domingo, abril 12, 2009

Leite derramado em plena semana santa repleta de canjica!

O blog não pretende, até pela sua incapacidade, fazer uma crítica literária do novo livro do Chico Buarque "Leite derramado", mas apenas um breve comentário da literatura que ajudou a descontrair e enriquecer o seu final de semana da Páscoa. Um livro de 23 capítulos e 196 páginas que, assim como os livros do prêmio Nobel José Saramago que tem pouquíssimos parágrafos, neste, o Chico decidiu eliminar os parágrafos num relato só interrompido pelos capítulos. O fato, ao contrário do que se pode num primeiro impulso imaginar, ao invés de cansar, estimula o leitor a seguir adiante. O texto leve descreve o relato de um ancião em seu leito final num hospital, a lembrar de sua vida, em que amarguras e decadência se misturam a descrições atemporais misturadas a esperanças de novos e improváveis fatos. Assim, o autor chamou a atenção de como a nossa vida se esvai pelos dedos dos dias que passa, um após o outro, invariavelmente... Na verdade mais que amarguras, a leitura de um texto cheio de metáforas do intestino do cotidiano de uma pessoa comum, mostra um autor erótico sem pornografia, com as histórias de uma vida que poderia ser a de qualquer mortal. Como aperitivo para um possível leitura o blog separou esta bela metáfora da página 145: “Para mim, o advento da criança era sem dúvida notícia alvissareira, se bem que um bisneto sempre vai nos parecer um ser familiar e ao mesmo tempo tão estranho, como o rio da nossa cidade, léguas adiante”. Enfim, uma ótima sugestão de leitura para os feriados que se apontam no horizonte.

10 comentários:

Olho Vivo disse...

Bomba! Bomba! Bomba!

O pau começou a cantar... A Polícia Federal, está na manhã desta segunda-feira, em Vila Nova, distrito de Campos. Algumas pessoas foram detidas.

Trata-se da acusação de compras de votos que envolve um dos assessores da prefeita Rosinha Garotinho, o Thiago Calil. O mesmo que teria usado cartão de crédito e folhas de cheque tomados emprestados a uma cabo eleitoral do PMDB. Como o rombo no cartão de crédito e nos cheques não foram cobertos como prometido, a vítima resolveu denunciar os envolvidos. A denúncia foi feita ano passado, mas ficou em sigilo durante algum tempo, até que a bomba explodiu com uma entrevista dada pela cabo eleitoral à revista "Somos assim".

Vamos aguardar o desenrolar dos fatos...

Anônimo disse...

O blog de Claudio Andrade acaba de postar a noticia abaixo:

A rádio Continental de Campos noticiou agora que um grupo de pessoas da localidade de Vila Nova de Campos foram detidas. A ação se refere a compra de votos nas últimas eleições. O jornalista que deu a notícia foi o senhor Flávio Terra.

Isso significa o que?

Essas pessoas são ligadas a qual corrente política? Já que ambas compraram votos a rodo na ultima eleição.

To de Olho disse...

Bomba, Bomba...

O Caolho Vivo da Cidade disse...

Bomba, Bomba, Bomba!!!
To de Olho nos Caolhos da Cidade que adoram fabricar fatos e denuncias

Caolho Federal disse...

Caolhos da Cidade e revista Somos Quse Assim por trás de montagem de fatos e denúncias.
Polícia Federal! Olho Vivo nesses Caolhos pra depois vocês não ficarem desmoralizados com denuncias montadas.
Tem Advogado metido a Mister Costa Quente e influente metido no meio disso também, com o bolso cheio de verdinhas.

Elementar meu caro

Raskolnikov disse...

Oi Roberto, na tentativa de manter o comentário circunscrito ao interessante tema levantado e para refletir sobre o jogo entre o familiar e o estranho, uma intrigante frase de Kafka: "O menimo é o pai do homem!" Com relação ao assunto existencia e limites temporais, uma sugestão: Sammuel Beckett, "Malone Morre".
Abraço

Anônimo disse...

Professor,mesmo fugindo ao tema da nota gostaria de dizer que desde 08 de abril não atualizam o diário oficial da PMCG on-line.To com saudades do Monitor Campista...
Ass:O último dos que mói cana.

Anônimo disse...

No momento o Blog do Garotinho está fora do ar.

Anônimo disse...

Que historia é essa? Tiago Calil preso? Outra eleiçao? Que isso... Nain prefeito?

Anônimo disse...

Roseta será cassada, outra eleiçao??? Que falta de respeito? Agora será Naih?