terça-feira, abril 07, 2009

Ufa! Enfim acaba hoje o Big Brother

O blog confessa que hoje em dia dedica muito mais tempo à internet do que à televisão. Até porque muito do que interessa da programação da TV hoje já está disponível na rede. Estudos e estatística já divulgados e comentados aqui mostram que esta tendência, acontece em boa parte do mundo e também aqui no Brasil. Ainda assim, assistindo – em canais abertos ou fechados - muito pouco TV, não há como não comemorar o fim de mais uma etapa, a nona – espera-se que seja a última – deste reality (nem tão real assim) show. É verdade que o programa serve de entretenimento para alguns, ainda muitos na verdade, mas acrescenta pouco em termos culturais. Também é verdadeira a informação de que outros tantos programas televisivos acrescentam nada ou muito pouco. Porém, mostrar as relações entre pessoas e estimular que outras façam juízos de valor e tirem conclusões sobre as relações humanas é demais, ou melhor, de menos para quem espera mais da sociedade de forma coletiva. O blog não critica quem assiste, mas não pode deixar de lamentar o tempo perdido. Enfim, bom que tenha acabado mais uma versão.

8 comentários:

Anônimo disse...

"Nada nem ninguem é 100% inutil. Pode servir de mau exemplo, pelo menos."

Desconheço o autor da sábia frase, entretanto, reconheço que foi muito feliz na sua construção. Há 10 anos ela era usada como camisa de formatura de meu segundo grau, numa brincadeira feita pelos alunos que frequentavam mais os arredores do que a sala de aula propriamente dita.

Hoje vejo-a cair tao bem noutro assunto completamente diferente. O Big Brother nao é 100% inutil (pode ser 100% futil, mas inutil nunca). Ele REALMENTE serve de mau exemplo. E como!!!

Noves fora, a versao atual infelizmente parece ter ganho fôlego para, pelo menos, mais umazinha, como que "de lambuja", pra Globo inteirar 10 anos do seu "reality (??) show". É engraçdo chamar de programa de realidade algo que faz as pessoas se comportarem como não são, atrás do que nunca ganhariam na vida real e sendo votados por quem torce por "lealdade, amizade e companheirismo", como é o caso do publico brasileiro. É engraçado ver a mesma pessoa que fala que "faria tudo por 1 milhao de reais" e contesta outra que "fez o jogo" para tentar ganha-lo.

De saideira, lembro a entrevista dum integrante, das longíquas primeiras edições, que revelou à Rede TV! (é... o controle remoto pregou-me uma peça neste dia e parou na Rede TV!. Pelo menos nao foi 100% inutil. Serviu-me para aprender algo sobre o BigBrohter).

Nao lembro o participante mais, confesso. Me falha a memoria, mas acredito que tenha sido um "afro-descendente" de nome Tiago. Ele revelou que a emissora "faz o jogo" com base nas entrevistas que os participantes deram antes de entrar na casa. Lá, eles revelam cores de preferencia, numeros preferidos, esportes, se aguentariam provas d resistencia ou se preferem outros jogos na busca da liderança, etc.

Para comprovar o que dizia, ele falou: "No dia que eu estava "pendurado", com a ciência de que se nao vencesse a prova do líder fatalmente seria indicado, a competição foi com números e teriamos de achar três peças que estavam dentro de bolas de soprar numeradas. Quem achasse primeiro, seria o líder. Um de cada vez, minha principal concorrente fez suas escolhas: o numero 3, 7 e 15. Em 4 jogadas, ela era líder, enquanto os outros mal haviam achado a primeira peça nas suas escolhas. Ou seja, o programa fez tudo para que aquela pessoa ganhasse e viesse a me escolher pro paredao".

Desde entao passei a reparar, mesmo que superficialmente, as provas de liderança. Na ultima que vi, algumas semanas atras, na casa havia 2 homens e 5 mulheres. Óbvio que a Globo nao gostaria de ver so mulher no jogo. E o que aconteceu? A prova foi de resistencia. Um dos homens venceu e ganhou 'sobrevida' na casa. E por ai foi e o que temos hoje é uma final de 2 mulheres e 1 homem.

Show de Realidade? É melhor assistir ao Datena ou pedir ao Silvio Santos pra recolocar no ar o Aqui Agora. Realidade, só se for assim. O resto é balela.

SALVE SALVE!

Frederico Cezar disse...

Graças a DEUS esse lixooooO alienador do big bosta brasil acaba hoje, um programa Inútil que não acrescenta nada para o povo...


By: Frederico El-Bainy

Anônimo disse...

Graças a Deus, acaba hoje, esse vazio programa , líder em audiência. Que horror!!!

Marcus Filgueiras disse...

Caro Roberto, permita-me um desabafo:

1. Assisti parte do "BBB1". Foi o suficiente. Achei chato, irreal e pobre. Não me divertiu em nada e nada me acrescentou. Para mim é uma completa perda de tempo.

2. Fiquei decepcionado com o Pedro Bial que, certa vez, concedeu entrevista e atacou aqueles que não gostam do "BBB", chamando-os de intelectualoides preconceituosos (ou coisa desse gênero), porque, segundo ele, 'todo mundo tem curiosidade, todo mundo quer saber como o vizinho tr....'. E disse mais: que com esse projeto (BBB) fazia televisão popular de qualidade.

3. É o Bial que é preconceituoso com quem não gosta do BBB. Aliás, essa é demais: 'televisão popular de qualidade'.

4.Fico verdadeiramente apavorado quando vejo pequenas chamadas na TV contendo entrevistas das pessoas nas ruas falando do BBB. Meu Deus, é um festival coisas absolutamente vazias. E isso contamina, Roberto. Com todo o respeito, as pessoas vão emburrecendo e a burrice vai se espalhando de forma progressiva.

Então, comemoremos o fim do BBB.

Zeca disse...

O BBB é útil sim... útil para manter o domínio. Quanto menos o povo pensar, melhor.

Anônimo disse...

É só trocar de canal!
Tente a TV Brasil. O noticiário é ótimo, o Roda Viva tb, o Observatório da Imprensa nem se fala...Há programas muito bons, pena que tiraram da grade o "Espaço público" da Lúcia Leme, mas ainda há o que ver sem precisar ficar grudado na Globo, mesmo nas TVs abertas.

Provisano disse...

Eu bato no peito com orgulho: NÃO ASSISTI À NENHUMA EDIÇÃO DO BIG BROTHER.

Prof. Isaac Esqueff disse...

Prof. Roberto Moraes e Amigos do Blog:

Acabei de ler a seguinte notícia no UOL:

"BBB pode ser renovado até 2016; Globo diz que Bial é "insubstituível"

Conclusão:

Enquanto houver trouxas que gastam o tempo de suas existências a assistir programa com "tamanha substância cultural", a Globo insistirá em perpetuar esta alienação.

Abraços a todos.