quarta-feira, abril 22, 2009

Empastelamento & boicote

Enquanto a Postura Municipal não age, bom seria se que os campistas boicotam-se o show deste Regis Danese, no dia 24 na Pecuária. O blog não sabe de quem se trata, mas isto não vem ao caso. O fato é que o promotor e/ou patrocinador deste artista empastelou diversos muros da cidade, como o da foto ao lado, com o cartaz de promoção do evento. Não é difícil punir seus promotores, porque o show deve ter autorização do município para acontecer e sendo assim, os dados devem estar registrados. Há um tempo que este tipo de emporcalhamento feito com pichações ou colagens, em áreas públicas da cidade, tinha deixado de acontecer.

30 comentários:

Andrea Souza disse...

A falta da postura, ou de regras claras, de leis para essas coisas, ou a própria fiscalização é que dá margem essas coisas! Sou contra o boicote, pq se a postura municipal é que deve fazer as regras e impor como deve funcionar.

Provisano disse...

Esse empastelamento não ficou restrito somente à Campos, também vi cartazes colados em São João da Barra.

Esse show está sendo produzido por uma empresa chamada Movimento das Cores, como aparece nos comerciais na televisão, é um show gospel pelo que pude entender. A conta pela limpeza da poluição visual deverá ser enviada para a empresa produtora do evento. Se doer no bolso, talvez assim sirva de exemplo para o futuro.

Anônimo disse...

Retrato do lixo cultural:


Natural de Passos, Minas Gerais, Regis Danese iniciou sua carreira no meio secular, em 1989, integrando a dupla sertaneja Regis & Raí, com a qual lançou um LP pela gravadora BMG Ariola. Mais tarde, em 1991, ele foi convidado por Alexandre Pires para participar do grupo Só Pra Contrariar. Durante cinco anos, Regis destacou-se com suas composições de grande sucesso lançadas pelo grupo, como "Te Amar Sem Medo", "O Samba Não Tem Fronteiras" e "Amor Verdadeiro". Regis compôs também muitos sucessos para outros cantores, como Daniel, Leandro & Leonardo, Gian & Giovani, Cristian & Ralf, Belo, Vavá, Elimar Santos, Alcione entre outros.

Em um certo ano, através de um colega do grupo Só Pra Contrariar, Regis Danese ouviu a Palavra de Deus, convertendo-se ao evangelho. “Ele ficou durante anos no grupo e sempre manteve uma postura diferente da nossa, sem se envolver em nossos erros, mostrando seu caráter de homem de Deus. Certo dia, quando eu passava por um grave problema no meu casamento, ele me falou de Jesus eu acreditei e recebi aquela Palavra”, lembra Regis.

Anônimo disse...

Péssimo exemplo e uma cidade mal educada. Muita sujeira, nenhuma vergonha de distribuir lixo pelos muros, postes ou terrenos. Uma pena, e não é só de urubú.

Anônimo disse...

O Prof tá estranhando ??
Estamos em Campos. Tente caminhar na calçada da Saldanha Marinho esquina com 13 de Maio, até a Beira-Valão.
Terra de gente sem-educação e "porca" (me desculpem as porcas).
Como disse minha filha quando veio a Campos pela 1ª vez: "pai, Campos fede"

George Gomes Coutinho disse...

Interessante... Juro que tinha entendido "Sérgio DANE-SE"!

Andrea Souza disse...

Gente, tudo bem não gostarem da poluíção, concordo com vcs, mas esse é um papel que a postura municipal deveria cobrar e não cobrou até agora! Mas dai a desclassificarem o cara pq era de um grupo de pagode e se converteu e hj é cantor gospel é demais gente!
Por favor, se não gostam td bem, mas temos que ao mesnos repeitar as outras opiniões. É só pq o cara se converteu e é evangélico?
ai vira preconceito...
Provisano como sempre ponderado, muito boa colocação!

Anônimo disse...

Será que se viesse tocar aqui o Calypso iam meter o pau no show?
E se fosse o É o tchan?
E aqueles grupinhos de axé sem letra nenhuma?
Falariam mal do artista por causa da poluíção pela cidade?
O artista não tem culpa de terem poluído a cidade, nem da postura não se posicionar e de ter sido contratado por uma agência inconsequente...

Indio Goytacá disse...

Alto lá pessoal!
Como diz o grande filósofo Faustão: " Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa".
A poluição visual como uma demonstração da falta de civilidade que reina neste município, é tema de alta relevância a se discutir.
Agora ir ou não, assistir o tal cantor gospel, é decisão de cada um.
Cabe à prefeitura, estabelecer normas condizentes com a questão, para que nenhuma poluição empane a beleza da cidade. E é aí que a coisa pega né mesmo?!!
Campos nunca esteve tão feia e com cara de cidade abandonada.
Vamos torcer , para que o governo Rosinha/Garotinho ou seria o contrário?, pare de falar o que o outro fez de errado e comece fazer o que é certo, pq se continuar como vai indo, passaremos os próximos quatro anos,ouvindo acusações e e deixando de ver realizações !!

Jornalista_Dspg disse...

pelo que li do post do blog, o professor nao reservou-se a questionar quem, por quê e como da parte do cantor, mas sim, da postura municipal ( e PIOR AINDA: DA POSTURA DA PRODUÇÃO DO EVENTO, dentre tantos outros de pagode, axé e etc. que colavam os cartazes conhecidos como "estilo lambe-lambe" como estes pelas colunas da ponte do Estado, mas estes ultimos ja diminuiram a incidencia nestes lugares ha algum tempo).Quero deixar aqui minha opiniao sobre educação, reforçada pela velha tese: educa-se muito mais pelo exemplo do que pelas palavras. Se há um show de igrejas envolvidas, por que se dá tão mal exemplo, distribuindo cartazes por onde quer q seja, sem pedir autorização à quem teve o tapume, porta ou parede denegrida? Esta cola nao sai facil nao... Sera que eles nao veem o mau exemplo dado? Seus fiéis podem tomar a atitude como exemplo: "se a igreja pode, eu posso!", "é por um bem que faço isso"... e tome lambe-lambe na rua.

A primeira postura que devemos contestar é da propria produção do evento. Em segundo, mas nao menos importante, da Prefeitura, que ja passados 4 meses de governo, o portal continua transparente, os buracos cada vez maiores e as unicas coisa que estamos vendo é o iminente "carnaval fora de época" e a passagem/real so pra quem eles querem.

O Pe. Fabio de Melo está por vir à cidade, com expectativa de público tao grande quanto à do Regis, e nem por isso foi-se necessário abusar da publicidade suja como o "movimento das cores" (produtora do evento) fez.

ACOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORDA, minha cidade!!!! To me sentindo mulher-de-malandro: vivo apanhando, mas ainda insisto em ficar em "casa".

Anônimo disse...

Outros lixos culturais
(se no final perguntar "mas gosta de quê?", é a prova do mau gosto)

Cara, Andrea Souza, não se trata de preconceito, mas sim de perfil e formação musical. Para ficar bem claro, outros lixos culturais:

Calypso
É o tchan e variantes
Regis Danese e variantes
sertanejo(sertanojo)
Fábio JR
Roberto Carlos
Ana Carolina
Zeca Pagodinho
Ivete Sangalo e variantes
Lulu Santos

Brasil:o país do lixo cultural

Anônimo disse...

Nome bunito: Regis Dane-se... fica melhor assim... pelo menos esse show não está sendo "patrocinado" pela prefeitura. Estamos evoluindo.

By Manoel Ribeiro

Anônimo disse...

Esse tipo de comportamento também é muito comum nesse pessoal que oragniza excursões para concursos. Colam cartazes em qualquer lugar.

Seria interessante se houvesse um local determinado para a colocação desses cartazes.

Anônimo disse...

É para construir um cartógramo? Local próprio para colar cartazes? Gente, por favor,tem que se proibir qualquer cartaz,Já temos out-door para isso. E na época das eleições? Como fica suja a cidade.
Nunca pensei que pudessem fazer um governo pior do que o passado, mas parece q estão tentando e se continuar assim vão conseguir.

Anônimo disse...

Realmente oque noto,é um pouco de preconceito.

Designer_grafico disse...

Ha uma proposta de lei antiga - mas igual tantas outras no país, esta tambem nao deverá ser cumprida - de que rege que as gráficas devem expor seu CNPJ (assim como do solicitante - caso pessoa física, CPF) em todo e qualquer tipo de mídia de massa (leia-se: jornais, revistas, panfletos e folders acima de 1.000 unidades, cartazes, etc) a fim de que se coíba esta forma porca de marketing.

Como bem lembrado por um blogueiro acima, o pessoal de excursoes e cursos para concursos usam e abusam da prática sem sofrer nada com isso. Se fosse tomada tal prática, a grafica que estivesse imprimindo material sem as informações obrigatorias por lei, a FISCALIZAÇÃO (daí q nao acredito q vai funcionar), se nao fizer vista-grossa (e engrossar o bolso com isso) poderá ajudar a multar quem produz e quem manda produzir tal material.

Mas... esse é o país do Gilmar Mendes... (isso vai acabar virando chavão).

George Gomes Coutinho disse...

Ooopss.. mil desculpas.

O nome do cantor é "Regis" e não "Sérgio".

Mas, agressiva demais a propaganda. Poderia ser Bach, Sepultura ou Chico Buarque.

E aos respeitáveis cidadãos evangélicos, por favor, a crítica não é com relação a religião. Ficaria feio para qualquer confissão, inclusive para ateus, se fizessem algo tão bárbaro.

Nem toda crítica deve ser interpretada como perseguição religiosa. A contra-reforma ocorreu há pelo menos 4 séculos e, se não me engano, era a IURD que recomendava chutarem santas e perseguir agrupamentos religiosos afro.

Anônimo disse...

E essa cidade tem postura? POBRE CAMPOS DOS GAROTINHOS!

Pedro Silva disse...

Infelizmente para ser mais preciso: como estamos regredindo... Cidade suja, emporcalhada pelo lixo moral, cultural e, infelimzente, sem saída. A Prefeitura dorme, as autoridades idem, o povo dorme. Prédios em cima de prédios. Infraestrutura, zero.Decepção pura.Acordem D. Rosinha e sua equipe, o SOL já raiou...

Anônimo disse...

Professor,
não li os outros comentários, mas apenas discordo em uma coisa, nem sempre a prefeitura é acionada para liberar a existência de shows em lugares privados.

Anônimo disse...

Fiz a sugestão de um local específico para se colar cartazes porque foi uma solução encontrada em alguns bairros do Rio onde a população estava incomadada com o emporcalhamento. Moradores e divulgadores chegavam a um acordo e escolhiam determinadas paredes ou muros que seriam utilizados para esse fim. Por exemplo, antigamente as paredes do Hospital Rocha Maia, da sede do Botafogo, do campus da UFRJ na Praia Vermelha e outros locais das adajacências ficavam imundos com os cartazes. Escolheram uns muros de uma determinada rua(se não estiver enganado na Rua Muniz Barreto), então passaram a divulgar shows por lá. Certmente, há alguma compensação financeira para os proprietários dos muros.

Isso é algo que depende da ação da comunidade e do poder público. No caso que citei, os moradores estavam muito mais incomodados do que as próprias instituições. Não adianta nada reclamar e não agir. Ficar esperando alguma ação da prefeitura... Colocaram cartazes nos muros do IFF? Cabe à instituição cobrar a quem promove o show ou a quem de direito for.

Agora se a população acha que tudo deva ser abolido, que não deva ter local nenhum para isso. Que se mova para isso

Anônimo disse...

Não há o que se estranhar com essa pichação nos muros da cidade sobre o show de RegisDanese,é a verdadeira cara da cidade, está cada vez pior e vai ficar muito mais Campistas, na mão de quem a está dirigindo,esperam o que? É só perguntar aos cariocas o que essa ROSINHA fez na cidade maravilho- sa, imaginem na nossa que não é MARAVILHOSA E SIM VERGONHOSA! Onde está a Secretaria de Postura? Iguais as outras Secretarias,sujas como o muro, ou piores!

Anônimo disse...

Não era a IURD que chutava santas, e nem persegue religioes afro. Saiba que o lider da IURD nao foi afavor do pastor q isso o fez, entao antes de falar busque saber das coisas. E boicotar um show por conta de cartazes já é um exagero, se a postura do municipio sempre foi omissa para tudo.Acha que agora vai mudar? No lugar de criticarem os tipos de shows mediante suas divulgaçoes, porque nao olham para o que está diante desse municipio... R$1.205 milhao para carnaval fora de época e a saude e educaçao em morte subita, desemprego tomando conta da populaçao, nenhuma lei q ajude quem precisa, dinheiro de 3 meses depositados na conta da prefeitura p ser repassado a casa irmaos da solidariedade nao repassado por implicancia do Bunitinho e ai? Todos se preocupando com show gospel e cartazes na rua, simplismente multem quem tem de multar e pronto... pratico e facil. Ou entao busquem um caminho para a vida de vcs e se candidatem a prefeito, vereador e qualquer coisa e façam algo inteligente por essa cidade... Quem quer mudança começa mudando. Um abraço a todos e que Deus tenha misericordia dessa populaçao tapada e hipocrita.

Gelsy disse...

Boa Tarde! Gostaria de dizer em primeiro lugar George o show nao pertence a IURD, e sim a um grupo de igrejas da regiao que resolveram ajudar na divulgação do show do Danese. Se vc soubesse como é a IURD saberia que a unica mensao ao show foi um cartaz colocado em suas dependencias, e nao foi tocado pelos pastores em suas pregaçoes sobre shows. Logo se quiser conhecer a IURD visite mas com a mente aberta a Deus e nao com o preconceito imposto pela sociedade que se mascara na religiosidade para falar em moral, sem ter a menor moral. Que Deus te abençoe e te faça ver que religiao nao livra as pessoas do inferno de vida que vivem e sim que a salvaçao está em ser reto perante quem realmente se importa com o carater do ser humano... Deus.

Busque-o enquanto Ele estar perto para ser encontrado!

George Gomes Coutinho disse...

Gelsy.

Gostaria apenas que apontasse aonde em meu comentário há a conexão entre o show com a famosa divulgação no estilo "Dane-se" e a IURD.

Eu estava discutindo sobre tolerância religiosa. Algo que a IURD não pratica, ao demonizar as religiões afro (vide os produtos anti-encosto e outros fetiches) e a quase provocar uma guerra religiosa no famoso episódio dos chutes na Santa Aparecida.

A despeito do lider, o "Super-herói do povo", Edir Macedo, os fatos acima ocorreram. E no caso de associar os "encostos" à confissões afro, bem, isto prossegue.

Na verdade a perseguição às religiões afro-brasileiras costuma ser uma prática comum entre diferentes tipos de confissões neopentecostais. A intolerância não é privilégio da IURD.

POr fim, recomendei que o debate fosse travado com alguma lucidez dado que as críticas que estão sendo feitas relacionam-se exclusivamente a postura agressiva e porcalhona desta divulgação. Que, como disse, poderia ser de qualquer estilo musical. Ou qualquer confissão religiosa. O que não é aceitável é tornar as ruas campistas ainda mais imundas, seja lá para qual fim.

Não podemos ser tolerantes com o uso para fins privados da via pública.

Ah, dispenso o convite de visita à IURD. Só o faria quando precisar estudá-la no momento em que meus interesses de pesquisa confluírem neste sentido. Não é o caso agora.

George

PS: Me impressionou a agilidade com que os militantes reagem ao simples ato de citar a IURD. Certamente não veria algo assim em outras confissões... Afinal católicos, kardecistas, budistas, judeus, volta e meia são criticados. E nunca tinha visto num blog uma defesa explícita desse teor.

Anônimo disse...

O show foi ótimo !! Quem não foi perdeu.. mas, infelizmente vou continuar tentando caminhar hoje nos arredores do estacionamento da santa casa e vou ter que caminhar no meio da rua, pq a postura não passa por lá.. ou passa e saí feliz. Mas, tb se não tivesse o comércio com suas cadeiras no meio da rua, será que as calçadas seriam um lugar seguro?

Por quê ninguém quer fazer um boicoto aos concursos?

Por quê alguém antes de escrever um post no seu blog não foi se informar melhor?

Por quê ninguém se espanta com "cinquentinhas"?

A hipocrisia é demais e me cansa..

Roberto Moraes disse...

Ao último anônimo,

Bom que o show tenha sido ótimo e que os emposcalhadores usem parte deste dinheiro que ganharam para limpar a cidade.

Da mesma forma vamos continuar a cobrar a atuação da Postura Municipal para que aaquilo que é público seja de todos e não de ninuém, porque, aí sim, continuaremos a ter não apenas hipocrisia, mas fisiologismo.

A nota foi clara. O assunto é o empocalhamento e quem banca isso tem que ter coragem de assumir as críticas sobre o erro da forma de propaganda.

Sds.

Anônimo disse...

Aqui no Farol de São Tomé chegaram a colocar esses cartazes no muro da marinha sm pedir nenhuma autorização e depois o grupo que divulgava o evento foi para frente das escolas e começou a exibir-se saindo dos carros em movimento e deixando o carro sem condutor, totsl falta de respeito.

Anônimo disse...

Postura,que postura????Aqui em Campos tem isso?Uma vergonha aquelas lanchonetes a céu aberto na Alberto Torres,que além de colocarem em risco a saúde de quem consome aqueles lanches,atrapalham os pedestres e os motoristas com suas mesas e freezers,além do mau cheiro por causa das sobras.Um horror.
Cadê a Vigilância sanitária?Cadê a Postura?

whobynumbers disse...

Realmente, nada há que regule a Postura em Campos.
Mas ponderemos. A culpa não é do artista. Mas da produtora e da Prefeitura, que nada faz.
E quanto às Blazers estacionadas em frente ao Parquecentro em locais proibidos e com som alto - e sempre protegidas por um Guarda Municipal, que deveria exatamente coibir a ação?
Em relação ao cantor em si, fico triste, como evangélico, de ver frases como "o show gospel que vai mudar sua vida!". Quem muda a vida é Deus através do Espírito Santo. Nenhum show vai fazer ninguém se converter.
Como fico triste, também, da própria produtora do evento não se conscientizar da sujeira e fazer uma propaganda limpa.