domingo, abril 26, 2009

A nova geografia urbana de Campos

São perceptíveis as mudanças. A maioria indesejável, mas real. A verticalização e o adensamento da região da Pelinca que não pára, já foi aqui levantada em fotos, textos e vídeos continua de forma desenfreada.
O corredor comercial como previsto, nas ruas Voluntários da Pátria e Manoel Teodoro, entre os shoppings da Pelinca e o da avenida 28 de março, está em plena expansão e ganhará destaque, quando da conclusão do prédio de salas com 17 andares que está sendo construído usando seis terrenos com entrada pelas duas ruas. O número de demolições de casas ocorre na média de mais de uma por semana. A foto ao lado é de uma área, onde até há alguns dias, funcionava um antigo posto de gasolina que foi demolido e que dará lugar a um novo investimeto que o blog ainda não sabe, mas seus leitores logo, logo informarão.
PS.: Atualizado às 13:32: Corrigido por observação e comentário de um leitor, um erro grave de concordância logo no primeiro período da nota.

17 comentários:

Anônimo disse...

Segundo se fala pela pelinca, seria o Habib`s, de propriedade de Magid Abud Neto, filho de Dr. Magid, Bruno Siqueira da Perez de Siqueira Engenharia e Cristiano Barbosa do Grupo Folha da Manhã. são informações que se houve em alguns bares da Pelinca

Marcelo Bessa disse...

Oi, Roberto.
A informação que tenho - extraoficial, claro - é de que onde estava o posto Battine seria uma loja do Habib's.
Depois fui informado de que o negócio desandou e que até agora não há definição.
Um abraço.

Prof. Isaac Esqueff disse...

Prof. Roberto Moraes:

Essa é pra descontrair:

Hoje, ao assistir o grande prêmio do Barein da F1, Galvão Bueno falou que Button iria comemorar com os roqueiros Eric clapton, Robert plant e o baterista do pink floyd Richard Wright.

Ocorre que Richard Wright era tecladista do pink floyd e o mesmo faleceu em outubro de 2008.

O baterista do pink floyd é Nick Mason.

Galvão pisou na bola literalmente.

Abraços aos amigos.

Amaro "O Bicho Cão" disse...

A princípio, informações seguras dão conta de que seria uma loja de fast food especializada em comida árabe.

Amaro "O Bicho Cão"

Anônimo disse...

Não me impressiona a expansão imobiliaria verticalizada de nossa Campos, impressionate de verdade é a percentual baixissímo de moradias ocupadas após concluídas estas edificações.
Quem pode explicar o porque de tanto investimento, se o fim propostos a tais não é alcançado.
Observem à noite a quantidade das salas acesas, é quase nada, as famílias se reunem em casa na sala, pelo menos no horário do jornal da noite. Aqui isso não existe ou não tem ninguem realmente em casa ?

Zé Armando

Anônimo disse...

Todos falam que alí será a rede de fast food Habibs.

Anônimo disse...

Ooops! leia-se no início do texto:

"São perceptíveis as mudanças..."

Anônimo disse...

Pelo que estou sabendo,será mesmo o Habib´s

Anônimo disse...

Realmente a quantidade de prédios surgindo no entorno da Pelinca é impressionante. Os valores estão cada vez mais estratosféricos à espera de algum comprador ávido por ganhar dinheiro, comprando na planta e vendendo antes da entrega. Quem compra esses imóveis? Eu que sou funcionário Público estadual não estou nesta lista. Onde está o dinheiro? embaixo de colchões ou guardados em algum banco na Suíça?
Ou quem sabe sendo lavado para ser usado limpinho.

Quem souber me responda...

Smeagol.

Douglas Azeredo disse...

Outro dia vendo o mapa do plano diretor cheguei a uma conclusão que o caro Roberto e os que dominam o assunto já sabem.

A área de adensamento é mínima, trata-se de um plano diretor meramente especulativo, que só tende a aumentar as diferenças e não olha por regiões com potencial de crescimento.

Vou citar apenas um exemplo, o Jardim Carioca, na região de Guarus, vem se tornando o próximo centro comercial da cidade. Já possui agência do Itaú, Caixa Econômica, INSS, o Bradesco está em construção e segundo informações o BB estaria à procura de área no bairro. É um bairro onde estão localizadas as escolas mais tradicionais de Guarus,onde está o SESI e possui um comércio crescente, ouso dizer que o bairro já o “Centro de Guarus”, com todos esses atrativos é um bairro que se encontra fora da área de adensamento e é separado do Centro da cidade apenas pelo Rio Paraíba do Sul.

Não quero que o bairro seja apenas mais um alvo da especulação imobiliária, antes que pensem não sou morador do bairro, mas acredito estar na hora de rever o zoneamento para que não seja mais um bairro a sofrer com os problemas futuros. Trata-se de um bairro que é possível observar uma classe média ascendente, devido a casas que vem sendo reformadas ou construídas, talvez seja a hora de um estudo para delimitar de forma mais precisa áreas comerciais e residenciais no bairro, também possibilitando e delimitando locais para construções mais altas, já que acredito que haja mercado ocioso na região. Será que quando o plano diretor foi revisado em 2006 estudos já não mostravam essa possibilidade de crescimento econômico no bairro?

Roberto se puder nos escrevesse em uma das suas próximas notas a respeito de nosso plano diretor ficarei grato.

Anônimo disse...

Esta nova geografia só interessa a um pequeno grupo de especuladores e lavadores de papel moeda. É uma grande idiotice, em uma planície, se verticalizar a Cidade. As pessoas não estão se dando conta que a qualidade de vida delas irá sofrer drasticamente. Em uma casa onde moravam 10 pessoas, agora terá um prédio com 400. É mais esgoto, mais monóxido de carbono, engarrafamentos e mais tudo que o nosso admirável mundo novo proporciona. Vendem como diferencial a segurança que um edifício proporciona. Que segurança? Hoje em dia ficou mais lucrativo para os bandidos assaltar o prédio inteiro. A verdadeira segurança é a uma distribuição de renda mais justa neste país.

Anônimo disse...

Segundo comentários ,a secretaria de obras não estaria obedecendo o plano diretor e sim dando verdadeiras "canetadas",liberando obras com ruas estreitas, prédios onde não poderiam está,etc.
O plano diretor do município foi participativo(não participou quem não quis).

FB disse...

Roberto
seria um habib's mais a franquia fez analise na água e naum pode ter inicio as obras,creio que será mais um empreedimento(salas comerciais ou de moradia),pois o dono é socio de uma grande imobiliaria da cidade.

Walter Jr disse...

Saudações Roberto
Segundo fiquei sabendo por um amigo nesta área na Beira-Valão será construida uma rede de alimentação do Habib'.Quanto a verticalização da Pelinca,moro na região mas creio que os frutos dos investimentos na construção de Edifícios luxuosos na área será colhido no futuro, pois no momento não percebo aumento de moradores no bairro. Os Condomínios são muito caros e as pessoas que arriscam sair de suas casas,onde não têm essas despesas, logo chegam a conclusão que não compensa.A vida está difícil para todos.Eu mesmo estou procurando uma casa para me mudar e sair dessa.Forte Abraço

Walter Jr. disse...

Segundo fiquei sabendo por um amigo nesta área na Beira-Valão será construida uma rede de alimentação do Habib'.Quanto a verticalização da Pelinca,moro na região mas creio que os frutos dos investimentos na construção de Edifícios luxuosos na área será colhido no futuro, pois no momento não percebo aumento de moradores no bairro. Os Condomínios são muito caros e as pessoas que arriscam sair de suas casas,onde não têm essas despesas, logo chegam a conclusão que não compensa.A vida está difícil para todos.Eu mesmo estou procurando uma casa para me mudar e sair dessa.

Anônimo disse...

Está assim: "São perceptível as mudanças" . Continua Errado.

Deve ser assim:
" SÃO PERCEPTÍVEIS AS MUNDAÇAS"

whobynumbers disse...

Faço meu o comentário de Zé Armando e de Smeagol. Da sacada do apto de minha mãe, entre o CENSA e a Pelinca, vê-se mais de 70 prédios prontos, ou em fase de construção, num ângulo de 180 graus!!! Na boa, ainda que haja uma classe média-alta na cidade, não vejo tanto investimento assim para aceitar tantos importados pelas ruas e tantos prédios prontos e outros a serem erguidos e vendidos já na planta. A renda está concentrada. O adensamento está concentrado. Ainda que muitos aptos permaneçam vazios. E sem benefício nenhum para o coletivo, para a cidade. A cada prédio com dez andares de quatro aptos cada, são, no mínimo, 80 carros a mais nas ruas. E sem nenhuma estrutura pronta para os receber. Falando nisso, hoje, 1o de Maio, o Shopping 28 está lotado, pq simplesmente não há opções de lazer na cidade. Ou seja, tudo está concentrado!!! Como Doug disse, espero que não ocorra o mesmo com o Jardim Carioca - que também é Campos,é bom lembrar.