a educação

Veja abaixo o trecho da entrevista da presidenta Dilma, concedida na Espanha ao jornal Valor, em que ela se refere à questão da Educação e dos royalties.

Pelo que se percebe a presidenta vai insistir no investimento em Educação, agora, através de outro instrumento legal. Confira:

"Valor: O governo está preparando medidas para o mercado de capitais para este ano ainda?
Dilma: O governo está preparando, mas não tenho certeza de que saia agora. Não vou dizer quais são porque estão sendo preparadas ainda. Nós temos que mudar as condições de financiamento da economia brasileira. Nós temos que aumentar também a presença das empresas em várias atividades. Na área de infraestrutura, por exemplo, tem que fazer parcerias, PPPs, e nós vamos fazer. Nós vamos ter que fazer um esforço grande na área de educação, sobretudo na educação profissional. Nós precisamos disso. Nós temos que reduzir o custo da mão de obra, por isso nós estamos fazendo a desoneração da folha de salários. Nós vamos ter de avançar, dentro das possibilidades dos diferentes agentes envolvidos, na desoneração fiscal. Começamos a desoneração da folha, começamos com 15 setores, fomos para 40, e vamos fazer mais. Temos de resolver o problema do ICMS, mas não pode resolver o problema do ICMS sem compensação para os Estados. E também não temos todo o dinheiro do mundo para sair fazendo isso tudo simultaneamente. Vamos ter também de ter um investimento em educação. Uma coisa que eu acho que não perceberam é porque nós queremos destinar os royalties para a educação. Nós vamos ter que fazer um esforço para persuadir... Porque não é só o Congresso que é responsável, é toda a sociedade. Porque se não tivermos educação não vamos longe. Eu preciso fazer isso e os próximos governantes deste país vão ter que apostar em educação violentamente. Eu preciso fazer alfabetização na idade certa, porque 15% das crianças de oito anos não sabem ler, não sabem escrever um pouco, nem têm capacidade de interpretação. Temos de mudar isso, tem que ter educação em período integral e tem que fazer educação profissional. Não estou falando nem do programa Ciência sem Fronteira, ou de pesquisa. Nós nos propomos a colocar todos os esforços, qualquer que seja a repartição, para a educação até 2020.
Valor: A senhora propõe usar toda a parcela dos royalties do petróleo do governo federal em educação?
Dilma: Sim. A nossa e a deles, porque os municípios e Estados são os grandes responsáveis pela educação. Vão botar onde o dinheiro? A Noruega resolveu com os royalties do petróleo um problema deles que era gravíssimo, o da previdência. O nosso problema gravíssimo é o educacional. Depois a gente vai reapresentar o Plano Nacional da Educação, o PNE. E temos de fazer o possível e o impossível para o país crescer. O Brasil tem que crescer no mínimo 4% ao ano."

2 comentários:

Roberto Torres disse...

Onde está a "alternativa PSB" que votou, em sua maioria, contra a destinacao?

Onde está a mídia, que secundariza o assunto?

CARLOS RIBEIRO disse...

Pois é, não votei na presidente, mas vejo que suas propostas, estão bem melhores, que a de seu padrinho político, o populista Lula.

Todos, que tem um pouco de conhecimento de causa e que querem bem , a população brasileira, sabem que para sair da pobreza, tem que estudar e principalmente se qualificar. E, nesse contexto o governo federal, tem fundamental importância, no apoio a esta área tão prioritária.

Nenhuma grande empresa, estrangeira, de tecnologia de ponta, se instatalárá, no Brasil, sem a garantia que terá mão de obra qualificada, para trabalhar,nessas empresas.