terça-feira, abril 14, 2009

Partido Alto de jogo baixo!

O blogueiro ainda convalesce junto de sua família de uma virose ou infecção bacteriana, mas não quer deixar seus leitores a ver navios, assim, mesmo que rapidamente comentará a questão que aflige aos campistas e alguns leitores-comentaristas sedentos de opinião sobre a ação da PF na Operação Cinquentinha em Campos. O fato em si é lamentável e demonstra cabalmente como tem sido conduzida a disputa política em Campos, especialmente depois da dinheirama dos royalties. Convencem-se alguns e compram-se outros. Ele também aponta que os candidato(a)s avaliam que no convencimento é impossível ganhar uma eleição, da mesma forma, que só comprando os votos também não se chega lá. Quem ousaria duvidar de que este é o entendimento em vigor? É ridícula a alegação da inexpressividade da votação no distrito como fator de descrédito da denúncia, que volto a dizer, praticamente não foi combatida de compra de votos. É como se o roubo só pudesse ser assim tipificado pela quantidade e não pelo ato. Para, além disso, não se pode deixar de registrar que os aliados da prefeita eleita ao não questionarem a evidência dos fatos bastante elucidativos e quase auto-denunciantes, joga o subsecretário preso ontem, à própria sorte. Ouvindo a opinião de advogados mais enfurnados nas leis, pode-se intuir que detalhes jurídicos provavelmente farão que este caso tenha encaminhamento diferente daquele de Carlos Alberto Campista. Porém, o blog duvida que alguém consiga explicar isso para a nossa população. Não posso fechar a nota sem explicar seu título. Muitos já devem ter entendido, mas outros não. Partido Alto é também o título de uma conhecidíssima composição do mestre Chico Buarque de Holanda e a sua primeira parte diz assim: “Diz que deu, diz que Deus, diz que Deus dará, Não vou duvidar, ô nega e se Deus não dá, como é que vai ficar, ô nega? Diz que deu, diz que dá, e se Deus negar, ô nega Eu vou me indignar e chega, Deus dará...” Para aquele(a)s que ainda me lêem aqui, por favor, só peço para não seguir uma outra estrofe do Partido Alto que diz assim: "Jesus cristo ainda me paga, um dia ainda me explica Como é que pôs no mundo essa pouca titica Vou correr o mundo afora, dar uma canjica Que prá ver se alguém me embala ao ronco da cuíca E aquele abraço prá quem fica..."

26 comentários:

Jornalista_desempregado disse...

o duro é que tem gente que nao sabe ler... e ainda desrespeitam o estado de saude alheio em prol da mesquinha linha de raciocínio, a qual torce para que algo caia de onde nao há como.

ate quando leremos comentarios desafiadores (toscos) de quem nao respeita o momento inoportuno de cada um? façamos o favor de olhar cada qual para sua propria mao e admirar que esta, que aponta um dedo a outrem, é a mesma que direciona outros três dedos para si mesmo.

Antes de falar, leiam. E respeitem, principalmente. Se este blog nao quisesse comentar a denuncia recente da politica local, pouco importava tambem. Nao é obrigaçao de seu autor falar sobre tudo, tampouco torna-se conivente a todo assunto que nao abordar, seja por qual razão for.

Uma vez mais digo: guardem seu veneno para quem realmente faz por merece-lo.

Melhoras, professor. E parabens pelo post oportuno e muito bem citado.

Observador de Plantão disse...

Caro Roberto

Em certos momentos, sua inteligência brilhante já sobejamente conhecida, se arvora em se superar e nos presenteia com esse comentário absolutamente relevante, referente à triste e por que não dizer, vergonhosa situação política que vivemos DE NOVO !!!
Parece mesmo que nossa cidade sofre da síndrome da "praga de madrinha " ou seja está sempre levando a pior.
Mais uma vez,entre assustados e envergonhados, vemos o nome deste município exposto em toda mídia ligado à escandalos, tendo sempre como protagonistas, nossos governantes.
O que devemos nós, cidadãos campistas, fazer ou pensar?
Acredito que já estejamos chegando ao ponto da exaustão.
A credibilidade começa a faltar em nossas espectativas, em nossas esperanças, em nossos planos de futuro e isso é de uma maldade incomensurável, com os que nativos ou não, amam essa terra.
Os eleitores da Prefeita Rosinha devem se sentir enlutados, porque pelo que se viu até agora, a promessa de MUDANÇA foi pra PIOR !!!

Anônimo disse...

Me sinto envergonhada de morar aqui e com meu voto ter ajudado a eleger esses políticos!

Caolho Federal disse...

O coro dos descontentes é muito grande mesmo. Tão grande que se mobilizam uns com os outros para ocuparem todos os espaços da mídia eletrônica, virtual, falada e escrita. Tentam de todas as formas montar os fatos e a notícia direcionada a atacar e desmoralizar de forma leviana quem nada tem a ver com a compra de votos.

Montaram uma farsa com essa mulher, que levou um calote desses bandidos e resolveram dar uma "ajudinha" a ela em troca ela teria que distorcer os fatos. As testemunhas...hummm...$$$$$$
Dizem nos meios jurídicos que a prova testemunhal é a prostituta das provas- http://oglobo.globo.com/blogs/juridiques/post.asp?t=a-prostituta-das-provas&cod_Post=98278&a=324

Anônimo disse...

Postei várias vezes aqui falando sempre que nas eleições seria nossa única oportunidade de dar um basta a tudo isso, ou pelo menos, colocar para fora aqueles que já tiveram a chance e nada fizeram.
Alguém acreditava realmente que esse grupo que está aí poderia gerar algum tipo de mudança?
O povo merece o governo que tem!
Eles estão juntos, todos, no mesmo saco,são farinha do mesmo saco.
O outro ainda fica questionando o por que da polícia federal atuar tão rápido e por ser um local de poucos votos, etc.
De Calil em Calil a urna enche de voto.

Botelho Pinto disse...

É de todo deprorável se comprovado realmente a compra de votos, coisas que a muito já sabemos que acontece na nossa cidade. Porém é duro ouvir este tal de Marcos Bacelar querer tirar proveito da situação, como se a alta votação dele não fosse fruto da mesma situação ou ele realmente acha que o povo é de todo burro. Nós campista estamos vivendo em uma cidade onde o poder do dinheiro fala mais alto, em uma cidade que querem cada vez mais miseráveis para que comam em suas mãos podres. Na realidade são os tortos falando do aleijados.

Anônimo disse...

Não tenho vergonha do ocorrido, pois isso acontece em todos lugares do Brasil, candidato em Campos que não comprou voto.. foi por falta de dinheiro ou pão durismo(ou algum fato raro de honestidade).
Alguns podem não dar 50 reais, mas dão cimento, tijolos, dentadura.. isso também não seria comprar voto? E se não der, não é eleito.
O Professor Roberto Moraes, homem que considero honesto, quando candidato a Deputado bancou alguns churrascos por exemplo para estudantes, várias caixas de cerveja na conta, isso não dá no mesmo?
E as promessas de emprego, não é também comprar votos? Mas isso não quer dizer que a pessoa não seja um político correto, é só a forma de fazer política no Brasil e isso vem de muito tempo, o mal é que há políticos que querem ganhar a eleição fazendo apenas isso(pessoal de Rio Preto sabe do que estou falando), que não se dá nem o trabalho de fazer campanha, que sai na rua apenas na última semana, achando que pode comprar os 6mil votos necessários.
O próprio Lula(ou FHC, já que o projeto é do governo dele) ao fazer o bolsa família, não está comprando votos? Na última eleição uma frase dita era "Se fulano ganhar, o bolsa família vai acabar.". Não dá no mesmo?

Anônimo disse...

Muito mais explicito foi o "mensalão". Delúbio também teve que se virar(está de volta), o corrupto cassado do Zé Dirceu está novamente coordenando com ajuda do Silvio Pereira e a conclusão do processo só em 2011. Se com tantas pessoas próximas o presidente Lula disse que nada sabia, porque a prefeita Rosinha teria que está ciente dessas armações?

Eloah. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Vergonha?
Vergonha é saber que Campos tem uma Prefeita que é marionete do marido...vergonha é se ela depois de tudo continuar no cargo.
Ela apenhas ocupa o cargo, pq quem manda e desmanda é o marido.
Eu estou orgulhoso da operação da PF. Parabéns.

Anônimo disse...

é ridículo a forma com vcs opositores de qlq um q não sejam vcs, fazem, esse rapaz está sendo acusado de compra de votos sim, mas temos que ver se isso tinha a participação da coordenação de campanha da rosinha ou mesma dela. todos nós sabemos que em uma campanha muitas são aquelas pessoas que se juntam a nós seja por terem a mesma posição política-ideológca, ou por estar insatisfeito com a atual administração, ou ainda por que não teve "oportunidade" no grupo que estava e acredita que neste terá. Diante disso muitos seguem a orientação dos candidatos, e pelo que sei o da Rosinha foi andar e pedi votos para uma Campos melhor, pois todos sabem que ela foi impecável, caminhou todos os bairros e distritos dessa cidade, conversou com o povo, foi incansável durante a corrida eleitoral. Agora outros não seguem exemplo da prefeita e por interesses outros fazem qlq coisa para saírem de suas bases com boa votação para seucandidato, depois veste pele de cordeiro e engana todo mundo e consegue uma boa função por isso.
Não me venha vcs com esse discurso moralista dizendo que na política não é bem assim, pois foi o própio PT que demonstrou isso nas alianças que fez para chegar ao poder, e outras para se manter.
ora o Lula não sabia do mensalão que seu pessoal fez então não poderia ser punido, a bem da verdade isso é crime. fazer aliança com Sarney e com Renan Calheiros, PODE, "pois temos que gahar a eleição pelo bem do país", mesmo sabendo que os interesses destes dois nada tinha a ver com os do PT a época, mas fez a O interessante que quando serve aos seus interesses tudo pode, mas quando os outros fazem não pode está errado, isso só me faz imaginar que a bíblia veio faltando a perte em que vcs ditos "intelectuais" são os donos da verdade.

Anônimo disse...

Caro anonimo das 11:23 da ate para te desculpar por algumas observações , mais querer acreditar que Calil um ex pobre iria tirar dinheiro do proprio bolso para comprar votos para Rosinha é dificil de acreditar. Caro anonimo todo mundo sabe da força que o maozinha e outros graudos deram para Rosinha , sera que Calil tinha cacife para receber esta força diretamente dos poderosos em suas mãos ? responda anonimo.

Roberto Moraes disse...

A(o) comentarista anônima(o) das 08:40:

Não tente defender os seus jogando todos na vala comum, dizendo que não tem jeito mesmo, que não há solução fora deste modelo. Nunca prometi emprego a ninguém.

Quando candidato participei sim e contribui para reuniões em que levava as minhas propostas. Tudo muito diferente do que está sendo apurado.

Antes da internet, não havia outra forma capaz de se fazer ouvido para tentar convencer as pessoas sem a realização de reuniões. Os candidatos ricos ainda faziam comícios.

Se você tivesse em alguma das reuniões que participei e com satisfação, saberia que nelas não haviam pessoas leiloando seus votos. Eram pessoas dispostas a debater e serem convencidas.

O debate é salutar, mas os argumentos não podem ser, repito, o de tentar jogar todos na vala comum.

Sds,

Sérgio Provisano disse...

Caro Professor

Antes de mais nada, melhoras para o senhor e seus familiares.

O Caolho Federal diz que a testemunha é a prostituta das provas. Em tese é isso aí, só que no caso de Vila Nova, essa testemunha, a senhora Núbia, além do seu testemunho, reuniu provas e teve seu testemunho corroborado por outros testemunhos e documentos como cheques, extratos de cartão de crédito, gravações de ameaças à sua integridade física, tanto via mensagens de texto, quanto gravações das ameaças, boletim de ocorrência, etc.

Tanto são fortes as provas, que a Polícia Federal realizou uma operação denominada Cinquentinha, e efetuou prisões embasadas nessas provas que se revelam sólidas, até prova em contrário Caolho Federal.

Não é um coro de descontentes, como você infantilmente tenta caracterizar, ao contrário, são cidadãos indignados com esse ato, fazendo parte desse grupo, inclusive a própria prefeita Rosinha que, embora tardiamente, exonerou o subsecretário acusado e preso sob a acusação de captação irregular de sufrágio, a popular compra de votos.

Seria muita inocência da parte o Promotor Dr. Vitor Queirós, do Delegado da Polícia Federal Dr. Paulo Cassiano Jr, cairem numa "farsa" montada por uma pessoa simples, a dona Núbia que, para refrescar sua memória Caolho, trabalhou na campanha da prefeita eleita, juntamente com o sr. Thiago Calil que usou os cheques e o cartão de crédito dela, comprando material de construção para aliciar eleitores.

Você pode ser Caolho mas não é cego e deve estar estar acompanhando o noticiário à esse respeito. A entrevista dada pelo Delegado Cassiano Jr, não deixa nenhuma dúvida quanto ao ilícito cometido e, a medida que as investigações avançarem, muito mais coisas surgirão.

Indio Goytacá disse...

À quem interessar possa, no dia das eleições de segundo turno, era voz corrente na Faculdade de Direito onde voto, saber-se que o Sr Garotinho e assessores, ocupavam um sobrado localizado no Pq Eldorado onde os eleitores faziam fila para terem uma
" conversinha " pessoal com o ex governador e atual "mandante" da nossa prefeitura.
Portanto, esse assunto já vem de longe e está estourando agora.

Vale lembrar, que o atual Delegado do PF, recentemente empossado vindo de Brasília, é filho de Paulo Cassiano, pessoa bastante connhecedora dos trâmites políticos desta planície, de longa data.

Aguardem porque vem mais coisa por aí !!!

xacal disse...

o pior cego é o caolho que não quer ver...

Anônimo disse...

caro prof. roberto, toda esta sujeira só confirma uma coisa, nas eleições de 2008 votaram: 200.000 $ATISFEITO$$$$$ e 28.000 CONSCIENTE NA MUDANÇA PARABÉNS PROF. ODETE.

Eloah. disse...

Faço minhas as palavras dos comentaristas das 11:49pm e 11:52pm.
E reforçando: a você Roberto e família, melhoras!!
E muita coragem, pois pra ler e postar "certos comentários" tão maudosos e sem fundamentos ao teu respeito (ex.:8:40am), realmente, é preciso ter coragem.
DEUS o abençoe.

Anônimo disse...

Roberto, é lamentável a sina da nossa cidade! Temos que viver com o revezamento de quadrilhas no poder! O pior, é que se transformou numa prática, no mínimo aceitável para uma parte da população. A compra de votos, de favores, de vales, de seguros, um verdadeiro toma lá dá cá, como se política fosse isso! São situações consideradas corriqueiras... Não se pode deixar de pensar que a corrupção é uma via de mão dupla. Só existe corrupto, porque existe corrompido, gente que aceita essa postura e faz parte desse grupo que aceita vender o voto. Abaixo a hipocrisia, dos que atiram pedra enquanto aceitam dinheiro pela venda de favores!

Anônimo disse...

O fato realmente é lamentável. Essa prática abominável de compra de votos deve ser combatida com rigor, tanto pra quem compra, quanto pra quem vende.
Hoje em Campos o candidato não precisa sair a compra de votos, já existem verdadeiras organizações criminosas que procuram os candidatos para venda de quantidades pré fixadas de votos, por um determinado valor, ou seja, a famosa venda de votos (título de eleitor).
O fato que nos chama a atenção é que a Dona Núbia, participou do fato, fornecendo cartões de crédito e cheques. Ela seria em tese participante ativa da compra dos votos, pois segundo seus depoimentos, tinha conhecimento da finalidade dos cheques e cartões fornecidos ao Senhor Thiago. E porque não está presa?
Se o Delegado não concluiu as investigações e não há prova da participação da Prefeita e do Ex-vereador, qual o objetivo da coletiva, das prisões, se o inquérito não é conclusivo?
Alguém sabe informar se o resultado dos votos da Prefeita e do Ex-vereador é distoante dos demais distritos da 100ª Zona Eleitoral? Para que se saiba realmente que o “esquema” funcionou a benefício dos então candidatos a Prefeita e Vereador.
Segundo Dona Núbia, ela levou um “tombo” do Senhor Thiago, e não recebeu sua grana, o que enfatiza que o dinheiro que teria irrigado o esquema foi fornecido por ela, mediante a utilização de seus cartões e cheques e se a Prefeita e o Vereador tivessem fornecido o dinheiro, esse episódio jamais viria à tona, fato que definitivamente comprova a não participação da Prefeita e do Vereador nesse esquema, que ao nosso ver é um fato isolado e ao qual deve ser dado o tratamento jurídico de acordo com nosso ordenamento.
O Brasil tem vários Delegados de Blog, Juízes de Blog, Promotores de Blog, não que não possam ser, mas é bom ter equilíbrio necessário para não pré julgarmos ninguém.
Com a palavra justiça!!!!

Anônimo disse...

Roberto,

Sua afirmação "É ridícula a alegação da inexpressividade da votação no distrito como fator de descrédito da denúncia, que volto a dizer, praticamente não foi combatida de compra de votos. É como se o roubo só pudesse ser assim tipificado pela quantidade e não pelo ato." procede.
Entretanto não é esse o enfoque maior.
O fato em questão é: porque haveria compra de votos numa eleição numa localidade onde a quantidade de votos não mudaria em
nada o resultado das eleições ?!
Se ninguem pode responder a essa pergunta, obviamente a resposta é somente uma !...
Tudo é armação OU estão faltando fatos e dados na ocorrencia da PF ou ainda a prefeita eleita gosta de ser acusada de graça !!!
Aguardo uma resposta lógica !

Anônimo disse...

É lógico, que a compra de votos, não não foi só nessa localidade suponho, mas mesmo que fosse, o crime é o mesmo, se você mata alguém com um tiro, em vez de 5 tiros, seu crime não é menos grave por isso!
ACORDA CAMPISTAS

Anônimo disse...

É TA DIFICIL VIVER NESSA CIDADE QUE NASCI E AMO; TEM ENCARREGADO DIZENDO QUE LEVA PACIENTE NO PRÓPRIO CARRO PQ NAUM TEM AMBULANCIA,PEDINDO ATÉ DOAÇÃO DE REMÉDIO PARA FARMACIA DO POSTO É INACREDITAVEL,MAS É A REALIDADE QUE VIVEMOS HOJE...
QUE TRISTEZA!!!!

Anônimo disse...

é ridículo a forma com vcs opositores de qlq um q não sejam vcs, fazem, esse rapaz está sendo acusado de compra de votos sim, mas temos que ver se isso tinha a participação da coordenação de campanha da rosinha ou mesma dela. todos nós sabemos que em uma campanha muitas são aquelas pessoas que se juntam a nós seja por terem a mesma posição política-ideológca, ou por estar insatisfeito com a atual administração, ou ainda por que não teve "oportunidade" no grupo que estava e acredita que neste terá. Diante disso muitos seguem a orientação dos candidatos, e pelo que sei o da Rosinha foi andar e pedi votos para uma Campos melhor, pois todos sabem que ela foi impecável, caminhou todos os bairros e distritos dessa cidade, conversou com o povo, foi incansável durante a corrida eleitoral. Agora outros não seguem exemplo da prefeita e por interesses outros fazem qlq coisa para saírem de suas bases com boa votação para seu candidato, depois veste pele de cordeiro e engana todo mundo e consegue uma boa função por isso.
Não me venha vcs com esse discurso moralista dizendo que na política não é bem assim, pois foi o própio PT que demonstrou isso nas alianças que fez para chegar ao poder, e outras para se manter.
ora o Lula não sabia do mensalão que seu pessoal fez então não poderia ser punido, a bem da verdade isso é crime. fazer aliança com Sarney e com Renan Calheiros, PODE, "pois temos que ganhar a eleição pelo bem do país", mesmo sabendo que os interesses destes dois nada tinha a ver com os do PT a época, mas fez a O interessante que quando serve aos seus interesses tudo pode, mas quando os outros fazem não pode está errado, isso só me faz imaginar que a bíblia veio faltando a parte em que vcs ditos "intelectuais" são os donos da verdade.

Anônimo disse...

Anônimo das 08:40 :

Estás totalmente enganado.
A perícia de um crime de apenas 1 tiro é 100% diferente da de mais de 1 tiro. Tudo vai depender da balística, local da entrada do projétil, distância do objeto, condições do local do crime, calibre e condições da arma, motivo do delito(se auto-defesa, assalto, ameaça) etc..
Um crime pode sim ser considerado menos grave pelo nº de disparos efetuados.
Outra coisa: a justiça trabalha com provas e não com suposições.
Todos os comentários desta matéria são baseados em opiniões particulares de simpatia ou não pelos envolvidos, sem qualquer critério racional e lógico. Partindo dessa premissa, é tudo uma questão pessoal. É como se discutíssimos futebol ou religião. Jamais chegaremos a um denominador comum.
Uma enorme perda de tempo. Mas tem uma vantagem. Pelo menos podemos nos expressar escondidos e disfarçados, inclusive nos perguntando e nos respondendo. Nós mesmos.

Anônimo disse...

em posta ao 11:06 o que eu quis dizer é que, em uma campanha qlq um pode se aproximar e fazer isoladamente cometer um grave erro como esse, sendo assim não podemos comprometer toda uma logística de uma campanha vitoriosa nas urnas. com toda certeza que um tiro não deixa de ser crime, mas não podemos condenar um pai se alguém de fora induziu seu filho a dar um tiro em alguém. Se ficar comprovado que Rosinha ou a coordenação de campanha participou ou ao menos tinh conhecimento do fato e nada fez, aí sim vamos tomar atitudes drásticas. Imagine se eu eleitor de Rosinha na campanha de odete declarasse apoio a ela, e sem que ela saiba comprasse voto no interior dando a ela uma excelente votação, vamos penalizá-la por isso?
Vale ressaltar que não houve grande volume de dinheiro no caso do Calil e sim cheque sem fundo e uma pequena qtidade de dinheiro, sendo completamente possível o thiago calil cometê-los.
Não podemos ser prciptados e sair condenando a todos, afinal Rosinha foi eleita pelo sufrágio universal e popular, isso é democracia, não concordar com sua forma de governar faz parte do jogo democrático, agora tentar desestabilizar o governo, só quem perde é a população pois os salários dos DAS continuarão sendo pagos em dia e vida administrativa continuará seguindo. Vamos esquecer a eleição e vamos pensar em campos, pois enquanto perdem tempo discutindo matérias já passadas nosso povo sofre, a violência cresce, vamos propor saídas, soluções, vamos buscar um caminho que nos leve a uma melhor qualidade de vida. existyem vários conselhos onde governo e sociedade tem mesmo espaço para debater o futuro de nossa cidade, não fiquemos mais escondidos atrás de nossos computadores achando que estamos colaborando tudo que podemos, pois fora dele existe um povo que precisa de nós....