segunda-feira, abril 06, 2009

Assembleia do Sepe nesta 2ª feira

O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) está convocando todos os profissionais da educação para a Assembleia nesta segunda, 6 de abril, às 17h no Sindicato dos Bancários de Campos. A convocação: Os Profissionais da Educação da Rede Municipal de Campos dos Goytacazes participam na próxima segunda-feira de uma assembleia no Sindicato dos Bancários. Um dos principais pontos da discussão é a questão da gestão democrática nas escolas municipais que passa, sem dúvida, pela eleição dos diretores de escolas. Abaixo os principais pontos da pauta de reivindicações apresentada pelo SEPE: - Realização imediata de eleições diretas para a direção das escolas; - Convocação de concursados aprovados e classificados em 2008; - Realização de concurso público para funcionários de escolas; - Enquadramento por tempo de - Equiparação salarial entre pedagogos (as) e demais cargos de profissionais da educação.

7 comentários:

O olho que tudo vê disse...

Nós professores, esperamos que o SEPE se pronuncie contra a maior falta de postura administrativa da secretaria de educação de Campos de todos os tempos:

Estão passando por cima de uma resolução do conselho municipal de educação (Resolução SMEC nº 03/2007) com relação a escolha das direções das escolas municipais.

Segue:

"Resolução SMEC nº 03/2007, datada de 14/04/2007, que aprova a redação do Regimento da Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes no Estado do Rio de Janeiro, a partir do ano letivo de 2008, com aprovação pelo Conselho Municipal de Educação"

O Regimento da SMEC, com ementa publicada no Diário Oficial do município em 28/12/2007 e registrado na íntegra em Cartório, trata em seu Capítulo II, Seção II, a partir do parágrafo 7º., as competências para os cargos: “[...] §7º. - À Diretoria de Escolas, representada por profissional habilitado em nível superior com formação específica para a área, compete: [...]”.

Faço votos de que o SEPE seja atuante e não conivente com o quadro de necrose ao qual a SMEC está submetendo as escolas, tornando-as verdadeiros "currais eleitorais", com as nomeações sem critério das atuais direções e vice-direções das escolas municipais, onde encontramos diretoras e vice-diretoras que nem mesmo possuem formação pedagógica e competência técnica para ocuparem tais cargos.

Mais uma vergonha da administração municipal.

Tenho dito!

A Tia disse...

Ótima notícia !
A mobilização democrática em pró dos direitos das categorias, sem dúvida é uma ato de cidadania.
Acredito que nós professores, quer da rede estadual ou municipal, temos muito à reinvindicar, na medida que quanto mais passa o tempo, mais desprestigiados nos tornamos e menos condições de trabalho temos.
Se não fora, a vontade que se tem de ser produtivo e comprometido com a causa da Educação do país, muitos de nós já teria desistido, não é mesmo colega Roberto?
Nos falta, quase tudo! Salas de aulas limpas e equipadas, material didático moderno e atualizado, incentivo de cursos gratuitos ou com descontos para reciclagem de conhecimentos (sim, pq os avanços tecnológicos, sociais e humanos, seguem à galope, neste século que vivemos), gestão escolar de qualidade, para dar à unidades de ensino o perfil devido, e até segurança física contra a violência em vários níveis, valorização profissional quando se faz um bom trabalho etc.
Enfim, falta respeito ao magistério, mola mestra da Educação mundial.
Por tudo isso e pq sou uma brasileira e não desisto nunca, acredito que devamos prestigiar esses encontros, pois a união faz a força e se somos frágeis dentro do cenário composto pelas entidades representativas da sociedade, muito se dá à desunião da classe dos trabalhadores da educação.
Esse não é um discurso sindicalista. Não faço parte de nehum grupo sindical ou partidário.
Sou apenas uma professora com matrícula no Estado e no Município e sei bem o que digo!!
Se omitir, é o que nunca devemos fazer, pq isso seria estarmos estar coniventes com os erros.

Ana Paula Motta disse...

Roberto,
Obrigada pela divulgação.

Anônimo disse...

Gente que engraçado, em algum tempo houve eleições para direção de escola nesse município???

Porque tantas denúncias de que as escolas estão virando currais eleitorais???

Sempre foi assim, só que ultimamente, ser diretor de escola era poder ficar em casa na hora do trabalho, ir a escola só o dia que quizesse e ficar lá o tempo que quizesse e a galera que estava acostumado a isso tudo foi trocada e agora fica nos blogs reclamando, exigindo eleições para que elas possam concorrer e voltar, pois com jeitinhos que dava, com as regalias que trocava com seus funcionários para que eles fossem coniventes com a sua ausência e outras cositas mais, claro que eles vão querer o seu retorno, falo isso de experiência própria e não adianta vir pra cá e dizer que é tudo mentira que não é não, é a mais pura verdade!!! Sejamos honestos!!

O olho que tudo vê disse...

Amigo anônimo das 8:03 AM:

Lendo seu comentário infantil e desatento, mando-lhe um pensamento que abre espaço para reflexão diante do quadro de imoralidade a qual a educação municipal está inserida.

Tal pensamento serve para que pessoas que pensam como você, possam abrir suas consciências diante das perversidades cometidas nos mais variados escalões do poder e que são tristemente desdenhadas por todos aqueles que não possuem compromissos com a coletividade.

Segue o pensamento:

"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons"

(Martin Luther King)


Tenho dito!

Anônimo disse...

A EDUCAÇÃO DE CAMPOS PAROU!!!

ROSINHA,
VAI FICAR ASSIM?

É ESSA A EDUCAÇÃO VOCÊ QUER PARA SEUS FILHOS E NETOS?

DEIXA TUDO ACABAR!

CHAME BETH LANDIM.
JÁ!

Jací Borrow disse...

Beth Landim e toda a sua equipe foram medidos, avaliados e considerados insuficientes.

A fila anda!