sexta-feira, abril 17, 2009

2º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica

"O 2º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica que será aberto hoje, no Trianon, às 19 horas, prosseguindo até o dia 20, no IFF (CEFET), onde ocorerrão os cursos, palestras e oficinas, será o maior evento já realizado no Brasil nessa área.A afirmação é do físico e astrônomo Marcelo Oliveira Souza, do Clube de Astronomia Louis Cruls que se encontra no Rio, onde foi recepcionar os astronautas e astrônomos estrangeiros que chegaram pela manhã e estarão em Campos nesta sexta-feira, a partir das 7:30h. Às 7:30h um grupo de estrangeiros estará sendo entrevistado na TV Litoral e outro, na UniTV. Às 14 horas, a astronauta iraniana Anousheh Ansari, estrela do encontro (juntamente com Marcos Pontes), vai se encontrar com professores e alunos do Ciep municipalizado do Parque Aurora. Às 15 horas, lá mesmo, será concedida uma entrevista coletiva para toda a imprensa. Às 19 horas, com a presença da prefeita Rosinha Garotinho e de todos os astronautas e astrônomos brasileiros (de vários estados) e estrangeiros (Uruguai, Bolívia, EEUU, Irã, Emirados Árabes Unidos, Índia, Cuba), o Trianon deverá estar lotado para a sessão de abertura do evento, a orquestra sinfônica do Centro Cultura Musical tocando alguns clássicos e os hinos nacional e local e palestra de Anousheh Ansari. Marcos Pontes, o único astronauta brasileiro, está vindo dos EUA e chegará no sábado. Embora anunciado, ele não poderá chegar a tempo para a abertura. Como "garoto propaganda" da Lego, ele virá com o presidente da Lego no Brasil e vai organizar um torneio de robótica, com premiação aos vencedores que acontecerá no IFF. No sábado será lançado um foguete produzido aqui em Campos, em parceria com o o IFF (Cefet), na unidade de Guarus. As crianças também aprenderão a fabricar foguetes com garrafa Peti e água, que sobem até 30 metros. Para a área de educação, haverá cursos e oficinas para professores, na área da astronomia e astrofísica. As inscrições podem ser feitas no CEFET até na hora do evento, no sábado. O 2º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica é uma realização do Clube de Astronomia em parceria com o IFF (Cefet), Prefeitura de Campos (via Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima), CNPq, MEC, ICRA do Brasil e Astrônomos Sem Fronteiras, entidade sediada nos EUA".

5 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional !
Nunca se investiu tanto em seminários e coisas do tipo em Campos como nestes últimos tempos.
Não que eles não sejam fundamentais ao desenvolvimento tecnológico da região, mas ?
Estou percebendo aí um novo nicho de investimentos do poder público municipal. Bom é melhor que os shows superfaturados do outro governo.
Que venham os astronautas, vou siceramente ficar em casa lendo !

Daniel Sardinha disse...

Realmente, essa semana vai ser muito interessante. Lançamento de foguete campista aqui em Campos? Puxa... Já pus no meu blogue, que é em mirandês.

Abraço!

Anônimo disse...

Acho que cidades sem grandes atrações naturais precisam em investir em eventos assim. Outro dia, se via em Rio das Ostras o Festival da Lula, lá também já ocorre o festival de blues e jazz. Em Piraí, anualmente ocorrem eventos como Festival da Chorinho, Festa da Tilápia.
Não se pode esquecer que a segunda maior arrecadação da rede hoteleira de São Paulo é com a Para da Gay.

Prof. Isaac Esqueff disse...

Ótima oportunidade para os curiosos tomarem conhecimento com relação à astronomia.

Parabéns ao IFF!

Eleonora Costa disse...

Acho interessantíssimo esse tipo de atividade para movimentar o público com coisas bem proveitosas.Parabéns ao prof. Marcelo Oliveira, do CEFET, pelo seu empenho, pela sua vivência pela busca incessante de parcerias. O evento foi muito bom.