sexta-feira, abril 24, 2009

Cartas do Front

Há muito me incomoda a seção cartas de O Globo, o tipo de gente que circunda aquela página com anuência e privilégio do jornal e, por conseqüência, cumplicidade de interesses no que se refere ao teor das mensagens é nauseante. Todos os dias nos reservam um brinde de simploriedade, desonestidade e pré-conceitos implícitos e ou explícitos, mas tudo nos limites do razoável jogo democrático.

Hoje, no entanto, a coisa passou do limite. A começar por um momento de divertimento que nos proporciona um leitor ao “opinar” sobre o ocaso (ocaso mesmo) do Supremo Tribunal Federal. O dileto leitor de O Globo tratou de emplastrar fragmento de texto do Reinaldo Azevedo, e em literalidade quase completa nos mostra a acriticidade dos leitores daquele jornalista. Reinaldo, católico de trato absolutamente estúpido e ego enorme, certamente ficará chateado por adaptação feita com erro tão crasso de concordância, e saber que seus leitores também são analfabetos, desonestos e macaqueadores que é como gosta de adjetivar todos que dele divergem.

A segunda é pra guardar o riso e fechar a cara. É para se questionar sobre os interesses de uma publicação que, sob o pretexto da livre expressão, reserva-se o direito de deixar passar uma afronta ao próprio Estado democrático que a assegura. Está em carta canalha da leitora Regina Gouveia em que, ao comentar sobre o escândalo das viagens parlamentares com dinheiro público, implicitamente explicita todo o seu desapego pelas instituições democráticas desse país, sem, no entanto, dar nome ao que julga coerente e justo como saída republicana aos problemas dessa nossa jovem e democracia.

Bom que pudesse nominar também essas entidades autônomas chamadas "civis" e "povo".

Confira o arroubo subliminar da leitora e do alter ego da publicação: “Com os civis no poder, o povo deixou de ter hospitais, escolas. Passou a ser alvo de bala perdida, o Rio de Janeiro virou uma grande favela, a criminalidade aumentou e o tráfico, geometricamente. O que os civis fizeram de bom para o povo? Nada. Apenas enchem diariamente seus bolsos dos impostos pagos pelo povo. Simples assim.”

Plim, Plim!

12 comentários:

O olho que tudo vê disse...

Se o texto apresentado não expressa a mais pura constatação da inoperância do Estado diante do clima de violência exacerbada e gratuita, que atirem a primeira pedra, pois o mesmo é duro, arrogante, indignador, mas verdadeiro e abre espaço para a discussão.

Não se trata de um grito que clame pelo retorno dos militares ao poder, mas constata a fragilidade com que a segurança pública vem sendo tratada em nosso país, diante dos governos democráticos ineficientes no quisito ordem pública e segurança.

Tenho dito!

Sérgio Provisano disse...

Esse comentário deve ter sido feito por um dos vários "órfãos da ditadura militar", um dos reacionários que defendiam e defendem a excessão em detrimento das liberdades democráticas, do Estado Democrático de Direito.

Quando os militares, com apoio de alguns civis deram um golpe, derrubando um governo legitimamente constituído pela vontade popular, jogaram por mais de duas décadas, nosso País numa era de obscurantismo e atraso. As consequências disso estão aí para quem quiser ver, miséria, violência, desigualdade social, que não serão diminuídas do dia para a noite.

Esse período em que o Povo Brasileiro foi privado de seus direitos básicos como, liberdade de expressão, de manifestação, de opinião, de se reunir e se organizar, gerou todo esse atraso.

É duro ainda termos que ler manifestações preconceituosas e reacionárias como a relatada, mas esse indivíduo deve louvar o fato de que estamos numa Democracia onde ele pode, de forma livre, manifestar sua opinião sem medo de ser preso, torturado e morto, como muitos o foram nos anos de ditadura.

Anônimo disse...

Nao vamos esquecer os inumeros escandalos financeiros envolvendo militares durante aquele periodo. Um dos que mais marcaram foi o da Capemi que envolveu o filho do presidente Joao Figueiredo que foi por decreto presidencial proibido de depor nas investigacoes a respeito.
Agora pelo menos a imprensa e o povo pode se manifestar. Antes tudo era encoberto em nome da seguranca nacional.

Anônimo disse...

Ultimamente, por diversos motivos, estou tendo a impressão de que as Organizações Globo estão sentindo grandes saudades do regime ditatorial militar.
Diga-se, foi lá que se tornaram importantes.
O comentário da leitora de O Globo é realmente muito semelhante aos comentários dos leitores peseudo-intelectuais do blog de Reinaldo Azevedo. Aliás, os posicionamentos políticos de Reinaldo Azevedo me lembram muito o posicionamento de Roberto Campos, só que Reinaldo Azevedo é um reporter que tem um posicionamento político-partidário claríssimo, sempre favorável aos interesses do PSDB e do DEM. Sempre faz questão de mostrar o ódio mortal que tem do PT e do Lula, a quem costuma se referir, não raras vezes, com menosprezo e desrespeito.
LEMBREM-SE: REVISTA VEJA E REINALDO AZEVEDO SÃO PREJUDICIAIS À SAÚDE INTELECTUAL DAS PESSOAS.
O blog de Reinaldo Azevedo chama atenção por jamais deixar passar qualquer comentário contrário ao posicionamento político-partidário que adota, só deixa se for rebater item a item, claro, sem direito a qualquer defesa, por parte do comentarista. Perto de Reinaldo Azevedo o blog de Garotinho, chega a ser super-democrático.
Nascimento Jr
nascimento.jr@bol.com.br

Anônimo disse...

Ela certamente estava se referindo que depois da saída dos militares do poder as coisas pioraram muito, e olha que muitas pessoas pensam igual a ela.
Vivemos em uma democracia e a liberdade de expressão é garantida, uma das coisas conquistadas com a queda do regime militar... Ela desabafa, tem razão em comentar os acontecimentos, talvez tenha errado em dar nomes aos bois, ou melhor, em não nomea-los. Todos sabemos...
Em minha opinião muito pior, muitas vezes pior, é o site do volta garotinho.
Pior em todos os sentidos, quaiquer um que possa imaginar...
Certamente, eu, ela e a maioria de nós não fazemos parte dessa "saco que está cheio de farinha"

Raskolnikov disse...

Caro Roberto, é realmente de uma boçalidade nauseante. Gostaria de fazer 2 comentários: 1º) O uso termo civil é por demais sintomático, por exemplo as torcidas organizadas de futebol mais fascistas costumam chamar os torcedores comuns do seu time de "civis". 2º) Esse fenômeno do reacionarismo das "cartas do leitor" é mais geral do que gostaríamos de admitir. O importante sociólogo francês Pierre Bourdieu fez um estudo sério sobre esse comportamento. Ao que parece (e isso pode ter implicações na blogosfera!), um misto de elementos perniciosos conforma tal mentalidade: ressentimento social (sentimento de insignificância e exclusão opinativa) + obtusidade cognitiva (dificuldade de compreender a complexidade sistêmica da vida social sem bodes expiatórios) + prazer narcísico e idiota em "opinar" sem responsabilidade e compromisso com o debate público (na verdade são falas de "mão única" que ignoram a existência de interlocutores reais ou virtuais!). O historiador Tocqueville, ao analisar a Democracia na América, chamou atenção para uma característica da democracia que não pode ser desprezada: a mediania. Assim, o exercício da Tolerância, além de ser um dever civilizatório, tende a se tornar quase um ritual religioso.
Abraço

Mete a Porrada disse...

Autoridades Civis?!

Devem ser o presidente da república, governadores, prefeitos, senadores, deputados, vereadores, juízes, desembargadores, ministros...
Os cidadãos estão sendo tratados com a maior falta de respeito, assaltados, sequestrados, mortos, sem atendimento de saúde digno enquanto os nossos governantes e representantes do povo nos roubam e desviam recursos, viajam por todos os cantos do Brasil e do mundo gastando o que têm e o que não têm direito de gastar.
Se colocar todos os políticos que nos roubam na cadeia, não vai sobrar muito pra comandar o governo federal, os estados e os municípios do Brasil.

Igor disse...

Pois é, Bruno, por mais que isso te incomode, as pessoas são livres para, inclusive, optar pela servidão.

E uma leitora que canta as "glórias" da ditadura brasileira não é mais estúpida que qualquer simpatizante de regimes comunistas e autoritários: são delinqüentes intelectuais no mesmo nível.

Anônimo disse...

o que vocês petralhas entendem de democracia, vivem cultuando esses ditadores de merda, vocês só querem o poder

Anônimo disse...

tio rei é nota mil

Anônimo disse...

vai ler carta capital, revistinha boçal

George Gomes Coutinho disse...

e ao final as viuvas da ditadura sempre retornam....

Acho fundamental que se expressem. Elas apresentam a ossatura do fascismo que subjaz o corpus anti-republicano da classe média reacionária.

Seus valores não são universais. São particularistas ao extremo...

Mas, ao se apresentarem, nos dão armas para o combate aberto e franco.

Quem sabe, em futuro muito próximo, finalmente teremos a clareza dos grupos se apresentando de forma minimamente coerente no espectro ideológico?