quinta-feira, abril 16, 2009

Portos e siderúrgica na região podem aproveitar demandas para exploração de novos campos

A informação é também da diretora da ANP Magda Chambriard.

2 comentários:

Gustavo Carvalho disse...

Roberto, qual é sua opinião sobre a demanda do Eike Batista de incluir a construção do porto do Açú no PAC?

Roberto Moraes disse...

Caro Gustavo,

Acho que já comentei aqui, náo sobre a participação no PAC, mas sobre o custeio de obras de infra-estrutura governamentais para fins privados.

Não sou absolutamente contra que o estado entre com algum investimento em infra-estrutura que seja consequente de demandas geradas por investimentos privados, mas, por outro lado, considero que isto deva ser bem planejado, porque com a escassez de verbas públicas, estas não devem ser priorizadas para faciltar ganhos e lucros dos empreendedores.

O ideal seria que a população e seus representantes pudessem discutir estas participações, porque senão é como você entrasse com a azeitona na empada que será digerida pelos outros.

O grupo EBX tem uma extensa pauta de pouco conhecimento público a ser cumprida por conta dos impactos sociais e ambientais na região, entre sles, alguns de infra-estrutura. Sendo assim, náo dá para aimaginar recursos públicos para financiar estas ações.

Este é um bom debate que na gênese passa pela discussão das famosas e sempre complexas PPPs (Parcerias Público Privadas).

Abs.