sábado, outubro 20, 2012

Este blog apoia a luta contra a censura à blogosfera Goitacá!

Os iguais que tentam se mostrar diferentes, mas agem da mesma forma intimidando quem tem a ousadia de discordar e questionar.

Da mesma forma que este blog sofre a ação de três processos na justiça, de um jornaleco local, que pede indenização de 400 salários mínimos, em cada um deles, por comentários (não por nota deste blog) agora, outros blogueiros sofrem igual intimidação.

Eles tentam inibir o papel da plural blogosfera local. As vítimas do momento são o chargista, Walter Silva Junior e a jornalista Jane Nunes, que sofrem igual perseguição do deputado Garotinho. O motivo? Apenas charges por ele publicada e replicada no blog “Estou procurando o que fazer”.

No caso deste blog as ações estão em curso já há 3 anos e dois meses. O blog foi defendido de forma generosa e gratuita por uma banca de conceituados advogados, que contribuíram na primeira defesa e agora os processos são acompanhados, diuturnamente, por um destes abnegados e mui solidário e amigo advogado.

Veja aqui a inicial do primeiro processo. Abaixo diversos links dos apoios que o blog recebeu de diversas regiões do Brasil e até do exterior. Aqui de forma especial o blog destaca o apoio da Jane Nunes em seu blog no dia 12 de agosto de 2009:

"Do blog "Estou Procurando o que fazer"
"Mais apoio e solidariedade e contra a Censura que a Folha da Manhã tenta impor à Rede Blog, a postagem transcrita abaixo da Jane Nunes. A quinta (se não estou enganado nas contas) de gente que trabalhou neste jornal. Isto é mais que significativo e importante para outras leituras. Hoje ou amanhã o blog terá novidades sobre o caso. O trabalho na empresa para monitorar nossos blogs aumentaram assustadoramente: "Blogueiros livres e com você Roberto Moraes!" Na primeira noite eles se aproximame roubam uma flor do nosso jardim.E não dizemos nada.Na Segunda noite, já não se escondem:pisam as flores,matam nosso cão,e não dizemos nada.Até que um dia,o mais frágil delesentra sozinho em nossa casa,rouba-nos a luz, e,conhecendo nosso medo,arranca-nos a voz da garganta.E já não podemos dizer nada. Eduardo Alves da Costa Relembrando a Ditadura Para Não ter Replay Postado por Jane Nunes às 08:26". Sigamos em frente!"


Veja aqui a matéria do portal Comunique-se sobre o assunto. Da logo criada por outro colaborador da blogosfera goitacá (fora os blogs de coleira) que ainda é ostentado em muitos dos blogs da nossa rede.

Veja também aqui e aqui as duas postagens feitas em 2011 também replicando boas charges do Waltinho.

Força aos notificados pelo bom combate em favor da democracia e contra a censura dos brutamontes.
Ao final, todos estes passarão e nós passarinho!

Sigamos em frente!

PS.: Abaixo uma sequência de links sobre a reação contra censura contra o blog, promovido pelos donos do jornal. Bom também relembrar que mais que o pedido de retirada de notas ou comentários e da indenização de 400 salários mínimos em cada processo, o jornal pediu uma censura prévia à Justiça para que o blog fique impedido de falar qualquer coisa sobre o jornal. Realmente inacreditável, um órgão que se considera de informação, pedindo que a Justiça, impeça, preliminarmente que se CENSURE O BLOG. Continuamos nossos objetivos e aguardamos o pronunciamento da Justiça.

Apoios recebidos em 16 de agosto de 2012:
A escolha da logo contra a censura aos blogs:
Entrevista sobre o processo judicial:
Solidariedade também de Portugal:
Apoio veio também da Argentina:
http://www.robertomoraes.blogspot.com.br/2009/08/do-blog-estou-procurando-o-que-fazer.html
Outros apoios:
No blog do Luiz Nassif:

23 comentários:

Anônimo disse...

Roberto o seu blog tem credibilidade , o leitor tem liberdade de expressão , enquanto um jornaleco ,blogueiros que fingem de oposição peneirando comentários que AGRADEM ao DITADOR"INHO" , esses jornalecos estão já FORA DE MODA , quem compra jornais em BANCA?

VAMOS TORNAR PUBLICO , NAS ESCOLAS , INFORMAR AOS JOVENS E SOCIEDADE , UNIVERSIDADES, FAZER ABAIXO ASSINADO ....TORNAR MAIS POPULAR OS BLOGS SEM COLEIRA ....PARABÉNS PELO SEU TRABALHO ...XÔ DITADOR INHO , XO JORNALECO FALIDO....COM COLEIRA!!

Anônimo disse...

INADMISSÍVEL QUALQUER RETALHAÇÃO AOS BLOGS .
AS REDES SOCIAIS SÃO UMA LEGÍTIMA DEMONSTRAÇÃO DA MULTIPLICIDADE DE PENSAMENTOS , OS QUAIS, NUM PAÍS DEMOCRÁTICO, DEVEM NÃO APENAS SEREM RESPEITADOS, MAS DEFENDIDOS POR TODAS AS INSTITUIÇÕES CRIADAS PARA QUE UMA NAÇÃO SEJA CONSTRUIDA NA PRÁTICA.

Anônimo disse...

É professor...

a velha cultura canavieira, seus coronéis bolinhas de hoje são o reflexo dos antigos coronéis de outrora, numa relação doentia de compadrio e de senhorio.

A "praníce" Goytacá agora é PINK PANTER.

Compadres e comadres, morram no fogo do inferno !

Anônimo disse...

Não tem cabimento essa censura , tudo é nojento partindo desse grupo político. São um escárnio, um desvio de rota e ainda riem da nossa cara e todas ações são puras sacanagens. Mas a população de Campos dá corda , de minha

Paulo disse...

É um absurdo que esses jornalecos que ficam bajulando o poder aqui9 em Campos, não admitem pensamento livre em terras goytacazes. É ainda a mentalidade escravocrata e do coronelismo. Aqui em Campos não sei o que seria sem um blog como o seu Roberto. Os jornalecos esqueceram que a ditadura acabou.

Edison Correa da Rocha disse...

O Garotinho esta provando do próprio gilo, daqueles bem amargo ou mastigado aquela pimenta que deve estar queimando a língua ao ser censurado a pedido do Paulo melo. Só não foi processado ainda por ser deputado federal. Mas, vamos a luta e também digo não a CENSURA A REDE BLOG.
www.edisonrocha.blogspot.com.

douglas da mata disse...

Roberto, estranho mesmo é ver o blog da citada jornalista funcionando como correia de transmissão do jornal que, assim como o deputado, promovem este tipo de ação.

Sei lá, entende...

douglas da mata disse...

PS: claro, sou capaz de entender que Democracia é preservar valores que podem ser usados contra nós pelo inimigo, mas eu não sei se dá para discutir o menu do jantar com canibais.

Anônimo disse...

Existem várias formas de acabar com os ditadores.

várias formas...

Entre elas, o esquecimento.

Anônimo disse...

A censura à jornalista neste processo que, adianto, não conheço totalmente, aparenta ser apenas pressão financeira imposta pela necessidade de se defender da litigância do deputado, que tem à sua disposição muito dinheiro e muitos advogados. Com poucos recursos, Jane protagoniza a luta do tostão contra o milhão.
Mas não me iludo. É apenas a briga pelo poder. Jane e outros conduzem a política com as mesmas práticas que dizem combater...
Do ponto de vista da censura, a mesma que o jornal tenta impor ao Roberto Moraes, é condenável sobre todos os aspectos e a cada dia mais gente tem a mesma opinião. Cresce dia a dia o número de leitores dos blogs.
Não sou daqueles que torce para que o jornal acabe. Continuo a ler os jornais daqui, assim como muitos blogs, mesmo sabendo da "orientação" deles. Não os compro mais na banca, e isto vem sendo um problema para todos os jornais do mundo. A internet enfraqueceu a venda do papel e isto é irreversível. Não justifica contudo resguardar a sobrevivência desta mídia com dinheiro público, dado, muitas vezes, por baixo do pano.
Todos defendem seu ponto de vista, o que é legítimo. Condeno apenas quem faz isso com aporte de recursos públicos, que são meus tambem.

Anônimo disse...

Defender e Blogsfera é uma coisa,agora defender blog de Sergio Mendes com Jane Nunes..Parabéns Roberto,vc tbm é um hipocrita.

Anônimo disse...

Professor ele pode dizer no seu bloguinho que esta sendo censurado por não poder colocar a foto de Paulo Melo. Esse cara é demais, o pior é que tem gente e bota gente que (go$ta) da família. Francisco

Anônimo disse...

De onde vem o dinheiro para pagar tantos advogado?

É um batalhão de causídicos, muitos com os mesmos sobrenomes. É uma família?

Blog Católico do Leniéverson disse...

Entre os anos de 1964 a 1985, o Brasil viveu um dos seus piores trechos históricos que é a ditadura militar, um regime de exceção que, através de atos como o AI-5, censurava todos os órgãos de comunicação que falavam mal dos generais e sua forma de fazer política. Jornais eram empastelados, jornalistas era torturados e assassinados, novelas, músicas e peças teatrais eram censurados, enfim, havia uma afronta as liberdades de Imprensa e de expressão. Um horror. A partir disso, professor, sou solidário a blogosfera e ao seu blog, no sentido de que uma democracia, como tal e como ela é, deve permitir uma imprensa livre, sem controle do Estado ou de interferências judiciais de coronéis da política (leiam-se os clãs Sarney, Collor, Garotinho, Cunha Lima e etc) e sem clichês.
Agora da mesma forma que vcs tem o direito a liberdade, os blogs da folha da manhã, da Veja, da Época, da Revista Istoé, dentre outras não podem ser censuradas porque discorda de posturas partidárias ou ideológicas.
A luta de vocês também vale para eles, afinal o que dá em Chico também que dar em Francisco. Não venham dizer que uma coisa é diferente da outra, não é igual. A constituição diz que todos somos iguais e que a todos lhe são garantidos a liberdade de expressão, coisas que em paises comunistas, como CUBA e CHINA não existem.Simples, assim?


Anônimo disse...

Pois é. Nada contra o cidadão (ou cidadã) que revendo seus valores, opte por não mais caminhar ao lado daquele (ou daquela, ou dos dois juntos!) que não reputa mais digno de sua confiança.
Mas, daí a fazer dessa decisão, uma ode à cega vingança levando adiante a mesma prática que diz enfrentar, vai uma longa distância e soa como refinado recalque. Ainda que as práticas políticas do grupo que se mantem no Poder Executivo em nossa Campos dos Goytacazes, não sejam nem de longe as mais recomendáveis e se prestem a toda sorte de desairosos comentários, fato é que de alguns destes últimos, a depender de seus autores, revelam ranço de despeito que termina por descredenciá-los, lançando-os na vala comum da inveja. É uma pena!

Blog Católico do Leniéverson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Moraes disse...

Olá Leniéverson

Eu agradeço seu apoio e solidariedade, mas, penso que continua entendendo as coisas truncadas.

Quem aqui defendeu censura para a Veja?

Discordar e questionar é diferente de censurar, ou não?

Além do mais, considerar e tratar igualmente os desiguais é ampliar a desigualdade e não a justiça que você apela.

Roberto Moraes disse...

Ao comentarista das 05:48,

Bom dar nome as suas referências se sequer assina sua opinião.

Assim é fácil medir os outros que podem ser todos pela sua métrica, sem que isto queira nada dizer.

O fato, ou melhor, os fatos são claros. As vítimas também. Pode-se concordar ou discordar da pressão financeira por aqueles que têm opinião diferente da sua.

O caso mostra a tentativa de tentar pela pressão financeira-jurídica ser porta-voz de uma passada condição de formadora de opinião.

O fato permitia-lhe auferir rendas públicas e privadas. Quando este ganho começa a reduzir, passou a hora de lutar, mesmo que com as armas dos ditadores, e contraditoriamente do pedido de censura, contra uma rede plural, de opiniões e interesses também plurais, mas, fora do seu controle.

A prova?

Depois de processar aqueles que traziam esta situação, passa-se a procurar pessoas interessadas em ter blog, faz-se um curso para eles, hospeda-se na página do jornal e, assim imagina (e sonha) continuar a vender a tal formação de opinião, que nunca mais com as redes sociais será como antes, porque as pessoas lerão, ouvirão e verão tudo para ter suas opiniões e não mais serem teleguiadas por quem quer apenas vender este "falso controle" para apurar rendas.

Aí, evidentemente, além dos fatos, há a opinião do blogueiro.

Sds.

douglas da mata disse...

Roberto, o comentarista resumiu o que penso sobre o assunto:

"Pois é. Nada contra o cidadão (ou cidadã) que revendo seus valores, opte por não mais caminhar ao lado daquele (ou daquela, ou dos dois juntos!) que não reputa mais digno de sua confiança.
Mas, daí a fazer dessa decisão, uma ode à cega vingança levando adiante a mesma prática que diz enfrentar, vai uma longa distância e soa como refinado recalque. Ainda que as práticas políticas do grupo que se mantem no Poder Executivo em nossa Campos dos Goytacazes, não sejam nem de longe as mais recomendáveis e se prestem a toda sorte de desairosos comentários, fato é que de alguns destes últimos, a depender de seus autores, revelam ranço de despeito que termina por descredenciá-los, lançando-os na vala comum da inveja. É uma pena!

5:48 PM"


É isto.

Não há de se defender as práticas do garotismo, e temos que denunciá-las quaisquer que sejam os alvos, ainda que sejam aqueles que cada vez mais de parecem com o que dizem combater, claro, sem votos.

No entanto, não há como perceber diferença, como já disse, porque ninguém pode ser solidário a "deus e ao diabo" ao mesmo tempo?

Como reclamar de censura ostentando as "marcas" de um dos barões da mídia local, que na medida que não consegue nem vender jornais, nem "eleger" ninguém, e por fim só resiste por causa das "mesadas governamentais", se dedica a tentar calar aquilo que a eles não se submete?

De forma mais pueril: como ostentar a logomarca da luta local contra censura, marca esta que nasceu da luta contra o jornal o qual a editora mantém um link ao lado?

Mais ou menos como ostentar a suástica e crua de Davi, ou não?

Roberto Moraes disse...

Concordo com seu argumento.

É preciso ter coerência.

Ninguém precisa enfrentar quem não quer, mas, a coerência é o que mantém a saudável condição de rede, plural, múltipla, onde a solidariedade, mais que palavras, sustenta o direito de continuarmos opinando criticamente sem as pressões de quem pretende ditar regras para faturar. Isto faturar.

Para faturar o orçamento público querem, pretendem domínio pelo que não é mais controlável, façam o que quiser. A opinião não formável mais por ninguém.

As pessoas a caminho da cidadania lê, aqui, ali, ouve, lê, vê, lê novamente aqui e acolá e vai formando a sua opinião, mas, não por influência de quem deseja ganhar dinheiro com o antigo cabresto.

Pior ainda se, a rede de blogs consegue mostrar as incoerências, as vantagens obtidas com os governos e por aí esvaiu o pouco de crédito que tinham. Agora tentam calar quem se coloca no caminho pela força.

Repito, eles passarão, nós passarinho!

Blog Católico do Leniéverson disse...

Não, Não,não é diferente, é igual. Tudo depende dos olhos de quem vê.Só isso, explico em outra oportunidade.

Anônimo disse...

EU QUERO VER É SE ELE TEM CORAGEM DE PROCESSAR O CHICO CARUSO, O ANGELI, O IQUE, CHARGISTA QUE ATUAM A NÍVEL NACIONAL, CUJAS CHARGES PODEM CONTRIBUIR EM MUITO PARA QUE A CANDIDATURA DELE A GOVERNADOR VÁ PARA O BREJO.

NA VERDADE, É UM GRANDE COVARDE!

Roberto Moraes disse...

É só questionar o poder constituído para comentaristas pagos com dinheiro público tentar desviar o debate.

Usam recursos para comprar votos onde tiver eleição. Fazem isto em todos os locais e instituições.

O blog não arredar o pé deste enfrentamento.

Passarão e nós passarinho!