terça-feira, abril 21, 2009

No mapa: Goytacaz canibal!

Quem envia esta pérola para os leitores é mais uma vez, o Genilson Soares, colecionador de mapas e outros importantes registros históricos de nossa terra: "Caro Roberto, resgatando o assunto dos mapas e para você compartilhar com os seus leitores, envio-lhe imagens de um dos mais antigos e ilustrados das Américas (1562). No detalhe a nossa região é ilustrada com índios praticando o canibalismo. Quem quiser fazer o download em alta resolução (18 Mb) o link é o seguinte: http://memory.loc.gov/gmd/gmd3/g3290/g3290/ct000342.jp2 Grande abraço, Genilson Soares"
PS.: Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas.

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante!!
Parabéns Roberto pela utilização deste espaço para a divulgação de documentos históricos!!
Será que alguém pode me informar qual programa lê este formato JP2??

Anônimo disse...

Confesso que não admiro o fato dos campistas terem uma origem tão ¨sagaz¨, afinal, trata-se de um povo bruto, sem educação, atrasado, com uma filosofia provinciana, que se incomoda com a vida alheia, que se sustenta em ¨nomes de família¨(muitas delas quebradas), provavelmente a cidade que melhor retrata a realidade corrupta do Brasil.
O campista é conhecido nacionalmente de forma negativa,ou alguém não sabe do ¨slogan¨:campista, nem fiado nem á vista!
Há várias personalidades locais que omitem sua naturalidade, ou seja, dizer que é de Campos em qualquer lugar do pais é motivo de vergonha.

Raskolnikov disse...

Mas desde quando que a "arte de comer gente" é sinal de atraso? Uma certa brutalidade tudo bem, assim é a vida! Bricandeiras a parte, precisamos de uma maior sofisticação antrópológica, o canibalismo das tribos indígenas tinha um alto significado cultural: a absorção das virtudes do "comido"! Portanto, não se tratava de um bando de assassinos seriais pervertidos. Além disso, a nossa modernidade cultural começou com o "movimento antropofágico" de Oswald, Tarsilla, et alii. Viva o canibal!

Anônimo disse...

Ao anonimo das 6:36 PM: O que tem a ver o cu com as calcas???
O tema aqui eh arte, o que vc nao deve entender absolutamente nada, para ter inserido uma critica malfadonha sobre um tema que nada tinha a ver com o assunto. Realmente, pessoas como voce, sim, sao motivo de vergonha, seja em qualquer lugar do Planeta.
Procure saber a origem do primeiro Presidente Civil do Brasil, a primeira cidade na America Latina a ter luz eletrica entre outros assuntos. Nao se deixe levar pelo mal exemplo de pessoas "que se sustentam em ¨nomes de família¨(muitas delas quebradas), vamos fazer a nossa parte para mudar a nossa realidade.

Andre Pinto disse...

Maravilhosos mapas! A propósito, professor, acho que foi o Genilson Soares que lhe enviou aquele mapa que estou à procura - o da foz do rio Paraíba do Sul e que aparece a lagoa Feia também. Estes agora eu copiei. Se conseguir com ele o outro, eu agradeço.
Quanto ao comentário do colega das 6:36, gostaria de dizer que o comentário não cabe ao tema proposto pelo blogueiro, ainda que o blog seja democrático e acima de tudo libertário. Não sou antropólogo, mas admiro a cultura de um povo que matava tubarão somente com lanças,nadava e corria com maestria nas restingas e manguezais, era temido pelas tribos rivais aymorés, tamoios, botocudos e coroados, não aceitaram a língua Tupi Guarani, além de terem colocado pra correr vários colonizadores como Pero de Góis, Gil de Góis e outros. Os "tigres humanos", como eram chamados, não praticavam canibalismo mas sim, corretamente falando, a antropofagia, segundo o conceito de rito cultural e espiritual de se adquirir a força do inimigo ao devorarem suas carnes após a batalha. É cultura pura! Veio o desgraçado do homem branco, com sua ganância e disseminou varíola nos campos da planície, se miscigenou à força com as indiazinhas vírgens, mas o pior de todos os males é, sem dúvidas, a lingua suja deles que perpetou a cada geração...

Anônimo disse...

Caro comentarista dàs 4:50, lhe faço uma pergunta, será pessoas como você que usa de palavras de baixo nível, e que desconhece o Português(idioma, meu caro) não sabendo nem mesmo escrever direito, é que irão mudar a cidade?
Ao fato de ser a primeira cidade a ter luz elétrica, um cidadão que pensa de forma evolutiva não se vangloriaria com um fato do século retrasado, e para seu conhecimento, o Nilo Pessanha ocupou temporariamente o cargo, o que não desmerece o feito.Mas por favor, não se compare à um Nilo Pessanha, à Benta Pereira, a um Ari Bueno, ao Alair ferreira(mineiro com coração campista) e alguns outros poucos que honraram sua vidas de forma digna, mas infelizmente estes são minoria, o que prevalece são pessoas como um Arnaldo Viana, Garotinho, Paulo Feijó e você que certamente representa essa população que compactua com as condutas de seus líderes.
caso não tenha compreendido o que escrevi, usarei uma expressão mais vulgar para que possa alcançar,Campos cresce igual a rabo de égua!!

Anônimo disse...

Caro anomino duplamente revoltado (das 6:36 e das 7:09). Nao leve uma critica para o lado pessoal. Desafio-lhe a enumerar os erros de Portugues cometidos no meu comentario anterior. Vamos ver se o senhor conhece mesmo a lingua mater. Nao vai ser humilhando os campistas que o senhor vai dar voz a (deveria ser com crase, mas nao ha acentos no meu teclado) sua revolta. Se o senhor observar bem, recebeu duas criticas aqui dos leitores. Portanto, empenhe-se em fazer algo para mudar a (sem crase, dessa vez) realidade em que o senhor vive. Para o seu governo, Campos nao vive apenas de Garotinhos, de Arnaldos & Cia Ilimitada, mas de tantas pessoas de bem que querem mudanca. Admiro a historia de Campos, a sua representacao na historia da abolicao da escravatura em um contexto altamente escravocrata a (tambem com crase) epoca, atraves da pessoa do Jose do Patrocinio, entre tantos fatos historicos em que Campos teve participacao direta. Bom, infelizmente o debate foi levado para esse campo e a arte foi deixada de lado. Por ultimo, procure rever os seus comentarios antes de me acusar de assassinar a Lingua Portuguesa... Passar bem.